Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica – Análise de investimento

4

Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica – Análise de investimento

O estudo de viabilidade econômica ou análise de investimento, é uma das principais tarefas que devem ser realizadas antes de iniciar um negócio.

É através desta análise que conseguimos mensurar o investimento necessário, se o retorno sobre o investimento é maior do que se realizar outros investimentos. Qual o valor investido trazido ao valor presente?

Todas estas respostas são dadas através da planilha de estudo de viabilidade econômica gratuita disponibilizada neste artigo.

Neste artigo você poderá realizar o download de uma planilha de análise de investimento que lhe permitirá analisar o investimento no projeto e também o fluxo de caixa e o fluxo de caixa descontado. Respondendo questões como, quanto eu preciso ter para investir em cada mês?

A planilha utiliza fórmulas como VP, VPL, TIR, e uma função própria criada em VBA para o cálculo do Payback, ou seja, em quanto tempo eu tenho o retorno do investimento?

Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica 1

“A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Estudo de Viabilidade Econômica – Análise de investimento

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

  1. O que vai se pagar?
  2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
  3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analiseinvestimentos.htm

Os métodos utilizados na planilha de estudo de viabilidade econômica foram:

  • Payback descontado: é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
  • Valor Presente Líquido: leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
  • TIR (Taxa interna de retorno): é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Lançamento das informações na planilha de análise

Na parte superior da planilha digite os valores investidos por mês, conforme a saída dos investimentos.

Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica 2

Na parte de inferior da planilha temos as receitas e despesas operacionais, ou seja, quando o negócio já estará funcionando.

Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica 3

Abaixo da planilha existem os resultados mês a mês conforme abaixo:

  • Fluxo líquido: Diferença entre a soma dos investimentos e despesas e as receitas.
  • Fluxo de caixa descontado: Retorna o valor presente de um investimento. O valor presente é o valor total correspondente ao valor atual de uma série de pagamentos futuros. Por exemplo, quando você pede dinheiro emprestado, o valor do empréstimo é o valor presente para quem empresta. (http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/vp-HP005209225.aspx)
  • Fluxo de caixa descontado acumulado: é a soma do fluxo de caixa descontado.

Indicadores de viabiliade e retorno de investimento

Na última parte da planilha há a configuração e um resumo da análise do investimento.

Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica 4
Neste resumo temos várias informações que são pertinentes para analisar os custos do projeto, o fluxo de caixa requerido, o fluxo de caixa líquido ao longo do período, resultado da operação, desconsiderando o custo do investimento no projeto, taxa de retorno do investimento e também em quanto tempo o investimento começará a dar retorno, ou seja, o payback.

Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica 5

  • VPL: valor presente líquido, é o resultado final do investimento e do retorno do investimento.
  • TIR: é a taxa interna de retorno, é a taxa de retorno sobre o investimento, no caso 10,35% de retorno no período.
  • Payback descontado: é o período de tempo de retorno do investimento, ou seja, o tempo que o investimento demora para se pagar acima da taxa mínima de retorno de investimento. Este valor tem que ser acima de 0%, caso contrário está rendendo menos do que a taxa mínima de retorno de investimento.
  • Capital requerido: é o total de capital investido.
  • Taxa mínima de retorno de investimento: é a taxa mínima de retorno do investimento, ou seja, a taxa de retorno que teria em outro investimento.
  • Alíquota Simples: é a taxa de impostos único do Simples, calculada sobre a receita.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here