Planilha de Ordem de Serviço Excel

Objetivo: Disponibilizar um modelo de planilha Excel de Ordem de Serviço.

Controle de ordem de serviço Excel

Este arquivo Excel tem por finalidade controlar as ordens de serviços emitidas bem como  a sua realização e ainda manter uma base única dos clientes evitando repetições.

Nas planilhas é possível identificar o uso de várias funções interessantes como o uso do ÌNDICE e CORRESP, Menu com hiperlinks e listas com tamanhos dinâmicos.

Entendendo as planilhas:

  • MENU

Faz o acesso as planilhas que compõe o arquivo Excel.

  • Registros: Registro das ordens de serviço.
  • Clientes: Cadastro de clientes.
  • Configurações: Tabelas auxiliares ao registro de ordens de serviço.

Controle de ordem de serviço Excel

  • CONFIGURAÇÃO

O item de configuração possui as três tabelas que auxiliam na criação dos registros de ordens de serviços.

A tabela Situação possui os estados que podem estar os registros, no caso Cancelado, Pendente ou Resolvido.

Na  tabela Atendente estão os atendentes que irão realizar a correção do problema.

Motivo se refere aos tipos de problemas que ocorrem.

Configuração Ordem de Serviço Excel

Estas configurações são importantes para poder criar métricas como a quantidade de pedidos cancelados, quantos serviços fez cada atendente ou qual o motivo, tipo de problema, que mais gerou assistência durante o período.

  • CLIENTES

Nesta tabela estão todos os clientes atendidos, logo, toda vez que houver um novo cliente, primeiro deve ser cadastrado o cliente nesta tabela para depois gerar a ordem de serviço.

Clientes Ordem de serviço Excel

 

Para inserir um novo cliente basta clicar no botão Inserir que um código VBA inserirá um novo registro na tabela permitindo a digitação de um novo cliente.

  • REGISTROS

Esta é a planilha principal do arquivo Excel, aonde você pode digitar os dados das Ordens de Serviços existentes.

Ordem de serviço Excel

Para inserir um novo registro clique no botão Inserir e digite/selecione os dados para o atendimento realizado.

Para fazer o download da planilha clique no botão abaixo.

GUT PPT

Abraço

Marcos Rieper

excel vba

SISTEMA DE GESTÃO CONTA AZUL

O Excel é uma plataforma de trabalho muito aberta para servir ao gerenciamento de dados de uma empresa, dado a complexidade e a integração entre as diversas áreas que a compõe. Mas é a melhor para analisar suas informações.

Com a intenção de atender as micro e pequenas empresas a Conta Azul criou um software de gestão aonde você tudo o que você precisa para gerir a sua empresa: Estoque, Vendas, Financeiro e ainda emite Nota Fiscal Eletrônica, tudo isso em um sistema simples de trabalhar, que você acessa pela internet, não há a necessidade de comprar servidores e preocupar-se com backup e atendimento através de 0800.

O preço da ferramenta também chama a atenção, sendo um preço mais do que justo para se ter o controle dos dados e a geração de informações para a análise do seu negócio.

ContaAzul é um software de gestão financeira e fiscal para micro e pequenas empresas. Ele funciona 100% em plataforma web, não necessitando nenhuma instalação ou atualização. Você pode acessar de qualquer lugar e não tem necessidade de comprar nova licença caso troque de computador.

  O Guia do Excel recomenda o Conta Azul no gerenciamento de sua empresa.
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Planilha de Ordem de Serviço Excel

16 Comentários

  1. Marcos Bonezi disse:

    Como faço para inserir dados nas tabelas situação , atendente e motivo?

  2. Daniel disse:

    Muito boa essa planilha, está de parabéns. Como faço para aparecer a cor na situação, no caso adicionei mais uma. Desde ja obrigado!

  3. Rafael disse:

    Boa noite, fiz o download da planilha, porém quando clico em inserir novo registro não acontece nada. Outra questão, há possibilidade de gerar um contador a cada registro novo, criando também um número de OS?

    Obrigado!

  4. Rafael disse:

    Bom dia! Deixei um recado ontem a noite que apagou. Quando clico em incluir registro nada acontece, qual pode ser o erro? outra coisa, é possível inserir um contador automático gerando também um nº de OS? Muito obrigado!

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Rafael,

      Respondi a sua outra mensagem. Quanto a criação automática de um contador é possível, claro, você pode utilizar uma fórmula Excel ou pode utilizar uma macro para realizar esta alteração na planilha.

      Abraço

      Marcos Rieper

      • Olá Marcos!

        Fiquei curioso e gostaria de saber qual é fórmula que tu usa? E no caso da macro, se tem como automatizá-la a cada nova planilha? Ah, tudo que aprendi foi através de pesquisas, infelizmente nunca consegui fazer um curso, se for algo simples conseguirei graças a tua ajuda. Desde já agradeço!

        • Marcos Rieper disse:

          Boa noite Ulisses,

          O código fonte do arquivo está disponível na própria planilha, no entanto não é tão simples, é necessário entender de lógica de programação e VBA para aplicar em novos projetos.

          Sugiro o nosso curso de VBA, que ensinará o que precisa para este e projetos mais avançados. http://www.cursovba.com.br/
          Abraço

          Marcos Rieper

  5. borel disse:

    Boa Noite Marcos!
    Está de parabéns!
    Obrigado por disponibilizar esta planilha!
    Deus abençoe!

  6. SAMUEL disse:

    Perfeito cara, me salvou aqui na empresa. Parabens pelo trabalho.
    Mas gostaria de uma ajuda com a planilha, não “manjo” muito de excel, precisaria criar uma especie de graficos com a quantidade de ordens geradas, seria possivel?

  7. Rodrigo Porto disse:

    Bom dia Marcos, não estou conseguindo utilizar, baixei, habilitei as macros e vba. quando eu clico em registros, clientes ou configurações na guia menu, aparece a seguinte informação: Esta operação foi cancelada devido às restrições desse computador. Contate o administrador do sistema. O computador é meu e eu sou o adm dele, pode me ajudar?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Rodrigo,

      Isso pode ocorrer geralmente por conta da restrição de segurança de Macros do Excel.

      Clique na guia Desenvolvedor e selecione a opção Segurança de Macro e marque a segunda opção: Desabilitar todas as macros e notificar, assim sempre que for desabilitado um arquivo com macros você será questionado se deseja habilitar ou não.

      Abraço

      Marcos Rieper

  8. João Braga disse:

    Parabéns pela apostila. Tem como imprimir a OS separadamente? Grato!!

Deixe o seu comentário


 
%d blogueiros gostam disto: