Planilha de fluxo de caixa simples Excel

1

Planilha de fluxo de caixa simples Excel

Neste artigo você irá encontrar um exemplo de planilha de fluxo de caixa simples e gratuito criado no Excel.

Nesta planilha de fluxo de caixa com código aberto, além da regra de negócio aplicada na criação da planilha você terá também exemplos de criação de gráficos dinâmicos, uso das funções PROCV, Desloc, Formatação condicional e Validação de dados.

Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa.SEBRAE.

Desta forma o fluxo de caixa é imprescindível na gestão financeira da sua empresa, sendo uma ferramenta cujo objetivo é manter e controlar as movimentações de entrada e saída de recursos financeiros e a situação do saldo da sua empresa.

Um bom fluxo de caixa deve ter também a previsão de lançamentos de entrada e saídas futuros, pois assim a empresa pode se precaver de “furos” de caixa, momento no qual a empresa pode ter um saldo negativo, ou seja, ter que recorrer a aportes dos sócios, empréstimos ou deixar de pagar alguma dívida em determinada data.

Por isso, nesta planilha de fluxo de caixa, de uso simples, são controlados os lançamentos financeiros previstos e os lançamentos efetivos, todos categorizados de modo a poder realizar análises para determinar aonde foram realizados os maiores gastos da empresa.

Este modelo de fluxo de caixa é composto de 4 planilhas que serão utilizadas pelo usuário e 1 que é utilizada para cálculos dos indicadores:

  1. Menu: Esta planilha serve como atalho para todas as outras do fluxo de caixa.
  2. Lançamentos de caixa:Planilha para o lançamentos das movimentações de entradas e saídas.
  3. Previsão de caixa: Planilha para o lançamento das movimentações de entrada e saída previstas no caixa.
  4. Indicadores: Relatório com a comparação dos lançamentos de caixa efetivos e previstos.
  5. Configurações: Lista com as categorias das receitas e despesas.
  6. Cálculos: Planilha utilizada para realizar os cálculos necessários para a apresentação dos Indicadores. Esta planilha é automática e não deve ser alterada pelo usuário, mantivemos ela exibida ao usuário a fim apenas de estudo.

Menu

Fluxo de caixa Excel

Clique nos botões para acessar diretamente as planilhas. Para desprotegê-la clique na guia Revisão->Desproteger planilha, não há senha.

Lançamentos de caixa e Previsão de caixa

Lançamentos fluxo de caixa Excel

Nestas planilhas realize o lançamento das movimentações, previstas e realizadas, conforme os campos:

  • Dia: Dia do mês em que foi realizada a movimentação, insira um lançamento para cada documento, por exemplo uma linha para cada boleto pago ou recebimento de parcela.
  • Classificação: Selecione a classificação da conta que está sendo paga ou recebida.
  • Tipo: O tipo é selecionado automaticamente ao mudar a classificação.
  • Descrição: Descreva neste campo o número do documento, nome do cliente, parcela, informações que sejam pertinentes a movimentação e te auxiliem a identificá-la.
  • Valor: Valor movimentado, digite o valor diretamente, sem a necessidade de digitar o valor negativo, a planilha já entende que a despesa será uma saída de valor e a receita uma entrada.
  • Saldo: O saldo é calculado somando o saldo anterior e a entrada ou saída de valores.

Indicadores

Indicadores Fluxo de caixa Excel

Na planilha de indicadores você terá uma visão rápida do saldo inicial do dia, o valor das entradas, o valor das saídas e o saldo previsto para o final do dia.

Além disto terá também gráficos dos valores realizados (Atual), valores previstos e também uma mesclagem dos dados de gráficos de previstos+realizados, demonstrando como ficará o gráfico considerando o que já foi realizado e o que está previsto para ocorrer, unindo os dados das duas planilhas de lançamentos de valores.

Para realizar o download da planilha clique no botão abaixo:

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite, Marcos! Tudo bem?
    Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho e pela sua disponibilidade em ajudar-nos. Agradeço-o, imensamente, pelo o que tenho aprendido no seu site, que é excepcional, e como tem contribuído e otimizado o meu trabalho. Sensacional!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here