Mala Direta Utilizando uma Lista do Excel e um Documento do Word

21
Mala Direta Utilizando uma Lista do Excel e um Documento do Word

Objetivo: Demonstrar a criação de uma mala direta utilizando um documento do Word e uma lista de informações do Excel. Criado para ajudar ao leitor Lucas Bernardes da Silva.

A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de informações semelhantes a várias pessoas, porém de forma pessoal.

O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independente do número de destinarários ao qual a mesma será remetida.

  • Abaixo os procedimentos:Crie uma lista com as informações que irão no documento:

  • Crie um documento no Word que servirá como padrão para a mala direta, os campos grifados em amarelo, são os locais aonde colocaremos as informações da lista do Excel

  • No Word selecione a guia Correspondências e clique no botão Iniciar Mala Direta -> Cartas

  • Na guia Correspondências clique no botão Selecionar Destinatários -> Usar Lista Existente…

  • Selecione a lista de dados criada no Excel

  • Selecione a guia do arquivo do Excel selecionado

  • Selecione um local do documento e clique no botão na guia Correspondências -> Inserir Campo de Mesclagem e clique no campo necessário no documento

  • Abaixo o documento já com os campos incluídos.

  • Para visualizar como ficará o documento com os campos já inclusos clique na guia Correspondências -> Visualizar Resultados e na guia ao lado passe os documentos

  • Clique na guia Correspondências e no botão Concluir e Mesclar, clique no botão Imprimir Documentos ou Editar Documentos Individualmente. Na primeira opção você poderá imprimir diretamente todos os documentos, e na segunda opção o Word criará todos os documentos já mesclados que poderão ser editados individualmente.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

21 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!

    Marcos,

    Ótimo artigo, à pouco tempo usei esse recurso em um trabalho, realmente é incrível a velocidade que é enviado o e-mail. Eu tinha 360 e-mails para serem enviados, e foi super rápido, com certeza vai ajudar o leitor Lucas.

    Um abraço e parabéns pela boa vontade em ajudar o próximo!

  2. Meu Deus ! Caras vocês são incríveis !
    Um abraço e parabéns pela boa vontade em ajudar o próximo! ²
    Certamente, disso eu já sabia, mas esse certamente é um site que precisa ser divulgado ainda mais e que merece investidores !!!

    Grande abraço !

  3. Boa tarde…
    No caso do ‘arquivo exemplo’ disponibilizado para download:
    Há alguma forma de ‘imprimir direto’ os 54 resultados (páginas) diferentes que podem ser obtidos?

  4. Respondendo:
    Na guia Correspondência > ‘Concluir e Mesclar’ > ‘Imprimir documentos’ > ()Todos > OK

    Parabéns pelo post, nada menor que ‘ótimo’.

  5. parabens !!!! muito bom

    se caso eu precisar que ele puxe de outro dado, com por exemplo:

    ao inves de ele puxar os numero do lado esquerdo planilha eu quiser que ele puxe a1, a2!!! te jeito ???

  6. Marcos,

    Boa Noite !
    Sou nov no grupo e estou achando a publicações muito bom.
    Mas não consegui fazer a mala direta usado o excel.
    Você poderia me ajudar ?
    Acima segue o meus contatos .
    Obrigado.

  7. Consegui fazer porem as datas nao funciona ele puxa somente os numeros do excel, como se fosse geral, ja fiz a inclusão assim \@ “dd/MM/yy”, nao deu certo atualiza e campo etc … ta fd

    se caso eu precisar que ele puxe de outro dado, com por exemplo:
    ao inves de ele puxar os numero do lado esquerdo planilha eu quiser que ele puxe a1, a2!!! te jeito ???

    ALGUEM PODE ME AJUDAR ? OU ME MANDAR UMA ARQUIVO COM ESTA CONFIG?

  8. Amigo, a mala direta funcionou, mas tem um problema: ele usa sempre o mesmo remetente (mesma conta) para enviar os e-mails, mesmo que eu selecione outra conta como sendo a PADRÃO. Como resolver isso?

  9. Marcos, no meu Documento Principal (Word 2007) precisei usar 57 campos de mesclagem (no formato Carta), o que fiz sem problema nenhum. No entanto, ao tentar acrescentar o 58º, não consigo fazê-lo, pois, apesar de esse campo já estar inserido na Base de Dados (Excel 2007), não há forma de que ele apareça no Registro de Campos a serem inseridos. Quando tento inseri-lo no documento principal, o banner “Inserir Campo” não o mostra na relação, apesar de ele constar na Base de Dados. Isto é, o nome do campo não passa da Base de Dados para o Registro de Campos. Já tentei de tudo, até salvar o Documento Principal ou a Base de Dados com outro nome, mas nada deu resultado. Inclusive desconfiei de que pudesse estar no limite da quantidade de colunas, mas li que esse limite está longe, é de 256. Por favor, agradeço a orientação que puderem me dar, pois se não conseguir inserir esse dado (a data) o documento que preciso montar ficará inútil.

Faça umcomentário