Planilha de controle de férias Excel

Objetivo: Apresentar uma planilha de controle de período aquisitivo de férias em Excel.

Planilha de controle de férias

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, o empregador que não conceder as férias para o empregado ou que o fizer fora do período concessivo, é obrigado a pagar o valor equivalente em dobro, conforme o disposto nos artigos 134 e 137, podendo ainda sofrer sanções administrativas impostas pelo Ministério do Trabalho quando da fiscalização.

Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

Art. 137. Sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o artigo 134, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração.” Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/ferias_em_dobro.htm

Sendo assim como forma de evitar que passe o prazo máximo de gozo de férias por parte do empregado é necessário que seja feito um controle utilizando para tal o que trata a legislação.

Esta planilha realiza o controle das férias vencidas e não vencidas e informa ainda se o gozo das férias está “Não vencidas”, “Dentro do período” ou “Férias em dobro”, que é quando passa o limite que o empregador tem para dar as férias e neste caso o empregado tem direito a férias remuneradas em dobro e obrigatoriamente deve sair de férias no dia seguinte.

Planilha de controle de férias 2

No artigo do Guia Trabalhista http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/ferias_em_dobro.htm, tem uma matéria bastante rica explicando os por menores de como o empregador deve tratar as férias do empregado conforme a CLT.

GUT PPT

Abraço

Marcos Rieper

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Planilha de controle de férias Excel

2 Comentários

  1. João Paulo disse:

    Olá Marcos, tudo bem?

    Muito bom seu artigo.
    Vou criar uma planilha de controle de ferias similar ainda hoje, pois estamos precisando aqui na empresa.

    Inclusive, vou fazer um curso na Impacta (http://www.impacta.com.br/curso/Excel-2010-Modulo-II.php) pago pela empresa. Sabe se é bom? O pessoal comenta muito…

    Abs

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite João Paulo,

      Agora no início de Setembro o Guia do Excel inaugurará um curso de Excel Avançado que será muito bom e com excelente custo/benefício, apenas R$ 59,90, com emissão de NFE para a empresa.

      Caso queira pode fazer o curso conosco.

      Abraço

      Marcos Rieper

Deixe o seu comentário


 
%d blogueiros gostam disto: