Estoque mínimo, ponto de ressuprimento, estoque de segurança Excel

60
Estoque mínimo, ponto de ressuprimento, estoque de segurança Excel

Objetivo: Definir estoque mínimo através do ponto de ressuprimento, estoque de segurança e estoque máximo em planilha Excel.

Estoque de ressuprimentoEm uma empresa, um de seus maiores ativos é o Estoque, e neste caso significa dinheiro parado, sem render, sendo assim temos que reduzir o estoque até o seu menor nível possível.

Mas como ter um estoque mínimo sem deixar descoberta a produção da indústria ou os clientes do varejo?

Neste artigo é demonstrado como realizar o cálculo do ponto de ressuprimento, estoque de segurança e estoque máximo.

Em um primeiro momento é necessário definir a quantidade prevista para venda ou produção em cada período, como feito na tabela:

Estoque de ressuprimento excel

O período pode ser hora, dia, semana, mês, conforme definido pela empresa.

Note que ao final é calculado o total e a média das quantidades demandadas em cada período, este valor será utilizado nos nossos cálculos.

Agora para o cálculo do estoque de segurança são necessários três valores:

Veja também  Lista de dados com tamanho dinâmico - Excel
  • Desvio padrão -> realizado a partir da função:

Estoque de ressuprimento excel

Parece complicado, mas é apenas (valor da demanda1  – média) ao quadrado + (valor da demanda2  – média) ao quadrado, no Excel é utilizada a função DESVPAD.A, que faz esta tarefa.

O desvio padrão indica, qual a variação máxima entre os números de uma série, no nosso caso, ele determina que a variação máxima produzida é de 4,82 peças, ou seja, mais ou menos 5.

  • Lead time -> identifica o tempo de reabastecimento, no caso do nosso exemplo 2 períodos, é o tempo entre o pedido e a entrega do produto pelo fornecedor.
  • Período -> quantidade de períodos que utiliza o estoque, no nosso caso 1.

Com estes dados, calculamos no Excel os seguintes indicadores:

  • Estoque de segurança ->é o estoque mínimo para evitar que falte matéria-prima, na produção/venda. É caracterizado pela fórmula:

Estoque de ressuprimento excel 2Temos nesta função o FS que é o fator de segurança definido com base em uma tabela matemática de nível de serviço, no caso escolhemos 95%, que já é o suficiente para mantermos o estoque mínimo e termos uma segurança de que não irá faltar material.

Veja também  Como criar um Histograma no Excel

Estoque de ressuprimento excel 3

O sigma é o símbolo do Desvio padrão que calculamos anteriormente e utilizamos nesta função.

Na sequência o valor obtido é multiplicado pela raiz quadrada do Lead Time dividido pelo Período.

Chegamos então ao valor de 11 que é o estoque mínimo que teremos se seguirmos o ponto de resssuprimento.

  • Ponto de ressuprimento ->é o estoque mínimo do período, aonde temos que obrigatoriamente fazer um novo pedido, para que não ocorra a falta do material/produto. O cálculo do ressuprimento é definido pela função:

Estoque de ressuprimento excel 4Nesta função utilizamos para o cálculo a demanda média multiplicada pelo Lead Time mais o estoque de segurança, chegando assim ao estoque de ressuprimento, o estoque mínimo que dispara o pedido de compra.

  • Estoque máximo ->define o estoque máximo que teremos ao realizarmos o ressuprimento em um primeiro momento, ou seja, é a soma do estoque de segurança e do ponto de ressuprimento.
Veja também  Planilha Excel de controle de manutenção de veículos 2.0

Estoque de ressuprimento excel 5

Com estas funções conseguimos definir os níveis do estoque de um produto ou matéria-prima de modo a reduzir o capital da empresa parado e ainda ter segurança de que não haverá falta do produto.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

60 COMENTÁRIOS

  1. Não consegui entender o significado do periodo. Alguem pode ajudar?

    Período -> quantidade de períodos que utiliza o estoque, no nosso caso 1.

  2. Marcos Rieper, muito obrigado pela explicação!

    Fernando, obrigado também, mas isso já tinha sido escrito, não entendi pois “quantidade de períodos” não esclarece o suficiente. De qualquer forma obrigado pela tentativa.

  3. Prezado Marcos, boa tarde;
    Estou meio confuso em relação ao período, vamos pegar seu exemplo mencionando em MÊS, consumo médio mensal: 125 peças, Lead Time: 1 mês (1 mês para entrega do produto), Período: 2 (ou seja 2 meses, 1 compra a cada 2 meses) e o resultado de estoque máximo e mínimo esta dando o mesmo valor ou seja 131 peças, mas, imagino que daria no mínimo o dobro, será que o cálculo realmente esta correto ou eu não estou entendendo.

    • Boa tarde Pierre,

      Bem estranho estar dando este resultado, pois é muito parecido com o exemplo que foi fornecido, você está utilizando a planilha do próprio artigo? Tem lá no finalzinho no botão Download.

      Qualquer coisa envie por favor no nosso fórum para que possamos identificar melhor a sua dúvida.

      Abraço

      Marcos Rieper

  4. Bom dia Marcos,

    Também tive esse problema com a planilha, exatamente como o Pierre comentou.

    Ademais, tentei entrar no seu fórum e ele não carrega. (Acesso negado – erro 403)

    • Boa noite Andrea,

      O tempo de ressuprimento pode ser 15 dias ou qualquer outro período, ele é o tempo padrão entre os períodos, pode considerar 15 dias.

      Você só tem que preencher quanto foi consumido/vendido do produto dentro de cada período, no caso 15 dias na demanda.

      Abraço

      Marcos Rieper

  5. Olá, Na formula de desvio padrão, você utilizou o desvio padrão da amostra (n-1) e não da população. Tem algum motivo ?

    Eu tenho usado sempre o desv. padrão da população.

    Abs.

    • Boa tarde Wátila,

      Você quer dizer Lead time =identifica o tempo de reabastecimento, no caso do nosso exemplo 2 períodos, é o tempo entre o pedido e a entrega do produto pelo fornecedor.

      PP você quer dizer o período? Neste caso: quantidade de períodos que utiliza o estoque, no nosso caso 1.

      Abraço

      Marcos Rieper

  6. Marcos,
    Não fiz nenhuma alteração. Não estou entendendo a relação do período com o estoque mínimo e máximo. Se optarmos por um período maior é coerente que os estoques sejam maiores. Porém, conforme a fórmula utilizada quanto maior o período menor serão os estoques.
    O que você acha ? Pode me ajudar ?
    Abs

    • Boa noite Alexandre,

      O período nunca se altera, o Lead Time (Prazo de entrega) é o que você deve alterar sempre, ele indica o prazo de reabastecimento, lembrando que os períodos são sempre fixos.

      Abraço

      Marcos Rieper

  7. Primeiro é bom esclarecer o que é o Estoque de Segurança. Há diferenças de interpretações por parte de algumas pessoas. Estoque de segurança é qdte mantida para evitar falta na produção qdo houver aumento na demanda, erro de controle, oferta baixa ou atraso no abastecimento. Assim, o PP da fórmula é o tempo que o Estoque de Segurança suprirá a produção, isto é, qual o período que o estoque de segurança irá manter a produção em linha se não houver abastecimento.

  8. Caro Marcos

    Meu caso considera a reposição de um item baseada no seu tempo para falha ou reparo (MTBF ou MTTF), que são constantes. Estas informações vão ser colocadas na linha “demanda”, pois será uma demanda já prevista, visto que faço o prognóstico de consumo, correto? Neste caso, meu desvio padrão é zero, pois em intervalos teóricos regulares terei o consumo.

    Considerando o desvio padrão zero, a célula do estoque de segurança ficará zero também. Como considerei o lead time “1” e as demandas na linha 2 também “1”, o ponto de ressuprimento e o estoque máximo ficaram 1.

    É isto mesmo? Estou na dúvida se sua plainlha se aplica para este raciocínio.

    Grato, renato

    • Boa noite Renato,

      Sim, Exatamente isso, como as quantidades não alteram você pode notar que o estoque de segurança é 0, porém deve ser sempre atentado o ponto de ressuprimento.

      Abraço

      Marcos Rieper

  9. Olá, Marcos!

    Tudo bem?

    Na planilha de “Estoque mínimo”, utilizei como período, um mês, meu lead time são dois meses.
    Fiz a média de produtos vendidos mensalmente de janeiro a julho. O desvio padrão deu alto, porque existe uma boa variação sazonal. No final, o meu estoque de reserva, deu maior que o estoque médio.
    Não alterei nenhuma fórmula. Será q está correto?

    Agradeço a atenção.

    • Boa noite Juliana,

      Sim, se a sua variação for muito grande pode ocorrer de o estoque de reserva ser maior que o estoque médio, justamente para garantir o ressuprimento.

      Provavelmente há intervalos em que a demanda supera o estoque médio, correto?

      Abraço

      Marcos Rieper

  10. Tudo bom, Marcos?

    Quando coloco o Lead Time 1 e o Período 1 também, ou seja, meu tempo de ressuprimento é de 1 período e o estoque a ser consumido é de 1 período.

    Exemplo:

    Vamos supor que meu período é de 1 semana. Meu leadtime é de 1 (1 semana) e meu período de consumo seria de 1 (1 semana).
    Logo, eu levo uma semana para reabastecer e na outra semana que irei consumir o produto abastecido.

    Porém, se eu coloco período 1 e leadtime 1, o estoque de ressuprimento fica igual ao estoque máximo. Matematicamente falando, faz sentido, mas pela minha interpretação não.

    Estou errado no conceito?

    Abs.

    • Boa noite Átla,

      Como o tempo de reabastecimento é 1, sim, o estoque máximo é igual ao estoque mínimo, na verdade este é também o estoque ideal.

      Desta forma você gastará o mínimo possível para manter o seu estoque e não faltar mercadoria á sua produção ou comércio.

      Abraço

      Marcos Rieper

      • Mas não faz sentido.

        Imagine a seguinte situação:

        Estoque mínimo = 23; Estoque máximo = 82; Ponto de ressuprimento = 82. (Considerando Leadtime e Período = 1)

        Porém, se eu colocar “Lead Time = 2”, meu ponto de ressuprimento cai para 59, ou seja, o cálculo me diz que preciso sempre ter o estoque máximo se eu quiser solicitar uma semana e consumi-la na semana seguinte, assim, se meu Lead Time é de 2 Períodos o estoque máximo é o mesmo mas o ponto de ressuprimento não.

        O cálculo está certo, mas na lógica acho que estamos deixando de entender algo.

        Obrigado pela atenção.

        Abs.

  11. boa noite.. nao entendi de onde foi tirado o nivel de serviço 95% e o fator de serviço 1,6450
    se eu optar por usar 96% em minha tabela da minha empresa terei de usar esse valor relacionado em sua tabela de 1,7510?

    obrigado

  12. Gostaria de saber, e se eu desejar realizar uma demanda diária, semanal ou mensal? Eu aumento o tempo de período de 10 para 12, caso seja anual? Mensal aumento o período de 10 para 30? Se for semanal aumento o período para 44 semanas, se for um ano? E para essas “medidas” como fica o lead time e período… Aguardo Resposta. Grato!

    • Boa noite Diogo,

      Obrigado pelo seu contato.

      Sim, irá depender dos períodos de ressuprimento da sua empresa, se for uma vez por ano 12, uma vez por semana 44.

      O leadtime, varia de acordo com o período. Exemplo, a cada 2 períodos, 2 semanas, 2 meses… é realizado o reabastecimento, então este campo é 2, mas pode ser 1 se for uma vez por semana, uma vez por mês, por exemplo.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraço

      Marcos Rieper

  13. Bom dia Marcos,

    Achei sua planilha bem interessante, mas tenho algumas dúvidas, vou explicar a situação da empresa onde trabalho:
    – é uma importadora de produtos acabados da China, e o tempo que os produtos levam para chegar na empresa desde o pedido são de 3 meses (pedido, produção dos produtos, transporte marítimo até o porto de Santos e o transporte rodoviário até a empresa), então neste cenário o meu lead time seria 3 (3 meses) e o período de 4 (4 vezes ao ano)????

    Aguardo seu retorno.

    Muito Obrigada.

  14. Boa tarde Marcos,
    Não seria possível disponibilizar por aqui a forma como calculou a tabela do nível de serviço de uma forma mais indireta ou indicar uma fonte livre para consulta ?
    Agradeço desde já.

    Jefferson

    • Olá Jefferson,

      O nível de serviço está na tabela junto com o fator. Ela reflete qual o nível de falha aceito pela sua empresa.
      É comum utilizar 95% porque quanto mais alto o seu nível de serviço, maior o seu estoque e por conseguinte o investimento da empresa no estoque.

  15. achei esta fórmula para o cálculo do fator de serviço =INV.NORMP(a porcentagem que neste caso é 95%) , mas coloca o valor de 95% em uma célula e insere na fórmula ex> =INV.NORMP(A1) , a célula a1 com o valor 95%.

    • Olá Gilson,

      Nem sempre, depende muito de quantas vezes você irá reabastecer e de quanto tempo demora para vir a nova carga.

      O ponto de ressuprimento também é diretamente afetado pelo estoque de segurança, lembrando que quanto mais alto for este índice maior a quantidade de itens em seu estoque.

      Abraço
      Marcos Rieper

      • Show de bola meu amigo, mais eu disse pelo seguinte basicamente a fórmula é a mesma, e o resultado está dando o mesmo. =(Demanda média x Lead Time) + Estoque de segurança- Ponto de ressuprimento, =(Demanda média + Estoque de Segurança) x Lead Time- Estoque máximo, meu período é 1, e meu Lead Time é 1 também entendeu meu amigo?

        Tem alguma ideia que possa me ajudar? meu lead time é de 22 dia uteis, por isso que ponho 1 referente a 1 mês.

        Abração meu amigo, espero seu retorno.

  16. Olá, sobre esse exercício: “Dado o modelo de reposição abaixo, se o lead time de fornecimento for de 4 dias, e o estoque de segurança for de 5 dias, e a taxa de consumo for de 10 por dia, qual é o ponto (ou a quantidade) de ressuprimento?” a minha resposta foi 45, está certo? Pois nas opções de resposta da minha prova tinha a opção 40 e 50 que chegava mais perto. Estou perdida.

DEIXE UMA RESPOSTA