Sobre

SOBRE

Site criado por Marcos Rieper graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Joinville.

Atualmente trabalha como analista de sistemas em Joinville/SC.

Para contato encaminhe suas dúvidas nos comentários, eu farei o possível para atender.

Meu perfil no LinkedIn Marcos Rieper

263 Comentários

  1. Nélio Borges disse:

    Bom dia Marcos,
    Quero agradecer pela planilha que você me indicou para resolver a atualização de dados que solicitei, deu certo, valeu

  2. neve disse:

    Boa tarde Marcos,gostaria de receber algumas dicas tabem por mails sera possivel?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Neve,

      Você pode se inscrever no newsletter da página, basta colocar o seu e-mail para assinar o rss que você irá receber todos os novos artigos do site.

      Abraço

      Marcos Rieper

      • Gostaria de enviar o meu programa SUPERARQ 3 para a seção “Artigos e Planilhas de Leitores”. Oriente-me sobre como fazê-lo.

        • Marcos Rieper disse:

          Boa noite Anselmo,

          Muito obrigado pela sua ajuda, pode me enviar no e-mail marcos.rieper@gmail.com, agradeço muito a sua ajuda.

          Abraço

          Marcos Rieper

          • O servidor está devolvendo as mensagens enviadas para o seu endereço marcos.rieper@gmail.com. Eis o que diz:
            “Sorry, we were unable to deliver your message to the following address.

            :
            Remote host said: 552 5.7.0 message content and attachment content guidelines. n7si6754817icz.38 – gsmtp [BODY]”

            Pelo o que entendi, essa conta não recebe anexos. Vez que o programa que enviei teve que seguir via anexo, esta deve ser a causa da negativa.

          • Marcos Rieper disse:

            Bom dia Anselmo,

            Sim, é que o gmail não aceita extensões .xlsm ou .exe por poderem ser nocivos ao computador, por isso tem que mandar zipado.

            Muito obrigado pelo seu envio, eu li o seu outro comentário, vou colocar logo no ar e dar os devidos créditos ao amigo.

            Mais uma vez obrigado pela sua colaboração com o site.

            Abraço

            Marcos Rieper

  3. tentei fazer aquela formula do grafico
    =desloc e gráfico.xlsx’!valor, so que me da esse mensagem:
    “A referencia não e válida.A referencia deve ser feta em uma planilha aberta.( Oque estou fazendo errado)?

    abraço

  4. Paulo disse:

    Bom dia Marcos …
    Tenho uma planilha qual estou aperfeiçoando um campo de busca rápida.
    Assim uso uma planilha como banco de dados que tenho nome de clientes e demais informações como telefone data etc.
    Assim criei uma nova planilha de consulta … Onde coloquei um campo de busca o qual queria;
    Que usando a formula PROC ate mesmo outra si for melhor … quando eu digito por exemplo Geraldo ele busca pra mim na outra planilha os dados do Geraldo … So que o problema é que nem sempre ele busca os dados correto … si digitar o nome errado ele mi da os dados errados .. queria saber si tem como ele nao mi dar os dados quando nao encontrar.
    Talvez possa enviar a planilha pra vc pra vc mi ajudar … E vê si tem algo que possa ser feito … Obrigado aguardo contato

    • O SUPERARQ3, programa que criei usando macros, fórmulas e funções, certamente responde à sua dúvida. Na busca, nem precisa digitar o nome completo, vez que, a partir do 3º caracter, SUPERARQ3 já pode buscar o item e mostrá-lo na tela de resultados. Busque o SUPERARQ3 no Source Forge, em http://sourceforge.net/projects/superarq3/?source=directory;
      Depois que tiver baixado o programa, poderá converter o exe para a extensão do Excel 2007 (xlsm). Basta apenas ir ao “Salvar como…” e escolher o formato de arquivo habilitado a macros. Se quiser manter o exe para seu uso, faça o “SALVAR COMO…”, mas direcionando para pasta diferente daquela onde o exe foi armazenado. As planilhas do programa estão protegidas, mas sem senha. Basta entrar na aba “Revisão” e clicar em “Desproteger planilha”. Aí poderá acessar as macros.

  5. sandro disse:

    preciso de uma macro para desbloquear senha de visual basic-vba nao consigo desbloqueio na tela do basic e esta protegida por senha que nao me lembro mais. É uma planilha de estoques que tenho.
    muito obrigado

  6. Bom dia, tenho um software ERP e necessito desenvolver alguns dashboards do meu BD para análises. Com quem posso falar sobre essa terceirização ?

  7. Douglas Neves disse:

    > ANTES DE FORMATAR MINHA MAQUINA E REINSTALAR O OFFICE, USAVA A TECLA F8 NO
    > EXCEL PARA ABRIR UMA JANELA COM O NOME DE TODOS OS MEUS CLIENTES DA MINHA
    > PLANILHA DE CONTROLE! APÓS A REINSTALAÇÃO A TECLA F8 FUNCIONA APENAS COMO
    > ESTENDER SELEÇÃO! GOSTARIA QUE VOLTASSE A FUNCIONAR COMO ANTIGAMENTE POIS
    > ME AJUDA BASTANTE A ACHAR O CLIENTE DESEJADO!
    Muito grato!
    Douglas Neves

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Douglas,

      Você terá que associar o código VBA que abre o formulário ao atalho F8 novamente, primeiro revise se a sua planilha está funcionando observando os códigos VBA da mesma.

      Abraço

      Marcos Rieper

  8. Acho seu site interessantíssimo e de muita ajuda, principalmente para mim que utilizo muito o excel no trabalho do dia-a-dia. Gostaria de saber se é possível conseguir contigo, modêlos de Planilhas excel com macros para que eu possa adapta-las às minhas necessidades. Se é possível, e qual o procedimento para conseguí-las (Custo, envio, etc…)Grato.Claudio

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Claudio,

      Obrigado pelo seu contato e pela sua visita ao site.

      Com relação a sua dúvida, interessante você perguntar, porque semana que vem irei lançar o Curso de VBA do Guia do Excel.

      O seu diferencial será que ensinará qualquer pessoa com conhecimento intermediário em Excel a programar em VBA, para isso ensinando primeiro a lógica de programação e depois como programar em VBA. Tudo com exemplos práticos ensinados através de vídeo-aulas e material didático além de um ambiente e-learning que poderá ser acessado de qualquer lugar.

      O investimento também é muito razoável, enquanto um curso de VBA com uma duração bem inferior chega a custar R$ 1.200,00, este custará R$ 99,00 em seu lançamento, seu preço normal é de R$ 200,00.

      São 70 vídeo-aulas que dividem um total de 13:30 h de curso, o equivalente a 120 horas presenciais.

      Assim que houver colocado no ar eu te aviso, muito obrigado.

      Abraço

      Marcos Rieper

  9. Douglas disse:

    Boa noite Marcos!
    Minha planilha está em VBA, pois abrir ela em outra máquina e a tecla F8 funcionou corretamente!
    Na minha máquina que parou de funcionar depois de ter instalado o office novamente!
    Então aonde está o erro?
    Muito grato pela atenção mais uma vez!
    Douglas Neves

  10. Jessé Moura da hora disse:

    Boa noite Marcos,

    tenho que tirar uma duvida sobre uma planilha sua, tem algum Email para te passar as informações..

  11. Marcos,
    Eu tenho varias maquinas na minha rede e gostaria de saber se tem como fazer uma macro que fica checando se alguma maquina saiu desta minha rede via IP?
    Obrigado

  12. Mônica disse:

    Olá Marcos, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo site, sempre passo por aqui.
    Certa vez você desenvolveu uma função para uma questão que tinha (Função para extrair números de células) a qual é muito útil.
    Hoje tenho outra questão.
    Tenho uma planilha que preciso unificar em única linha o histórico que devido ao sistema fazer quebras de linha.
    Caso consiga me ajudar ou tentar, posso enviar um exemplo de dados para entendere melhor.

    Desde já agradeço.

    Mônica

  13. EDYCARLOS disse:

    Marcos Rieper bom dia
    Gostaria de saber se vc disponibiliza o curso via dvd, pois moro em uma cidade onde nao temos internet suficiente para assistir os videos, caso sim me diga como, caso não acredito que tenho que procurar outra alternativa.

    Valeu Marcos, parabens pelo seu site muito organizado.

  14. Henry disse:

    Boa tarde Marcos,
    Primeiramente, quero dizer que teu site é demais e sempre dou uma passada por aqui para aprender um pouco mais!
    Segundo, tou pensando seriamente em fazer o curso… Preciso de mais embasamento teórico!

    Tenho uma dúvida básica sobre o Gráfico de Progressão (postado em 11/10/10).
    Nele, temos a escala decimal, ou seja, os números são múltiplos de 10.
    Preciso fazer o mesmo gráfico com múltiplos de 2.5, ou seja, com valor máximo em 4. Escala: 2.5, 5, 7.5 e 10.
    Já tentei alterar a função múltipla de 10 apresentada na época “=REPT(CARACT(162);ARRED(($B3/($A3/100))/10;))&REPT(CARACT(163);10-(ARRED(($B3/($A3/100))/10;0)))” para exibição do múltiplo de 2.5, (com máximo em 4), mas não consigo êxito.
    Por favor, qual(is) parâmetro(s) da fórmula tenho que alterar?
    Poderia me ajudar?
    Agradeço muito

  15. Henry disse:

    Olá Marcos,
    Mais uma dúvida:
    No mesmo gráfico de Progressão, existe alguma forma de sinalizarmos os caracteres em cores diferentes?
    Por exemplo: Uma barra contém 10 quadradinhos “vazios” e eu digito um valor 4. Logo, aparecerão 4 quadradinhos “cheios”. Haveria alguma possibilidade dos “quadradinhos cheios” terem uma cor diferente dos “quadradinhos vazios”?
    Muito obrigado mais uma vez!
    Henry

  16. Marcos Rieper disse:

    Boa noite Henry,

    Muito obrigado pela sua visita ao site e pelo elogio, fico muito feliz.

    Com relação a sua dúvida, por favor coloque ela no nosso fórum para podermos te ajudar melhor.

    Abraço

    Marcos Rieper

  17. pablo said disse:

    Marcos me passa seu contato e e-mail.

  18. Amigo que bom você fazer esse trabalho de vba no excel , gostaria de saber se posso mandar pra vc o comprovante do pagamento do curso que eu comprei pois qro acessar logo o curso ,como seria vc mandaria meu login e senha ? posso mandar o comprovante de pagamento a vc ainda hj ?

  19. Emerson disse:

    Boa tarde Marcos!!
    Criei uma planilha com o VBA abaixo, para essa finalidade esta ótima, porém agora tenho um arquivo com e planilhas com o mesmo formato porém com dados diferentes, preciso que esses dados sejam salvos numa nova planilha toda vez que colocar sim em um campo expecifico delas, poderia me ajudar, nem sei se isso é possivel.
    Agradeço desde ja.
    Emerson

    Sub ExportaCadastro()
    Dim mySufix As String
    Dim myShet
    Dim newName

    myShet = ActiveSheet.Name
    ‘Guarda os Valores nos Ranges Nomeados
    vrNumero = [NmCadastro] ‘Range(“NmCadastro”) ‘NUMERO do CADASTRO
    vrNome = [NmCliente] ‘Range(“NmCliente”) ‘NOME do CLIENTE
    vrData = [rgData] ‘Range(“rgData”) ‘DATA do CADASTRO

    ‘PASSA PARA A PLANILHA O NOME, NUM DO CADASTRO ATUAL DIA E HORÁRIO
    Range(“ultimoPed”).Value = “Último Cadastro : ” & vrNome & ” : ” & mySufix & ” ” & Now
    Application.ScreenUpdating = False

    ‘COPIA A PLANILHA ATUAL
    Sheets(myShet).Copy

    ‘DELETA O BOTÃO SALVAR CADASTRO
    ActiveSheet.Shapes(“btnSalva”).Delete

    ‘ALTERA O NOME NA ABA : NOME DO CLIENTE MAIS NUM DO CADASTRO
    ActiveSheet.Name = vrNome

    ‘NOVO NOME – NOME DA ABA DE FINIDO ACIMA
    newName = ActiveSheet.Name

    ‘COPIA A DATA E COLA SEM FORMULA
    Range(“rgData”).Copy
    Range(“rgData”).PasteSpecial Paste:=xlPasteValues, Operation:=xlNone, SkipBlanks _
    :=False, Transpose:=False
    Application.CutCopyMode = False

    ‘LIMPA OS CAMPOS NUMEROS CADASTRO
    Range(“comparaNum”).Value = “”
    Range(“ultimoPed”).Value = “”
    ‘Limpa formatação de cor no range Ultimo Cadastro
    Range(“ultimoPed”).Interior.ColorIndex = xlNone

    ‘Chama rotina para proteger a nova planilha
    Call ProtegerPlanilhas

    ‘SALVA A NOVA PLANILHA COM O NOME ATRIBUIDO ACIMA
    ActiveWorkbook.SaveAs ThisWorkbook.Path & “\” & newName ‘Salva a nova planilha com o nome e numero do CADASTRO
    ActiveWorkbook.Close ‘ Fecha a Planilha

    ‘LIMPA OS CAMPOS DA PLANILHA
    Call limpaPlanilha

    ‘SALVA A PLANILHA
    ActiveWorkbook.Save

    ‘PERGUNTA SE QUER FAZER NOVO CADASTRO :
    ‘se NÃO FECHA A PLANILHA E SAI
    ‘se SIM ATRIBUI NOVO NUMERO
    Dim myCheck As Integer
    myCheck = MsgBox(“Deseja fazer outro Cadastro ?”, vbYesNo)
    If myCheck = vbNo Then
    ActiveWorkbook.Close
    Exit Sub
    End If

    Range(“NmCadastro”).Value = Range(“NmCadastro”).Value + 1
    Range(“comparaNum”).Value = Range(“NmCadastro”).Value

    End Sub

    Sub limpaPlanilha()
    Range(“NmCliente”).Value = “”
    End Sub
    Sub ProtegerPlanilhas()
    ‘PROTEGE A NOVA PLANILHA COM SENHA
    ‘SENHA É O PROPRIO NOME DA PLANILHA
    ‘PODE SER ALTERADO PARA QQ OUTRO VALOR
    Dim NewShet
    NewShet = ActiveSheet.Name
    Range(“B2:B40″).Select
    Selection.Locked = True
    Selection.FormulaHidden = True
    Range(“A1″).Activate

    Worksheets(NewShet).Protect Password:=NewShet
    End Sub

  20. Rolf disse:

    Bom dia, Marcos, você conhece alguém que preste serviço em excel avançado, preciso dar uma upgrade em algumas planilha de controles. Elas têm uma planilha base, com dados inciais, e a partir destes, faço análises em tabelas dinâmicas e campos filtros.

  21. Franciano disse:

    Marcos, bom dia!
    Preciso de uma ajuda sua…. tenho um prn que traz 5 tipos de informações cadastrais e gostaria e importá-lo para o vba e permitir a visualização do mesmo no próprio VBA, como faço? Tem como “reparti-lo” por tipo ou tenho que mostrá-lo como um todo? a princípio não irrei utilizar as informações somente visualizá-las.
    Desde já agradeço sua atenção e fico no aguardo de seu retorno….Abraços,

  22. to numa luta com procv mandei no teu email pode me ajudar

    att

    marcos callegari

  23. Eron disse:

    Marcos, teu site esta muito bom, excelente trabalho, parabéns!

  24. Mauri Mendes disse:

    Boa tarde Marcos. Gostaria de uma ajuda sua. Eu tenho um conjunto de planilhas cujo para gestão de Fluxo de Caixa.
    Elas são compostas por: Cadastro de Clientes, Cadastro de Fornecedores, Plano de Contas, Contas a Pagar (prevista e realizado), Contas a Receber (previsto e realizado) Controle Bancos, Controle de Fundo Fixo de Caixa e, cujo objetivo final é a geração de uma Fluxo de Caixa (previsto e realizado)
    Utilizei as funções: somases, contactar, entre outras e gostaria de desenvolveer um “Formulário” para entrar com os dados nas planilhas de Contas a Receber, Contas a pagar e Controle de Bancos e Caixa.
    Não entendo interessante utilizar o “Formulário” disponível no excel e, ao criar um formulário, quando é utilizado “INSERIR CELULAS COPIADAS” e tendo uma alternativa de CONCATENAR, e pelo fato de ao inserir celulas há a necessidade de deslocamento da celula para baixo e com isso perde-se a função CONCATENAR da linha.
    Pergunto, há alguma outra alternativa que não permita esta perda, ou outra maneira de resolver esta questão?

    Se quiser posso lhe enviar o conjunto de Planilhas para sua analise.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Mauri Mendes
    mauri@evalore.com.br

  25. Francisco disse:

    Marcos
    Perfeito o gráfico de movimento e o de ponteiros, foi de muita valia para uma excelente apresentação.
    Para o grafico de movimento como poderei faze-lo para um gráfico circular?
    Obrigado

  26. Caio Pontes disse:

    Olá Marcos gostaria de saber se você vende alguma planilha pronta… gostaria que a planilha seguisse minhas especificções se tiver interesse entrar em contato sou de Blumenau/SC

  27. Bruna Araújo disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber se é possível que o excell considere somente os dias úteis ao se somar datas.

    Obrigada!

  28. Vanessa disse:

    Marcos, bom dia!
    Gostaria de criar um modo automático de gráficos, acredito que macros resolveriam o problema, mas gostaria de comprar essa planilha/consultoria para me fornecer pronta. Se possível me passe no email o seu telefone de contato para conversarmos melhor, e a melhor hora para este contato.
    Grata,
    Vanessa

  29. Simei de Oliveira disse:

    Boa noite Marcos,
    Primeiramente quer te parabenizar pelo seu trabalho, sou usuário de alguns modelos de planilhas suas, preciso de uma ajuda sua se for possível, tenho uma planilha de controle de estoque com banco de dados de clientes, preciso emitir uma mesma nota de pedido para 10 ou mais pessoas do meu banco de dados, gostaria de saber se depois que tiver a nota preenchida, na hora de imprimir o excel preencha automaticamente o cabeçalho com os dados de cada pessoa e imprima as 10 ou mais notas cada uma com o cabeçalho diferente, como uma mala direta.
    Não sei se me fiz entender mais se você puder me enviar a resposta por email vou ficar muito grato pois me pouparia muito trabalho, já tentei com varias pessoas mais não souberam me dizer se e possível,
    obigago um forte abraço.

  30. Robson disse:

    Boa noite, Marcos. O seu curso de VBA exige conhecimentos mínimos de programação (Pascal, Portugol, etc), ou apenas nível intermediário em Excel?
    O que se aprende no curso de VBA pode ser utilizado em qualquer versão do Excel? Elas rodam também no BROffice / OpenOffice?
    Qual é o prazo médio para conclusão do curso de VBA?

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Robson,

      Obrigado pelo seu contato. O curso não exige nenhum conhecimento de lógica de programação, ela é ensinada no início do curso, antes mesmo de entrar no Excel VBA, pois é imprescindível para um bom aprendizado.

      Qualquer versão do Excel é compatível com o que foi ensinado a partir da versão 2003, fora as funções que só fazem parte do Excel 2007 ou 2010.

      O BROffice e o OpenOffice eu não tenho muito conhecimento acerca deles, então não poderia te dizer.

      O prazo médio depende muito do aluno, mas é orçado em 120 horas de estudo.

      Mais uma vez agradeço o contato, qualquer dúvida é só falar, ficarei feliz em esclarecer.

      Abraço

      Marcos Rieper

  31. Tiago disse:

    Boa tarde Marco,

    Apenas por curiosidade, este curso inclui algum tipo de certificado após concluído?

    Obrigado!

    • Marcos Rieper disse:

      Boa tarde Tiago,

      Sim, após concluído será emitido um certificado, obrigado pelo contato e interesse.

      Apenas para ajudá-lo na escolha do investimento no curso, ele tem sido muito bem aceito pelos alunos e tenho visto grande desenvolvimento dos mesmos em VBA.

      Abraço

      Marcos Rieper

  32. Boa tarde, gostaria de saber sobre mais informações a respeito do curso de excel avançado.

    Podemos fazer download das videos aulas?

