Planilha de Cálculo de Horas Extras com Acesso a Banco de Dados Access – VBA

Objetivo: Demonstrar a utilização de uma planilha de cálculo de horas extras com dados consultados a partir de um banco de dados Access (Mudando a conexão e a consulta pode ser para qualquer outro banco).

Criação da automatização por Jardel Novaes.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

Esta planilha foi originalmente criada por mim a algum tempo no artigo http://guiadoexcel.com.br/controle-de-hora-extra-excel-2007, e foi alterado por Jardel Novaes um grande amigo, a quem devo agradecer pela grande colaboração com o site neste artigo e no último artigo http://guiadoexcel.com.br/funcao-case-no-excel-substituicao-aninhamento-de-se, aonde me deu dicas preciosas.

Esta planilha possui várias dicas preciosas que podem ser exploradas para também para outros fins:

  • Possui cálculos de horas observando os dias da semana
  • Trabalha com horas quando o período passa da meia-noite, exemplo 20:00 h ás 00:30 h
  • Realiza cálculo entre valor e horas extras
  • Calcula o total de horas extras respeitando finais de semanas e com base no salário
  • Realiza a consulta automática a partir de um banco de dados, que pode ser alterado para o da sua empresa
  • Utiliza conexão com base de dados que pode ser alterada para outros fins
  • Realiza uma consulta a banco de dados e preenche a planilha com estes dados.

Por estes motivos esta planilha merece ser estudada e acredito que possa ajudar você de alguma forma.

Para utilizar a planilha basta digitar os seguintes dados nos respectivos campos:

Matrícula: 12345

Data Inicial: Qualquer entre 1/6/2011 e 21/6/2011

Data Final: Qualquer entre 1/6/2011 e 21/6/2011

E após configurado clicar no botão “Recarregar”, lembrando que o arquivo do banco de dados Access Ponto.accdb deve estar salvo em C:\.

GUT PPT

Abraço

Marcos Rieper

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

excel vba

SISTEMA DE GESTÃO CONTA AZUL

O Excel é uma plataforma de trabalho muito aberta para servir ao gerenciamento de dados de uma empresa, dado a complexidade e a integração entre as diversas áreas que a compõe. Mas é a melhor para analisar suas informações.

Com a intenção de atender as micro e pequenas empresas a Conta Azul criou um software de gestão aonde você tudo o que você precisa para gerir a sua empresa: Estoque, Vendas, Financeiro e ainda emite Nota Fiscal Eletrônica, tudo isso em um sistema simples de trabalhar, que você acessa pela internet, não há a necessidade de comprar servidores e preocupar-se com backup e atendimento através de 0800.

O preço da ferramenta também chama a atenção, sendo um preço mais do que justo para se ter o controle dos dados e a geração de informações para a análise do seu negócio.

ContaAzul é um software de gestão financeira e fiscal para micro e pequenas empresas. Ele funciona 100% em plataforma web, não necessitando nenhuma instalação ou atualização. Você pode acessar de qualquer lugar e não tem necessidade de comprar nova licença caso troque de computador.

  O Guia do Excel recomenda o Conta Azul no gerenciamento de sua empresa.
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Planilha de Cálculo de Horas Extras com Acesso a Banco de Dados Access – VBA

8 Comentários

  1. Jardel Novaes disse:

    Olá Pessoal, gostaria de lembrar que a planilha desse post visa dar uma visão sobre as horas extras baseada em uma convenção coletiva de trabalho específica e que deve ser adaptada à convenção de quem estiver usando (ex.: qtde de horas em banco, qtde de horas extradas, intrajornada, etc). Válido lembrar também que a planilha não está tratando as questões de DSR. É apenas uma referência de cunho educacional e não tem valor em questões trabalhistas, não deve ser utilizada de forma oficial como controle de horas.

    • Marcos Rieper disse:

      Olá,

      Boa observação Jardel. As planilhas aqui disponibilizadas devem ser todas adaptadas conforme a necessidade a qual será aplicada, não tendo por finalidade esgotar o tema a qual elas tratam, apenas servir como modelo inicial para novos estudos.

      Mais uma vez obrigado pela colaboração neste artigo.

      Abraço

      Marcos Rieper

  2. ROBERTO disse:

    OI
    BOM DIA,
    TENHO UMA MÁQUINA QUE TRABALHA POR R$ 175,73 (CENTO E SETENTA E CINCO REAIS E SETENTA E TRES CENTAVOS) P/ HORA, SENDO QUE SE O O VALOR DA HORA É COBRADO CHEIO QUANDO O TEMPO DA MÁQUINA PASSAR DE 5 (CINCO) MINUTOS DA PRIMEIRA HORA EM DIANTE, OU SEJA, SE O SERVIÇO DA MÁQUINA FOI UTILIZADO POR 1:05 (UMA HORA E CINCO MINUTOS) O VALOR É DE R$ 175,73, PORÉM SE O SERVIÇO DA MÁQUINA FOI UTILIZADO POR 1:06 (UMA HORA E SEIS MINUTOS) O VALOR É DE 351,46 (TREZENTOS E CINQUENTA E UM REAIS E QUARENTA E SEIS CENTAVOS). RESUMINDO HORA OU FRAÇÃO DE HORA É COBRADO VALOR CHEIO, TODA VEZ QUE ESTA FRAÇÃO PASSAR DOS 5 MINUTOS.
    PRECISO DE UMA PLANILHA PARA FAZER MEUS CALCULOS E CONTROLE DE HORAS DA MÁQUINA E DE VALOR A RECEBER. ESTA PLANILHA DEVE CONTER:

    HORA INICIO HORA TERMINO TOTAL DE HORAS V. A RECEBER

    PODE ME AJUDAR?
    GRATO, ROBERTO

  3. Antonio Lima disse:

    Caro Marcos,
    Tenho uma planilha em Excel para o controle diário de produção de uma máquina. Nela eu preciso controlar os horários de início e final de cada serviço e depois transportar os dados para um outro quadro resumindo a produção total de cada dia, num período de 30 dias.
    A planilha que contém os dados é constituída, entre outros campos dessa forma: A=data; B=dia da semana; C=início; D=final; E=Total (em horas). Na mesma data eu tenho vários lançamentos e preciso transportar de forma automática, a somatória de horas de todos os lançamentos do dia, para um outro gráfico que resume essas informações. Nesse outro gráfico eu tenho as colunas: A=data B=dia da semana C=produção do dia.

    EXEMP. PLANILHA DE DADOS:
    A B C D E
    1/4 sexta 14:00 22:00 =08:00
    1/4 sexta 22:00 24:00 =02:00
    2/4 sábado 08:00 12:00 =04:00
    2/4 sábado 12:30 18:00 =05:30
    - daí o que eu preciso, é levar as somas de cada uma dessas datas, para um outro quadro:

    EXEMP. QUADRO RESUMO:
    A B C
    1/4 sexta =10:00
    2/4 sábado =09:30

    Peço se possível, me ajudar com uma fórmula para realização dos cálculos. Já tentei algumas como BDSOMA, por exemplo, mais não funcionou.
    Fico muito grato se souber como ajudar.

    Abçs,

    Antonio Lima

  4. Baixei a planilha, mas ela não contempla horas noturnas para quem entra na noite de um dia e sai na manhã do dia seguinte.
    Qual a solução?
    Eu até não preciso do cálculo de valores, mas preciso informar as
    horas extras, horas negativas (controle do banco de horas) e adicional noturno (horas de 52:30 minutos)
    Podem ajudar?

  5. Marcos, mas nessa tabela que vc mencionou não contemplan as horas noturnas.
    No exemplo do dia 01.05.2013, o cara entra 8:00 sai 12:15, volta 13:30 e sai às 5:00 (do dia seguinte obviamente). Quer dizer, ele trabalha a noite toda mas a HN (das 22:00hrs àa 5:00hrs está zerada.
    E nos dias em que não trabalha as 8 horas também não há desconto ou compensação de horas.
    Quanto me custa uma planilha dessas para eu utilizar, desde que essas falhas sejam corrigidas?

Deixe o seu comentário


 
%d blogueiros gostam disto: