DESLOC Excel – Aprenda de uma vez por todas

2

DESLOC Excel – Aprenda de uma vez por todas

Neste artigo você aprenderá a utilizar a função Desloc no Excel de uma vez por todas.

Buscamos de forma muito didática demonstrar o conceito desta função e alguns exemplos de situações nas quais você poderá utilizá-la, como na criação de listas com tamanhos dinâmicos, gráficos auto-ajustáveis e para criar visões parciais de uma base de dados e apresentá-la em uma tabela e um gráfico.

DESLOC Excel – Conceito

A função Desloc é uma função de referência no Excel, que permite que á partir de uma determinada célula, definida na fórmula, o intervalo seja alterado quanto a sua altura, largura, movimentado para a direita, esquerda, para cima ou para baixo. Ela é muito útil no Excel.

desloc-excel-aprendendo-de-uma-vez-por-todas-1

Vamos entender a fórmula:

  • Ref: Endereço da célula baseado no qual a fórmula irá funcionar. Por exemplo a célula U8.
  • Lins: Quantidade de linhas que a fórmula irá deslocar para baixo, digitando números positivos, ou para cima, digitando números negativos. Se mantivermos o 0 que é o padrão, a linha inicial continuará sendo a célula 8.
  • Cols: Número de colunas que a fórmula irá deslocar a referência. Valor positivo referencia as colunas á direita do endereço e negativas as colunas á esquerda. Ou seja, se digitar 1, ela irá referenciar a coluna V, se digitar -2, a coluna S e se digitar 0 a coluna continuará sendo a U.
  • Altura: Aumenta o intervalo em sua altura. Este valor tem que ser no mínimo 1 sempre, porque no mínimo um intervalo tem 1 linha de altura. Quando digitamos um número positivo e maior que 1 a referência aumenta o número de linhas, por exemplo 5, faz com que a referência passe a ser U8:U12, considerando sempre á partir da linha da referência. Se for negativo ele referencia para cima, por exemplo -5 referenciaria o intervalo: U4:U8.
  • Largura: Aumenta a quantidade de colunas no intervalo, altera sua largura. Este valor tem que ser no mínimo 1 sempre, senão incorrerá em erro. Alterando o valor para um número positivo a largura aumentará para a direita e se for um número negativo para a esquerda. Por exemplo: para o valor 5 o intervalo seria alterado para U8:Z8 e para -2 seria T8:U8, lembrando que a própria coluna também é considerada para a largura e altura.

Desloc Excel – Modelo para entender de uma vez por todas

O modelo abaixo conceitual foi criado pelo site Chandoo, e demonstra que alterando os valores na planilha a célula colorida é deslocada demonstrando o intervalo que está sendo referenciado através da função DESLOC do Excel.

desloc-excel-aprendendo-de-uma-vez-por-todas-2

Ao final da planilha digite seu nome e e-mail para se inscrever e receber gratuitamente nossa newsletter e baixar os exemplos das planilhas deste artigo. Após o cadastro é criado um link automaticamente abaixo do formulário para o download.

DESLOC – Listas com tamanho dinâmico no Excel

Uma das formas que mais utilizo no Excel é para fazer com que o a altura de uma referência seja alterada em uma lista, gerando listas com tamanhos variáveis.

Isso permite que por exemplo em uma lista de validação tenhamos um ajuste automático toda vez em que forem inclusos registros ou excluídos da lista.

desloc-excel-aprendendo-de-uma-vez-por-todas-3

Veja neste artigo um outro exemplo: http://guiadoexcel.com.br/lista-de-dados-com-tamanho-dinamico-excel/

DESLOC – Aumentar os registros do gráfico automaticamente

É comum termos gráficos que tem seu tamanho ajustado todo mês pela inclusão de um novo período, ou um gráfico de lojas aonde temos que incluir mais um registro, enfim. Este trabalho não precisa ser manual de arrastar o intervalo para ajustá-lo.

Com o Desloc este intervalo pode ser ajustado também automaticamente.

desloc-excel-aprendendo-de-uma-vez-por-todas-4

No artigo: http://guiadoexcel.com.br/grafico-com-redimensionamento-automatico-excel-2/ você pode ver como fazer isso passo-a-passo ou no vídeo deste artigo que você está lendo.

DESLOC Excel – Dashboards

Uma das funções mais utilizadas em dashboards criados em Excel é a Desloc.

Isso por conta da propriedade dela de permitir que um intervalo de dados seja rapidamente alterado com controles iterativos, permitindo alterar visões de dados, alterar somas, contagens, médias, etc, qualquer indicador que necessite.

desloc-excel-aprendendo-de-uma-vez-por-todas-5

Veja estes dois artigos por exemplo e também no vídeo deste artigo que está lendo como você pode utilizar este recurso em painéis de indicadores.

Dashboard Excel Gráfico com Meta

Votação do impeachment Abril de 2016 – Planilha com votos dos deputados

Inscreva-se para realizar o DOWNLOAD do arquivo deste post e receber novidades do Guia do Excel por e-mail gratuitamente:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Marcos, agradeço mais um conhecimento compartilhado.
    Tenho aprendido muito contigo e desenvolvido meu trabalho em controladoria.
    Há uns 3 meses sugeri a compra desta planilha de Consulta de CNPJ para a Supervisora de contas a pagar e receber da empresa e ajudou muito com o cadastro da empresa.
    Aproveito para perguntar se já está pensando em montar uma planilha de consulta de inscrição estadual, pois creio que venderia bem como a de CNPJ. Se não puder fazer uma que contemple todas as unidades federativas, sugiro fazer primeiro a dos Estados mais importantes como SP, RJ, PR, RS, MG etc e vender individualmente. Depois, quando tiver desenvolvdido os códigos de consulta em cada estado, pode juntar e lançar uma ocmpleta.

    • Olá Alex,

      Muito obrigado pelo seu depoimento sobre a planilha de CNPJ, fico muio feliz que esteja lhes ajudando.

      Sobre a sua ideia pode ser um pouco complicado porque tem que buscar em cada um dos sites, mas vou sugerir para a nossa empresa parceira esta ideia.

      Abraço
      Marcos Rieper

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here