    Quanto tempo temos para realizar tais aulas até que a senha expire?
    Obrigado
    Enio

    • Marcos Rieper disse:

      Boa tarde Ênio,

      O curso de Excel VBA possui acesso online para todo o seu conteúdo por 6 meses, ele não permite download, mas o tempo é suficiente para fazer com muito cuidado as aulas, e qualquer coisa pode entrar em contato comigo, caso hajam problemas de tempo para realizar o curso.

      São 13:30 h de vídeo, o tempo necessário para assistir as aulas e realizar todas as tarefas é algo em torno de 120 horas no total e pode me enviar qualquer dúvida por e-mail.

      Qualquer dúvida pode me enviar que eu responderei prontamente, muito obrigado pelo seu contato.

      Abraço

      Marcos Rieper

  33. Enio disse:

    Boa noite, muito obrigado pela informação, com certeza vou realizar tal curso.

    Obrigado pela agilidade.

    Abraço

    Enio

  34. Enio disse:

    Bom dia outra dúvida…

    vou receber um login e senha certo?

    posso assistir as video aulas em qualquer computador?.. pois gostaria de aproveitar o tempo em que estou na faculdade também..

  35. Andre Grassi disse:

    Boa tarde Marcos,

    Trabalho em uma empresa de vigilância e utilizo uma planilha para controle de escala de funcionários. Ela possui alguns macros que me ajudam muito, porem para deixa-la perfeita para meu uso, preciso adicionar mais uma função que não estou conseguindo.

    Gostaria de saber se você faz na planilha o procedimento que estou precisando e se positivo, gostaria de lhe pagar pela alteração, basta negociarmos o valor?

    Aguardo sua resposta.

    Um abraço

  36. Luana disse:

    Olá, gostaria de fazer o curso de vba, e quero saber se no final recebe algum certificado!? possui algum material, por exemplo uma apostila, além dos vídeos-aula? Att, Luana.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Luana,

      Muito obrigado pelo seu interesse no curso, agora respondendo as suas dúvidas.

      O curso possui ao final um certificado, você recebe ele entrando em contato comigo e eu verifico o acesso ao conteúdo.

      Praticamente todas as vídeo-aulas tem material de apoio além de uma apostila que pode ser utilizada como material de apoio.

      Abraço

      Marcos Rieper

  37. Jose Reis disse:

    Ola
    Marcos

    Parabenizo pelo seu site e a excelente qualidade das planilhas. Preciso de ajuda. Necessito de algum sistema ou planilha em excel que gere orçamento de empresas, mais especificamente do ramo hotelaria e restaurante. Preicso elaborar: Orçamento de vendas, Orçamento de compras, Orçamento de caixa, Orçamento de despesas, Orçamento de Caixa, Orçamento de investimentos, Fluxo de Caixa e Balanço Projetado. Agradeço sua atenção.

    Um abraço

    Jose Reis

  38. Rui disse:

    Caro Marcos Rieper,

    Meu nome é rui, estou a fazer um trabalho no excel para a empresa em que trabalho, como sou leigo em VBA, estou com um problema que não consigo avançar.se estiveres disponível me confirme por email, eu envio o problema e me apresentas o preço.

    um abraço

    Um abraço.

  39. Fabio disse:

    Ola Marcos,

    Agradeço suas dicas sobre excel que ajudam a todos nós.

    Postei um comentário na pagina com a dica sobre Filtro de Dados Automatico 3, você pode me ajudar sobre esta duvida que postei lá ?

    Obrigado.

  40. Anna Carla disse:

    Olá Marcos!
    Tenho um empresa de despacho aduaneiro, e ha tempos que quero automatizar algumas etapas dos processos de despacho de importação e exportação; há sistemas no mercado, mas todos muito caros. Gostaria de uma opinião sua de onde começar pra desenvolver um sistema onde eu possa ter controle financeiro e operacional dos processo, com emissão de relatórios e feedbacks.
    O meu conhecimento de excel é basico, pra mim seria proveitoso o seu curso VBA?
    Desde já muito obrigado.

  41. Henrique de Albuquerque disse:

    Marcos bom dia,

    Por favor, como posso criar um gráfico com barra de rolagem que seja dinâmico também no PPT.

    Criei o gráfico no Excel, mas preciso que essas informações sejam apresentadas dinamicamente e quando coloco no powerpoint a barra de rolagens perde a funcionalidade. por favor você pode me ajudar?

  42. Adriano Souza disse:

    Bom dia Marcos,…
    Parabens. Esta site tem ajudar muita gente, a fazer o seu serviço melhor, obrigado mesmo, por vc ter dados esta oportunidade a todos. Muito Obrigado.
    Entretanto estou com um problema em relação a uma planilha sua onde a gente consegue enviar email de pendencias atrasadas por email, esta parecendo uma mensagem de “erro de tempo de execução” – “deve haver ao pelo menos um nome ou grupo de contatos na caixa Para, Cc ou Cco”. Tem como me ajudar… esta planilha é muito importante para mim, meu serviço. Desde de ja Agradeço a atenção.

  43. Adriano Souza disse:

    Olá, gostaria de fazer o curso de vba, possui algum material, por exemplo uma apostila, além dos vídeos-aula?

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Adriano,

      Muito obrigado pelo contato sobre o curso de VBA do Guia do Excel.

      Ele possui uma estrutura de ensino com vídeos e exercícios com seus devidos materiais de apoio e resoluções, possui também uma apostila de apoio, mas que não fui eu quem a criou.

      O curso tem por finalidade elevar um aluno que nunca teve contato com VBA até ter o conhecimento necessário para criar planilhas avançadas com VBA.

      Ele já tem dezenas de alunos e com uma ótima aceitação, qualquer dúvida que tiver pode entrar em contato comigo também pelo fórum ou pelo e-mail.

      Abraço

      Marcos Rieper

  44. Ecidir Gaspar disse:

    Marcos,
    mandei um email para vc em 07/02/2013, poderia me ajudar??!!!
    Parabéns pelo site

  45. Carlos Eduardi disse:

    Boa noite caríssimo Marcos!

    Já de cara percebi que você tem um “know-how” digno de respeito, que emana excelência num primeiro momento; isto é muito bom, pois a primeira impressão é a que fica.

    As expectativas crescem em virtude deste impacto positivo e a confiabilidade de que o áureo não encontra-se apenas na ponta do iceberg se solidifica.
    Pois bem, moro aqui na cidade de Fortaleza, capital do Ceará e vejo que você é um dos poucos magos do Excel por aí a fora, e o melhor, compartilha seus conhecimentos…parabéns pela postura!
    Adoro por demais o Excel e sei o quanto ele é complexo, o quanto ele pode nos ajudar a medida que o dominamos.

    VBA é algo que todo excelmaníaco deveria conquistar, por mais que ele seja visto como uma escalada ao Everest…não importa as complexidades e dificuldades…devemos buscá-lo. Pretendo se possível antes do dia 20.2.2013 ter acesso ao curso de Excel VBA. Além de gostar deste universo alguma coisa me diz que isso fará uma diferença sem precedentes na minha vida profissional.

    Em verdade sou leigo quanto ao mercado de profissionais que dominam dignamente o Excel; não sei quantos aos salários, se tem a ver com os profissionais de TI que tem por aí, mas sei que quem dominar esta escalibur da informática será um exímio guerreiro da era TI.

    Mais uma vez parabéns pela maestria e aguardo um comentário motivador da sua parte para que mais um discípulo possa vir a surgir.

    Desde já agradeço pela preciosa diligência e atenção.
    Paz e dias edificantes!

    Atenciosamente
    Carlos Eduardo

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Carlos Eduardo, suas palavras são muito gentis e motivadoras.

      Fico muito feliz pelo retorno a respeito do site, logo voltarei a atualizar ele com mais frequência, estou ajustando alguns trabalhos.

      O profissional de VBA é um artigo muito raro no mercado de trabalho, e fica ainda mais raro quando este profissional alinha conhecimento em outras áreas, como planejamento, contábil, financeiro, logístico, vendas…

      A utilização do Excel/VBA permite que tarefas repetitivas sejam executadas rapidamente e sem falhas e soluções complexas possam ser realizadas.

      Pelo pouco que eu pesquisei colocando apenas no Google, já surgiram dezenas de vagas para analistas Excel/VBA, em uma delas citava o salário que estava entre 3.000 e 4.000 em Curitiba Vaga Curitiba.

      Além disso o profissional pode se destacar muito na própria empresa prestando consultoria ás áreas de negócio para criar automatizações de relatórios e análises ou ainda prestar consultorias.

      Um forte abraço

      Marcos Rieper

  46. Bom dia Marcos,

    Estou com problemas nas cedulas. Elas estão com espaço no inicio e no final, mas são numeros e não letras. A Função ARRUMAR não encaixa nela. Qual é a outra saida??

  47. Diogo Martins disse:

    Boa tarde Marcos,

    Apenas gostaria de parabenizar a sua iniciativa em transmitir informações e ajuda para aqueles como “eu” que não possuem tantas habilidades com o Excel.

    Abraços

  48. Helhana disse:

    Olá Marcos, Tudo bem ?

    Através de buscas por tabelas de “Aging List”, descobri o seu site e desde então,tenho acessado frequentemente (inclusive está na minha lista de favoritos) para auxílio em dúvidas e também para aprimorar as minhas atividades. Então, só me resta te agradecer pela iniciativa, apoio e parabenizá-lo também pela didática, cada acesso ao site é uma verdadeira aula sobre Excel. Fiquei bastante interessada no curso de VBA e com certeza irei torna-me assinante. Mais uma vez, muito obrigada !!

  49. Olá Marcos,
    Muito bom seu site…. eu estou precisando de uma ajuda. Preciso fazer uma validação de dados com listas dependentes, no excel 2007. Pode dar uma dica?

    Abraços

    Cláudia

  50. emerson disse:

    como é o curso de excel vba é online ou é por vídeo aula enviado através do correio me explique ?

    • Marcos Rieper disse:

      Boa tarde Emerson,

      O curso de Excel VBA é totalmente online, com 13:30 h de vídeo-aulas, equivalente a 120 h presenciais.

      Ele é acessado por meio de usuário e senha no site Guia do Excel.

      Qualquer dúvida fique a vontade para entrar em contato.

      Abraço

      Marcos Rieper

  51. Bruno Sarkis disse:

    Olá Marcos, tudo bem?!

    minha dúvida é a seguinte:
    Como comparar, por exemplo, o faturamento de vendas no 1º dia útil de março/2012 com o 1º dia útil de março/2013.
    preciso montar uma tabela no excel onde preciso apresentar diariamente esses valores.
    aguardo resposta se puder responder.
    obrigado.

  52. Ines disse:

    Marcos, muito obrigado por resolver minha planilha, e parabens por compartilhar seus conhecimentos.
    Abraços Ines

  53. rafael disse:

    bom dia marcos.

    estou tentando fazer uma planilha para controle de material onde ao chegar 1 dia antes do prazo ela envie 1 e-mail para me avisar e entrar em contato com o fornecedor porem nao tenho conhecimento em macros e estou tentando aprender algo.

    teria algum modelo ou um passo a passo de como fazer esta macro.

    grato

    Rafael Moeller

  54. Cesar disse:

    Bom dia!

    Estou precisando saber uma fórmula para que eu obtenha a quantidade de meses entre duas datas com mais ou menos de doze meses. Tentei com datadif, mas o EXCEL 2007 não reconheceu.
    Podem me ajudar?

  55. Mariana disse:

    Boa tarde,

    estou tentando criar um schedule que atualiza uma pivot table contida em uma planilha e envia por e-mail a cada 4h. Porém a planilha não estaria aberta..

    tentei usando alguns exemplos postados mas não consigo fazer funcionar corretamente nem com a planilha aberta. (dá erro de segurança)

    Public Sub lsExecutaAtualizacao()

    ‘ esta macro atualiza a tabela de atividade
    Sheets(owssvr).PivotTables(Tabela_owssvr).RefreshTable

    End Sub

    Sub eMailActiveWorkbook()
    ‘ esta macro envia o arquivo inteiro
    Dim OL As Object
    Dim EmailItem As Object
    Dim Wb As Workbook

    Application.ScreenUpdating = False
    Set OL = CreateObject(“Outlook.Application”)
    Set EmailItem = OL.CreateItem(olMailItem)
    Set Wb = ActiveWorkbook
    Wb.Save
    With EmailItem
    .Subject = “Assunto do e-mail”
    .Body = “Mensagem do e-mail” & vbCrLf & _
    “Line 2″ & vbCrLf & _
    “Line 3″
    .To = “meu email”
    .Importance = olImportanceNormal
    ‘ou olImprotanceHigh Ou olImprotanceLow para definar o grau de importância
    .Attachments.Add Wb.FullName
    .Send
    End With

    Application.ScreenUpdating = True

    Set Wb = Nothing
    Set OL = Nothing
    Set EmailItem = Nothing

    End Sub

    Public Sub lsSchedule()
    Dim lHoras As Integer
    Dim lMinutos As Integer
    Dim lSegundos As Integer

    lHoras = 0
    lMinutos = 1
    lSegundos = 0

    NameOfThisProcedure = “lsSchedule”
    NameOfScheduleProc = “lsExecutaAtualizacao”

    ‘Hora atual mais dois minutos
    lProximo = Time + TimeSerial(lHoras, lMinutos, lSegundos)
    ‘Realiza o agendamento do procedimento
    Application.OnTime EarliestTime:=lProximo, Procedure:=NameOfThisProcedure

    ‘Executa a execução da atualização da planilha
    Application.Run NameOfScheduleProc

    End Sub

    resumindo minha necessidade:

    1. tenho uma planilha excel salva em um diretório
    2. a planilha deve ter sua pivot table atualizada automaticamente
    3. o conteúdo deve ser enviado por e-mail independente de estar aberta em período a ser agendado

    é possível??

    obrigada

  56. Sidneia disse:

    Oi Marcos, boa noite!
    voce ja me ajudou uma vez, e acompanho sempre seu site, gostaria de saber se ha alguma planilha de custos, para formação do preço de venda de um produto, publicado, vi todos os seus artigos “planilhas prontas”, e nao vi nada relacionado diretamente a isso, necessita de algo simples, mas que incorporasse os gastos fixos, variaveis, fazendo os rateios, e incluindo a margem de lucro, saberia informar se alguns de seus colaboradores tem isso? Ou voce consegue disponibilzar isso no site? fico imensamente agradecida, boa noite

  57. Prezado Marcos , boa Noite !!!

    Gostaria de agradecer muito sua ajuda e suas aulas pois foram muito valiosas para mim.

    Realmente seu curso é muito bom e recomendo a todos.

    No entanto , gostaria de saber como faço para calcular em uma useform a seguinte questão

    tenho 3 caixas

    1 de ICMS chamada de txtICMS
    1 de Valor (digitar valor em reais) chamada de txtValor

    1 de txt Valorliq que é assim calculada

    – ICMS de 12% = Dividir os valores(txtValor) por 0,819796

    – ICMS de 7% = Dividir os valores por(txtValor) 0,869796

    Como faço isso ?

    Obrigado

  58. Marcos,

    Obrigado pelo seu rápido retorno , mas tem como aparecer
    o valor na alíquota (já calculado) sem acionar o botão de calculo.

    Muito Obrigado Novamente

    abraços

    Fabio

  59. João disse:

    Marcos, boa tarde!

    Tem uma planilha com alguns campos entre eles codigo e descrição, imprimo etiquetas com esses codigos gerando codigo de barras… gostaria de um modo de usar o leitor de codigo no excel para buscar o codigo procurado e mudar a descrição para “xx” por exemplo… vc tem algo do tipo ou se precisar realizar qual seria o custo?

    obrigado

    João

  60. Sergio Sora disse:

    Favor entrar em contato por e-mail, gostaria que você desenvolve-se algo para mim, obrigado.

  61. Diogo disse:

    Olá Marcos,
    Seria possível vc me dar algumas dicas de como fzr uma planilha bem formulada para gerar custos? Para ser mais exato eu trabalho com artesanato e gostaria de saber como faço o custo dos meus trabalhos para que eu possa colocar um preço justo sem tomar algum prejuízo. Caso já tenha alguma no site só me indicar o link.
    Desde já agradeço.
    Diogo C. Coutinho.

  62. Gostaria de mandar um email para vc.. para a criacao de uma planilha.. em qual email mando?

  63. d13g0 disse:

    Boa Noite Marcos,

    Possuo uma planilha de Excel com Macro que gera alguns gráficos de dispersão de forma automatizada, inclusive escolhe o tipo de linha de tendência mais adequado e exibe a respectiva equação da função. Depois que mudei para a versão 2007 (ela foi construída na 2003), percebi que às vezes a variável “X’ da equação muda para o termo”ral”. Aí preciso deletar a linha de tendência, inseri-la novamente e exibir a equação. Pronto! A planilha volta ao normal… Sabe se é algum bug do Excel 2007? Inclusive já salvei todas as planilhas na nova versão, mas o problema ainda acontece às vezes…

    OBS: Esta planilha é utilizada em diversos computadores, mas todos já utilizam o Excel 2007.

    Se puder clarear minha mente, agradeço….

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Diego,

      Tem muitas mudanças entre a versão 2003 e a 2007, começando pelo número de linhas, que julgo a maior alteração.

      Você pode publicar em nosso fórum um exemplo com dados fictícios para que possamos analisar melhor o problema.

      Abraço

      Marcos Rieper

  64. Gostaria de saber como acessar uma planilha em várias máq. em rede, ao mesmo tempo! sem precisar fechá-la.
    Atenciosamente!
    Att;

  65. Felipe disse:

    Boa noite. Encontrei na internet uma planilha que utiliza macro que faz a atualização automática das ações que eu quero da bolsa de valores.
    O porém é que toda vez que executa a macro cria uma nova conexão poluindo as conexões da pasta de trabalho. Já possuo diversas outras conexões, portanto está bem organizado.
    Existe uma maneira de executar a macro que puxa dados da internet sem criar a conexão? Se quiser envio a planilha para você analisar.
    Uma outra coisa que parece ser mais simples. Estou querendo enviar essa pasta de trabalho para minha planilha do excel oficial, mas a macro não está vindo junto. Como copiá-la também?

  66. Rafael disse:

    Joia Marcos, gostaria que tivesse uma vídeo aula demostrativa do meio do curso de excel VBA para ter uma noção da didática é qualidade do vídeo.
    Estou bem interessado no curso e peço que faça contato comigo no meu email.
    Não consegui localizar um endereço de email seu para falar com você diretamente.

    Atenciosamente.

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Rafael,

      Muito obrigado pelo seu comentário e interesse no curso.

      Sobre o curso: Ele foi desenvolvido com o intuito de ensinar desde a lógica de programação até a programação VBA e tem alcançado o seu objetivo, dado o retorno super positivo que tenho tido dos alunos do curso.

      A didática é um ponto alto do curso, no qual o aluno interage o tempo todo com o vídeo, acompanhando tudo que é feito e aprendendo desta forma.

      O curso tem 13:30 h de vídeo-aulas, o equivalente á 120 h presenciais, é totalmente online no ambiente e-learning mais utilizado do mundo, moodle, e o aluno pode fazer aonde e quando quiser, dado que são vídeo-aulas gravadas. Também pode entrar em contato comigo através do e-mail enviado com as informações do curso para tirar dúvidas.

      Qualquer outra dúvida pode me enviar no e-mail marcos.rieper@gmail.com que terei prazer em atendê-lo.

      Abraço

      Marcos Rieper

  67. Lucas disse:

    Boa Noite, Marcos

    Realmente muito interessante o seu curso mas tenho algumas duvidas em relação ao mesmo, o curso é todo em video aula porem elas são totalmente praticas? Ou tem alguns pontos que são usados slides ou qualquer outro tipo de metodologia teorica para passar o conhecimento? Posterior ao aprendizado do curso voce da algum tipo de ajuda/dica/suporte para projetos futuros do aluno?

    Desde ja agradeço a atenção

    Abraços

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Lucas,

      Obrigado pelo seu contato e interesse no curso, desculpe-me a demora, é que estou viajando e agora é que estou com internet.

      O curso é totalmente em aulas práticas que o aluno acompanha através de vídeos e exercícios com planilhas e arquivos em anexo.

      Com relação a ajuda em dúvidas específicas que travem o projeto do aluno, sem problemas posso ajudar. =D

      Abraço

      Marcos Rieper

  68. Luiz Antonio disse:

    Marcos,
    Tenho um pequeno comercio e preciso criar rotinas de controle de receitas e despesas.
    Estou a procura de uma planilha Excel que permita o controle de despesas diárias, com possibilidade de acumular por períodos definidos,que seriam lançadas individualmente mas que com a utilização de um pequeno plano de contas permitisse criar resumos periódicos com os somatórios de cada uma destas contas, de receitas ou despesas.
    Você poderia me indicar algo com esta característica ?
    Desde já agradeço por sua ajuda.

  69. Boa noite, Marcos. Estou conhecendo o site agora e achei interessante. Sobre o curso de VBA desejo saber o preço, forma de pagamento, meu nível Excel é básico: será suficiente? Minha internet é discada! Dá para fazer o curso? Gostaria também de fazer curso de Excel intermediário e avançado. O que recomenda primeiro? Obrigado. Eder – BH/MG.

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Eder,

      Muito obrigado pelo seu interesse nos cursos do Guia do Excel.

      Infelizmente o curso é somente online e precisa de banda larga para ser feito.

      Mas se puder fazer em uma lan house vai funcionar perfeitamente e você pode fazer primeiro o outro curso de Excel avançado e depois o de VBA, pois o pré-requisito é que tenha Excel Intermediário para ter um melhor aproveitamento do curso de VBA Excel.

      Abraço

      Marcos Rieper

  70. Boa noite, Marcos!

    gostei muito das planilhas desenvolvidas por você para auxiliar o trabalho de outras pessoas. Gostaria, se possível é claro, que me auxiliasse na criação de uma ferramenta que pudesse fazer o ressuprimento da empresa que trabalho fosse automatizado, explico.
    Nos é enviado uma planilha excel contendo os produtos que serão faturados, com os códigos e quantidades. nosso sistema somente faz a “compra”, ou seja, gera o pedido enviado se o produto especificado estiver na área baixa do estoque. o que eu preciso é de uma ferramenta que me diga, avaliando os pedidos enviados, de quantos pallets eu precisarei ressuprir e para qual endereço do estoque eu deverei enviar. Exemplo: Faço uma análise e descubro que preciso ressuprir 01 pallet do produto “x”, 02 do produto “y” e 05 do produto “z”, feito isso eu necessito analisar o estoque para descobrir o 01 pallet do produto “x” e assim sucessivamente. Tentando ser mais objetivo o que preciso é que após descobrir quantos pallets eu precisarei ressuprir o excel me dê, de acordo com a quantidade a ressuprir os pallets daquele produto em uma nova planilha, levando-se em consideração a planilha de estoque e crie 04 dados: Código, Etiqueta, Endereço anterior e Endereço ressuprir.

    obrigado,

    Rodolfo Augusto

  71. Giancarlo disse:

    Olá Marcos, estou interessado no curso de VBA. O curso realmente capacita para realização de qualquer coisa possível em VBA? Se caso eu tenha dúvida como poderia estar tirando dúvida?

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Giancarlo,

      Muito obrigado pelo seu interesse no curso de VBA do Guia do Excel.

      Ele foi criado com o objetivo de fornecer conhecimento desde a lógica de programação até o VBA Excel a estudantes que tenham a partir do Excel Intermediário formando profissionais que tenham condições de desenvolver projetos em Excel VBA.

      Qualquer dúvida que tenha durante o curso você poderá entrar em contato sempre que necessário.

      O curso já formou vários profissionais e tenho certeza de que gostará do curso.

      Abraço

      Marcos Rieper

  72. Boa tarde Marcos, gostaria de uma indicação sua de algum livro de VBA de boa qualidade. Estou querendo aprender mais sobre está ferramenta.
    Excelente o seu site.

  73. Fiz uma macro para salvar uma planilha em CSV.

    O problema é que a macro está gerando o arquivo separando os dados por vírgula e colocando os números em formatos americanos, trocando a vírgula por ponto.

    O que preciso é que ela salve em CSV, mas separe por coluna e mantenha a formatação que foi aplicada para as colunas, conforme código abaixo.

    Ficarei muito grato se puder me ajudar com este detalhe.

    Abraço.

    Sub Ajuste_de_base()

    ‘ Ajustar Base

    ChDir “C:\Gestão PxR\Ajuste Base”
    Workbooks.Open Filename:=”C:\Gestão\Ajuste Base\Base.XML”
    Columns(“M:M”).Select
    Selection.NumberFormat = “m/d/yyyy”
    Columns(“X:AA”).Select
    Selection.NumberFormat = “0.00_ ;[Red]-0.00 ”
    Columns(“AI:AI”).Select
    Selection.NumberFormat = “m/d/yyyy”
    Columns(“AK:AK”).Select
    Selection.NumberFormat = “0.00_ ;[Red]-0.00 ”
    Columns(“BG:GQ”).Select
    Selection.NumberFormat = “0.00_ ;[Red]-0.00 ”
    ActiveWorkbook.SaveAs Filename:=”C:\Gestão\Ajuste Base\Base.csv”, _
    FileFormat:=xlCSV, CreateBackup:=False
    ActiveWorkbook.Save
    ActiveWindow.Close
    End Sub

  74. Jean disse:

    Boa noite Marcos!

    Trabalho com produção de componentes para moldes de injeção de alumínio.

    Tenho meus controles através de uma planilha que desenvolvi. Ela atende razoavelmente bem, mas dei uma lida no seu trabalho e me chamou bastante atenção. Tenho certeza de que com tua ajuda vou conseguir aprimorá-la.

    Vou adiantar minha dificuldade. Em cada molde que eu tenho, eu fabrico cerca de 60 componentes, que resumindo difere pouca coisa entre eles na parte física.

    A nomenclatura de cada uma é que muda.

    Vou tentar exemplificar.

    C = Cavidade
    X (numeração)= (Numero da cavidade)
    M = Móvel
    F = Fixo
    XX( numeração) = Posição.

    EXEMPLO

    C1M06 (cavidade 1, movel 06)

    Eu preciso criar um cadastro para esses ítens, mas não gostaria de modificar meu método atual de controle.

    Posso te encaminhar a planilha pra ti dar uma analisada?

    Sei que é possivel, mas não estou conseguindo criar uma formatação condicional para valores mínimos pois ainda não consegui estruturar….

    Valeu.

  75. Boa tarde,

    Gostaria da ajuda de vocês, pois estou com uma planilha de ligações de celular e preciso confirmar a soma dos minutos utilizados, mas na célula ele esta com o formato que segue.
    ´01:00:00 o sinal antes do 1 não esta permitindo realizar como se fosse em minutos.
    Alguem sabe como removo isso geral, saliento que ja tentei o localizar e substituir, mas ele não encontra.
    Obrigado

  76. Felipe disse:

    Ao fim do curso será emitido um certificado?

