Análise de Investimento Excel

Objetivo: Demonstrar uma planilha de análise de investimento utilizando fórmulas  VP, VPL, TIR, e a função criada em outro post para consultar o payback. O resultado é uma análise do melhor investimento e do tempo de retorno de investimento.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



“A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

  1. O que vai se pagar?
  2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
  3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?”

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analiseinvestimentos.htm

Os métodos utilizados nesta planilha para análise do investimento são:

  • Payback descontado: é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
  • Valor Presente Líquido: leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
  • TIR (Taxa interna de retorno): é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Na parte superior da planilha digite os valores investidos por mês, conforme a saída dos investimentos.

Na parte de posterior da planilha digite as receitas e despesas operacionais projetadas ao longo dos meses, conforme a realização.

Abaixo da planilha existem os resultados mês a mês conforme abaixo:

  • Fluxo líquido: Diferença entre a soma dos investimentos e despesas e as receitas.
  • Fluxo de caixa descontado: Retorna o valor presente de um investimento. O valor presente é o valor total correspondente ao valor atual de uma série de pagamentos futuros. Por exemplo, quando você pede dinheiro emprestado, o valor do empréstimo é o valor presente para quem empresta. (http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/vp-HP005209225.aspx)
  • Fluxo de caixa descontado acumulado: é a soma do fluxo de caixa descontado.

Na última parte da planilha há a configuração e um resumo da análise do investimento.

Análise conforme o campo:

  • VPL: valor presente líquido, é o resultado final do investimento e do retorno do investimento.
  • TIR: é a taxa interna de retorno, é a taxa de retorno sobre o investimento, no caso 4,57% de retorno no período.
  • Payback descontado: é o período de tempo de retorno do investimento, ou seja, o tempo que o investimento demora para se pagar acima da taxa mínima de retorno de investimento. Este valor tem que ser acima de 0%, caso contrário está rendendo menos do que a taxa mínima de retorno de investimento.
  • Capital requerido: é o total de capital investido.
  • Taxa mínima de retorno de investimento: é a taxa mínima de retorno do investimento, ou seja, a taxa de retorno que teria em outro investimento.
  • Alíquota Simples: é a taxa de impostos único do Simples, calculada sobre a receita.

GUT PPT

Abraço

Marcos Rieper

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Quer aprender Excel Avançado ou Excel VBA? Conheça os nossos cursos, os melhores do mercado a preços baixíssimos e garantia de aprendizado. Cursos Guia do Excel.

excel vba

SISTEMA DE GESTÃO CONTA AZUL

O Excel é uma plataforma de trabalho muito aberta para servir ao gerenciamento de dados de uma empresa, dado a complexidade e a integração entre as diversas áreas que a compõe. Mas é a melhor para analisar suas informações.

Com a intenção de atender as micro e pequenas empresas a Conta Azul criou um software de gestão aonde você tudo o que você precisa para gerir a sua empresa: Estoque, Vendas, Financeiro e ainda emite Nota Fiscal Eletrônica, tudo isso em um sistema simples de trabalhar, que você acessa pela internet, não há a necessidade de comprar servidores e preocupar-se com backup e atendimento através de 0800.

O preço da ferramenta também chama a atenção, sendo um preço mais do que justo para se ter o controle dos dados e a geração de informações para a análise do seu negócio.

ContaAzul é um software de gestão financeira e fiscal para micro e pequenas empresas. Ele funciona 100% em plataforma web, não necessitando nenhuma instalação ou atualização. Você pode acessar de qualquer lugar e não tem necessidade de comprar nova licença caso troque de computador.

  O Guia do Excel recomenda o Conta Azul no gerenciamento de sua empresa.
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Análise de Investimento Excel

1 Comentário

Deixe o seu comentário


 
%d blogueiros gostam disto: