Relatório com Referência a Pasta Externa Utilizando Indireto

14
Relatório com Referência a Pasta Externa Utilizando Indireto 2

Objetivo: Demonstrar o uso da função Indireto em uma aplicação prática, neste exemplo temos este realizando link para um arquivo externo de modo a mitigar problemas com perdas de referências.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


No Excel nós podemos referenciar o valor a qualquer célula de qualquer pasta aberta, correto?

O problema é que muitas vezes são feitos links para estas pastas e estas por uma questão de estrutura mudam de nome e/ou lugar, o que faz com que a planiha que a referencia fique órfã, e fazendo com que você tenha que alterar todos os caminhos anteriores manualmente ou usando o Substituir.

Para resolver isto, eu utilizei neste exemplo a função Indireto, fazendo uso de um caminho pré-configurado, do nome do arquivo e também do nome das planilhas para que não seja necessário referenciá-las manualmente.

Quando baixar as planilhas você pode salvar em qualquer pasta, bastando na planilha do relatório alterar para apontar para o caminho aonde se encontra a planilha de dados.

Faça o download e observe a utilização desta fórmula e do uso ainda de coringas de concatenação de texto e da função Ordem.

Abraço

Marcos Rieper

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

14 COMENTÁRIOS

  1. Marcos,

    Show de bola esse exemplo. Vai me ajudar muito, eu fazia várias referências cruzadas porém sempre perdia os caminhos por alterar o local do arquivo entre outras coisas, agora vou conseguir resolver esse problema.

    Mais uma vez valeu brother.

  2. Boa tarde!

    Marcos,

    Tenho algumas planilhas com vinculos externos como no seu post. Porém quero que seja atualizado o valor da principal toda vez que ele for aberto, sem precisa abrir os d+ arquivos.

    É possível?

    Abraço

  3. Bom dia Marcos,
    Não está funcionando comigo. Eu fiz como você comentou, salvando no PC e trocando o nome do local da Planilha que contém os dados. Infelizmente a fórmula dá erro. Seria por causa da versão do Excel (eu uso o 2010)?

  4. Tenho uma planilha com diversos vinculos externos, mas o que esta ocorrendo é que o próprio excel esta alterando o caminho dos vinculos quando fecho a planilha e reinicio o computador.

    EX: faço um vinculo no caminho
    Docs/Meus Documentos/Meus Documentos/planilhas

    Quando fecho e reabro a planilha o caminho esta

    Docs/Meus Documentos/planilhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here