Excel – Planilha de Ponto de Equilíbrio

Neste artigo veja uma Planilha de Ponto de Equilíbrio em Excel e os conceitos sobre o assunto.

O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado. Sebrae

O ponto de equilíbrio ou break even point é, portanto, um importante indicador financeiros das empresas. Sua definição pode orientar a formulação das metas de faturamento da empresa, revelando o faturamento mínimo que ela deve buscar.

Antes de iniciarmos o cálculo do ponto de equilíbrio é importante considerar os conceitos de custos fixos e custos variáveis.

Planilha de Despesas e Custos Fixos

Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

Veja como o custo fixo se comporta ao longo do tempo.

Excel - Planilha de ponto de equilíbrio Despesas fixas

Exemplos:

1. Limpeza e Conservação

2. Aluguéis de Equipamentos e Instalações

3. Salários da Administração

4. Segurança e Vigilância

Sendo assim as variações á produção ou serviço da empresa não influenciam nestas despesas.

Planilha de Despesas e Custos Variáveis

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

Excel - Planilha de ponto de equilíbrio Despesas variáveis

Exemplos:

1. Matérias-Primas

2. Comissões de Vendas

3. Insumos produtivos (Água, Energia)

Receitas do Cálculo de Ponto de Equilíbrio no Excel

É entrada monetária que ocorre em uma entidade (contabilidade) ou patrimônio (economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Wikipedia.

Sendo assim, quanto mais uma empresa vender um bem ou serviço, maior será a sua receita total.

Excel - Planilha de ponto de equilíbrio Receitas

Ponto de Equilíbrio Excel

O ponto de equilíbrio, conforme citado no início do artigo, é a identificação do valor mínimo de receita necessária para cobrir as despesas fixas e variáveis.

Para isso é necessário somar as despesas fixas e variáveis e encontrar o ponto em que as retas do gráfico se encontram.

Excel - Planilha de ponto de equilíbrio

Planilha de Receita de Ponto de Equilíbrio Excel

Agora que já foram repassados os conceitos que são aplicados na planilha vamos á ela:

Nesta parte da planilha são inseridos os seguintes valores:

1. Quantidade: A quantidade de produtos vendidos;

2. Custo unitário variável: O custo de cada unidade vendida;

3. Preço de venda: O preço de venda de cada produto; Veja mais sobre Cálculo de Preço de Venda

4. %Preço s/custo variável: Percentual de receita-custo variável sobre o faturamento de cada produto;

5. Receita: Receita total de cada produto;

6. Custo variável: Custo variável total de cada produto.

Todos estes campos são cálculos simples que você verá na planilha que pode baixar ao final do artigo clicando no botão download.

Perceba que á medida que alterar o custo, a quantidade ou o preço de venda, esta relação da planilha será alterada.

Na segunda e última parte temos os cálculos que são realizados utilizando a base que montamos:

Excel - Planilha de ponto de equilíbrio 3

Temos então os seguintes cálculos:

1. Receita total: Soma das receitas;

2. Despesa fixa total: Valor digitado do total das despesas fixas da empresa;

3. Custo variável total: Soma dos custos variáveis;

4. %Custo variável: Quanto o custo variável equivale da receita;

5. %Margem de contribuição total: Valor restante derivado do cálculo de 1-%Custo variável;

6. Receita equilíbrio: Cálculo Despesa fixa total/%Margem de contribuição total.

No quadro Demonstrativo temos ainda:

7. Receita: Semelhante ao item 6. Receita equilíbrio;

8. Custo fixo total: Semelhante ao item 2. Despesa fixa total;

9. Custo variável total: Cálculo de Receita-Custo fixo total;

10. Resultado: Cálculo de item 7 Receita – 8. Custo fixo total – 9. Custo variável total, este valor tem que ser 0, demonstrando que a receita menos as despesas estarão equilibradas quando ela atingir R$ 532.020,00.

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Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

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