Como criar um gráfico com mapa do Brasil no Excel

Como criar um gráfico com mapa do Brasil no Excel

Objetivo: Disponibilizar um modelo de gráfico em Excel do mapa do Brasil.

Este modelo foi criado e enviado pelo Alexsandro Oliveira dos Santos baseado no artigo http://guiadoexcel.com.br/grafico-mapa-de-resultado-por-regiao-excel.

O Alexsandro teve um grande trabalho adaptando a longitude e latitude a imagem do mapa do Brasil com as devidas divisões das unidades federativas.

Como fazer

Com o gráfico criado basta alterar os valores da coluna U para que o tamanho das representações gráficas serem alteradas.

Para criar a planilha o Alexsandro utilizou um gráfico com imagem de fundo do mapa do Brasil e o sobrepôs com um gráfico de bolhas para que pudesse criar a informação das vendas de cada UF.

Foi também criada uma lista com os estados da federação brasileira e as suas posições no gráfico criado, estes dados não devem ser alterados para que não hajam problemas de posicionamento na tabela.

Para trabalhar com este gráfico sem maiores alterações podem ser alterados apenas os valores que constam na coluna cinza, que farão com que as bolhas sejam criadas sobre cada um dos estados e no tamanho relacionado ao valor informado.

Note que as bolhas criadas neste gráfico são proporcionais em seu tamanho ao percentual total da coluna cinza, logo as bolhas serão sempre dispostas de forma a informar qual a região que obteve o maior valor dentro da sequência estudada.

Há também como criar a forma dos mapas em Excel utilizando gráficos de dispersão e utilizando gráfico de bolha sobre o mesmo. Veja neste artigo:

No artigo http://guiadoexcel.com.br/grafico-de-bolhas-excel há também como criar gráficos de bolhas e entender sobre a sua posição e também sobre o tamanho das bolhas e os seus significados.

Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel