Planilha de Ordem de Serviço Excel

25
Controle de ordem de serviço Excel

Objetivo: Disponibilizar um modelo de planilha Excel de Ordem de Serviço.

Controle de ordem de serviço Excel

Este arquivo Excel tem por finalidade controlar as ordens de serviços emitidas bem como  a sua realização e ainda manter uma base única dos clientes evitando repetições.

Nas planilhas é possível identificar o uso de várias funções interessantes como o uso do ÌNDICE e CORRESP, Menu com hiperlinks e listas com tamanhos dinâmicos.

Entendendo as planilhas:

  • MENU

Faz o acesso as planilhas que compõe o arquivo Excel.

  • Registros: Registro das ordens de serviço.
  • Clientes: Cadastro de clientes.
  • Configurações: Tabelas auxiliares ao registro de ordens de serviço.

Controle de ordem de serviço Excel

  • CONFIGURAÇÃO

O item de configuração possui as três tabelas que auxiliam na criação dos registros de ordens de serviços.

A tabela Situação possui os estados que podem estar os registros, no caso Cancelado, Pendente ou Resolvido.

Na  tabela Atendente estão os atendentes que irão realizar a correção do problema.

Motivo se refere aos tipos de problemas que ocorrem.

Configuração Ordem de Serviço Excel

Estas configurações são importantes para poder criar métricas como a quantidade de pedidos cancelados, quantos serviços fez cada atendente ou qual o motivo, tipo de problema, que mais gerou assistência durante o período.

  • CLIENTES

Nesta tabela estão todos os clientes atendidos, logo, toda vez que houver um novo cliente, primeiro deve ser cadastrado o cliente nesta tabela para depois gerar a ordem de serviço.

Clientes Ordem de serviço Excel

 

Para inserir um novo cliente basta clicar no botão Inserir que um código VBA inserirá um novo registro na tabela permitindo a digitação de um novo cliente.

  • REGISTROS

Esta é a planilha principal do arquivo Excel, aonde você pode digitar os dados das Ordens de Serviços existentes.

Ordem de serviço Excel

Para inserir um novo registro clique no botão Inserir e digite/selecione os dados para o atendimento realizado.

Para fazer o download da planilha clique no botão abaixo.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

Treinamentos semanais em Excel

logo_210_90
Receba toda semana artigos sobre Excel e VBA por e-mail!

Importante: Você receberá um e-mail para confirmação!

25 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, fiz o download da planilha, porém quando clico em inserir novo registro não acontece nada. Outra questão, há possibilidade de gerar um contador a cada registro novo, criando também um número de OS?

    Obrigado!

  2. Bom dia! Deixei um recado ontem a noite que apagou. Quando clico em incluir registro nada acontece, qual pode ser o erro? outra coisa, é possível inserir um contador automático gerando também um nº de OS? Muito obrigado!

    • Boa noite Rafael,

      Respondi a sua outra mensagem. Quanto a criação automática de um contador é possível, claro, você pode utilizar uma fórmula Excel ou pode utilizar uma macro para realizar esta alteração na planilha.

      Abraço

      Marcos Rieper

      • Olá Marcos!

        Fiquei curioso e gostaria de saber qual é fórmula que tu usa? E no caso da macro, se tem como automatizá-la a cada nova planilha? Ah, tudo que aprendi foi através de pesquisas, infelizmente nunca consegui fazer um curso, se for algo simples conseguirei graças a tua ajuda. Desde já agradeço!

        • Boa noite Ulisses,

          O código fonte do arquivo está disponível na própria planilha, no entanto não é tão simples, é necessário entender de lógica de programação e VBA para aplicar em novos projetos.

          Sugiro o nosso curso de VBA, que ensinará o que precisa para este e projetos mais avançados. http://www.cursovba.com.br/
          Abraço

          Marcos Rieper

  3. Perfeito cara, me salvou aqui na empresa. Parabens pelo trabalho.
    Mas gostaria de uma ajuda com a planilha, não “manjo” muito de excel, precisaria criar uma especie de graficos com a quantidade de ordens geradas, seria possivel?

  4. Bom dia Marcos, não estou conseguindo utilizar, baixei, habilitei as macros e vba. quando eu clico em registros, clientes ou configurações na guia menu, aparece a seguinte informação: Esta operação foi cancelada devido às restrições desse computador. Contate o administrador do sistema. O computador é meu e eu sou o adm dele, pode me ajudar?

    • Bom dia Rodrigo,

      Isso pode ocorrer geralmente por conta da restrição de segurança de Macros do Excel.

      Clique na guia Desenvolvedor e selecione a opção Segurança de Macro e marque a segunda opção: Desabilitar todas as macros e notificar, assim sempre que for desabilitado um arquivo com macros você será questionado se deseja habilitar ou não.

      Abraço

      Marcos Rieper

  5. Bom dia Marcos, não estou conseguindo utilizar, baixei, habilitei as macros e vba. quando eu clico em registros, clientes ou configurações na guia menu, aparece a seguinte informação: Esta operação foi cancelada devido às restrições desse computador. Contate o administrador do sistema. O computador é meu e eu sou o adm dele, pode me ajudar?

    JA FIZ ESSE PROCEDIMENTO
    Clique na guia Desenvolvedor e selecione a opção Segurança de Macro e marque a segunda opção: Desabilitar todas as macros e notificar, assim sempre que for desabilitado um arquivo com macros você será questionado se deseja habilitar ou não.
    NÃO FUNCIONOU

    • Boa tarde Eliany,

      Obrigado pelo seu contato.

      Clique em Habilitar todas as macros assim que a planilha for aberta. Deve aparecer uma barra amarela no topo da planilha solicitando permissão de uso de macros na planilha.

      Abraço

      Marcos Rieper

  6. Boa dia Marcos, gostaria de um auxílio ou saber se quando baixei veio corrompida a tabela. o meu código na aba de Clientes aparece junto com o nome do Cliente e gostaria de saber se está correto. E se eu clicar neste código abre a ordem ou se pesquiso pelo código.

    Obrigada

Faça umcomentário