Plano de negócios Excel

25
Plano de negócios Excel

Objetivo: Disponibilizar uma planilha de plano de negócios Excel que permita ao empreendedor planejar através desta ferramenta as ações que serão tomadas tendo uma visão ampla do negócio antes de iniciá-lo, permitindo analisar também assim sua viabilidade.

Plano de negócios Excel 1Conforme o site do SEBRAE  plano de negócio é: “Um documento que descreve os objetivos de um negócio e os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.

Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, mediante simulações, em vez de cometê-los no mercado. Fique atento aos itens de um plano de negócios.

O plano de negócios em Excel que está disponível para download ao final desta página abrange os seguintes tópicos que vou explicar rapidamente, preencha sempre de forma sucinta e correta os dados para permitir uma fiel análise do potencial do seu negócio.

SUMÁRIO:

Plano de negócios 2 Excel

  1. Resumo do negócio: O que será o seu negócio. Exemplo: Site de e-commerce do setor de calçados femininos.
  2. Dados dos futuros empresários: Nome e dados como CPF dos futuros empresários.
  3. Setor que a empresa atuará: Ramo da empresa, exemplo: Varejista, e-commerce de calçados femininos.
  4. Forma jurídica: Regime tributário da empresa, exemplo: Ltda, Empreendedor Individual, Simples.
  5. Fonte de recursos: Aonde serão conseguidos os recursos para a empresa. Serão realizados empréstimos ou será utilizado capital próprio.

ANÁLISE DO MERCADO:

Plano de negócios 3 Excel

  1. Visão Geral: Aqui são levantados os dados de aonde será o negócio, o perfil dos clientes, o posicionamento da empresa frente ao mercado e a previsão de evolução do mercado para os anos seguintes.
  2. Ambiente de Atuação: Uma análise dos fatores externos que podem afetar o negócio, como a legislação e a tributação  aplicáveis, o  padrão  e tendências tecnológicas que se aplicam ao negócio e tendências macro-econômicas, como por exemplo o avanço de importações chinesas de calçados.
  3. Segmentação do Mercado: Apresenta quem serão os clientes do negócio, aonde moram, qual o gênero, idade, perfis culturais, estilo de vida.
  4. Consumidores: Dados relevantes sobre o perfil dos clientes, que ajudam a definir a localização do negócio, estrutura, produtos e serviços oferecidos.
  5. Fornecedores: Informações dos principais fornecedores do negócio, auxiliando no relacionamento com os mesmos, verificando dados como volumes de compras, condições de pagamento e de entrega.
  6. Concorrentes: Auxilia na análise dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Para que assim possa copiar o que já existe de bom dos seus concorrentes e se diferenciar oferecendo produtos e serviços mais convenientes ao mercado.

PLANO DE MARKETING:

Plano de negócios 4 Excel

  1. Identificação das Necessidades: Apresenta um estudo das necessidades e produtos e serviços oferecidos.
  2. Estratégia do Produto: Comparação dos produtos oferecidos com o de seus concorrentes.
  3. Estratégia de Promoção: Promoções que permitam uma maior visibilidade dos produtos ou da empresa.
  4. Estratégia de Distribuição: Como serão entregues os produtos.
  5. Estratégia de Preços: Dados de qual o tipo de produtos que serão oferecidos e estratégias de condição  de pagamento, parcelamento e Condições de Crédito.
  6. Estratégia de Comunicação: Como será comunicado ao mercado que a sua empresa existe e os produtos que são oferecidos.
  7. Força de Vendas: Perfil da equipe que realizará as vendas na sua empresa.

PROCESSO OPERACIONAL:

Plano de negócios 5 Excel

  1. Processo Operacional: Dados de armazenamento, volume de produção, capacidade máxima de produção e/ou atendimento.
  2. Lay-out: Como será o desenho da operação da empresa.

ANÁLISE FINANCEIRA:

Plano de negócios 6 Excel

Uma das áreas mais interessantes para o plano de negócios, nesta área são analisados os dados de investimento fixo, faturamento, custo fixo, simulação de financiamentos, demonstrativo de resultados da empresa, indicadores diversos do negócio, prazos e estoque, valor de mão-de-obra, tributos, comissões e custos variáveis e o resultado da empresa ao longo do tempo.

Esta análise impressiona pelo detalhismo com que foi criada, auxiliando muito ao empreendedor na análise da viabilidade econômica do seu negócio.

PARECER DO CONSULTOR:

Plano de negócios 7 Excel

O SEBRAE oferece além de consultoria cursos gratuitos online que podem ser feitas no portal Programa Faça e Aconteça, eu mesmo já fiz o curso de empreendedorismo e além de ser um curso excelente auxilia muito no seu negócio próprio e a pisar com mais segurança no seu novo empreendimento.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

Treinamentos semanais em Excel

logo_210_90
Receba toda semana artigos sobre Excel e VBA por e-mail!

Importante: Você receberá um e-mail para confirmação!

25 COMENTÁRIOS

  1. Não deu certo. Apareceu o seguinte substituindo a plan original:
    Acumulado Operacional #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0!
    – #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0! #DIV/0!
    mês 1 2 3 4 5 6 7

    tem como disponibilizar a senha?

  2. [email protected]

    Ola Marcos, gostaria somente de tirar o logo do Sebrae para usar na minha empresa. Poderia me ajudar? Obrigada

  3. Marcos, boa noite!
    Não estou conseguindo editar a planilha…abre um aviso de segurança…desabilitei tudo que é possível em meu Excel e mesmo assim não consigo.
    Baixei a macro de desbloqueio que você menciona e também nada…

  4. marcos estou comprando uma casa lotérica em funcionamento e preciso fazer plano de negócio para levar entrevista na Sup. Regional, a caixa mandou modelo só que os números não estão bantendo, será que você pode me ajudar e pago caso voce possa fazer a mesma ou apresentar uma sua. meu telefone é 035-988440023, preciso com urgencia

    • Olá Djalma,

      Primeiro, muito obrigado pela confiança em nosso trabalho, fico realmente feliz.

      No entanto este trabalho ele é um pouco extenso e bem detalhado, apesar de eu ter feito alguns, a nossa empresa não efetua este tipo de trabalho.

      Minha forte sugestão é de que você procure o próprio SEBRAE da sua cidade, eles possuem consultores com muita experiência neste tipo de trabalho.

      Outra sugestão, se quiser fazer sozinho, é fazer este curso online do próprio SEBRAE, que é excelente e ensina a criar seu plano do negócio do zero. Veja: https://ead.sebrae.com.br/cursos/iniciando-um-pequeno-e-grande-negocio

      Abraço
      Marcos Rieper

    • Olá Djalma,

      Primeiro, muito obrigado pela confiança em nosso trabalho, fico realmente feliz.

      No entanto este trabalho ele é um pouco extenso e bem detalhado, apesar de eu ter feito alguns, a nossa empresa não efetua este tipo de trabalho.

      Minha forte sugestão é de que você procure o próprio SEBRAE da sua cidade, eles possuem consultores com muita experiência neste tipo de trabalho.

      Outra sugestão, se quiser fazer sozinho, é fazer este curso online do próprio SEBRAE, que é excelente e ensina a criar seu plano do negócio do zero. Veja: https://ead.sebrae.com.br/cursos/iniciando-um-pequeno-e-grande-negocio

      Abraço
      Marcos Rieper

  5. Bom Dia, Qual a senha para desproteger a planilha, baixei ela e quando fui editar o primerio campo (Unidade monetaria) que esta em Euros para Real a foi solicitado a senha.

    Grato

DEIXE UMA RESPOSTA