  77. Dayane disse:

    Boa tarde Marcos,

    Gostaria de saber se esse curso de Excel Avançado possui material para ficar com o aluno além das aulas, que só ficam disponíveis 6 meses, para consulta futura, pois será muita coisa p/ aprender e provavelmente eu precisarei relembrar coisas sobre depois.

    Aguardo retorno.

    Obrigada,
    Dayane

  78. FAG disse:

    Caro Marcos,
    Vou fazer esse curso mas gostaria antes de saber sobre o material…
    É possivel ter esse material disponível em arquivo word ou pdf mesmo para consulta após o curso feito?
    Muito obrigado.

    Fernando

    • Marcos Rieper disse:

      Boa tarde Fernando,

      Muito obrigado pelo seu interesse no curso de VBA.

      Ele é totalmente on-line com lições aonde o aluno aprende fazendo e cria o que é demonstrado nas aulas.

      Além deste material também é disponibilizado o power point das aulas de lógica de programação e também uma apostila muito boa sobre VBA para consulta.

      Qualquer dúvida por favor entre em contato, terei prazer em auxiliá-lo.

      Abraço

      Marcos Rieper

  79. DiegoSaldanha disse:

    Boa noite Marcos,

    Já tentei utilizar o localizar e substituir, mas ele não reconhece esta apostrofe para realizar a substituição.
    Não tenho ideia de como formatar isso.

  80. Boa tarde Marcos,

    Informo que utilizei a formula “Valor” para funcionar, mas de qualquer forma foi o unico jeito, pois localizar e substituir não deu.
    Obrigado

  81. Fernando disse:

    Boa tarde Marcos.
    Estou interessado em fazer o curso de VBA, tenho um conhecimento intermediário no excel, gostaria de saber se fazendo o curso conseguirei de fato a trabalhar com o VBA, ou se é apenas para ter uma noção do funcionamento.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Fernando,

      Muito obrigado pelo seu interesse no curso.

      O conhecimento intermediário é o necessário para a realização do curso, e ele ensina desde a lógica de programação até o desenvolvimento de planilhas em VBA de forma avançada.

      Garanto que alavancará fortemente a sua carreira profissional.

      Abraço

      Marcos Rieper

  82. Boa tarde Marcos,

    Tenho interesse em realizar o curso de VBA e a empresa tem interesse em me proporcionar, mas me questionou em relação ao material se teria como receber esta informação, até mesmo por que esta pagando para poder utilizar. Você possui algum plano que contemple esta modalidade?

    Obrigado

  83. Danilo disse:

    Boa Tarde Marcos.
    Quero fazer o curso, mas estou em dúvida se terei problemas com o meu Excel. Tenho um Macbook e o pacote office para MAC. O meu Excel é o Excel for MAC 2011. Tem alguma diferença?

    Um abraço.

    Danilo

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Danilo,

      Na verdade eu nunca utilizei o Excel para Mac, mas acredito que deva ter as mesmas funcionalidades, mas caso haja qualquer problema que você veja que o curso não se aplica a esta versão do Excel, pode entrar em contato e que devolveremos o valor pago sem maiores transtornos.

      Abraço

      Marcos Rieper

  84. Alessandro disse:

    Caro Marcos,

    Primeiro parabéns pelos serviços de informação que presta em seu site!
    Estou me preparando para usar a sua “Planilha de Controle de Estoque Excel” mas senti falta de 2 campos para podermos utiliza-la, que seriam:
    - O valor do frete unitário em “entrada/saída” para entrar nos custos da mercadoria comprada;
    - Que o valor de venda(saída) que é entrado em “movimentação de estoque” apareça em “consulta estoque”
    seria possível acrescentar estes dois itens ? desde já agradeço a atenção.

  85. Alessandro disse:

    Tenho um modelo em excel que utilizo para criar os orçamento que envio para meus clientes e todos ficam salvos em uma pasta com suas numerações sequenciais. 2013001…2013002…

    Gostaria de saber se é possível contratar seus serviços para realizar o seguinte abaixo:

    – Levando em conta que cada arquivo tem as células nas mesmas posições A10(Cliente) B13(Telefone)…, Gostaria da criação de um banco de dados que extraia destes arquivos os dados e monte uma base de dados.

    - Relatórios/Gráficos com estatísticas de valores e itens que estão dentro destes arquivos

    Basicamente eu gostaria de puxar os dados que estão nestes orçamentos para poder trabalhar montando uma base de dados com Cliente…Tel…Endereco…E-mail…

  86. Rogerio disse:

    Marcos boa noite, por gentileza poderia me ensinar como se faz aquela planilha cadastro vba-2 no excel apenas a pagina sobre

  87. Daniel disse:

    Poxa… ja procuro faz algum tempo alguma luz para comecar a fazer dois tipos de VBA e nao encontro.
    Um VBA que no Excel corrija os intervalos de algumas formulas que por padrao comecem, por exemplo, na 4a. linha e terminem na 500a. linha, sempre. Sempre que movem ou deletam os dados em uma etapa da producao, preciso renomear as faixas dos intervalos para numero 4 nas formulas e numero 500 a fim de que as formulas abranjam os intervalos de dados desejados.

    Outro VBA que precisaria de uma luz é mais simples. Seguindo intervalo de numeros em uma aba, ao clicar em um botao Avancar e outro botao Voltar visualizassemos os numeros marcados em uma cartela a fim de que com o avanco ou recuo rapido visualmente identificassemos onde estao caindo os numeros sorteados.

    Ajudem-me, por favor.

  88. Bruno disse:

    Boa tarde Marcos!
    Estou tentando criar uma VBA que utiliza a função de geração de numeors aleatórios na aba analia de dados. Consegui colocar para o usuário da planilha escolher tipo de distribuição,numero de variáveis, o único parametro de deu problema foi de escolher a méida. No VBA coloco o endereço que será digitada a media porém ao simular aparece um aviso dizendo que devo escolher numeros sendo que na celula designada tem numeros mesmo. Segue programa abaixo: ( o erro ocorre devido a celula E2)

    Application.Run “ATPVBAEN.XLAM!Random”, Sheets(“Simulação_estações”).Range(“$A$1″), Sheets(“Seleção_Estação”).Range(“$B$2″), Sheets(“Seleção_Estação”).Range(“$C$2″) _
    , Sheets(“Seleção_Estação”).Range(“$D$2″), , Sheets(“Seleção_Estação”).Range(“$E$2″), Sheets(“Seleção_Estação”).Range(“$F$2″)

  89. celso disse:

    como faco pra comprar as planilhas prontas ???

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Celso,

      Todas as planilhas do site podem ser usadas livremente para uso de pessoas físicas e jurídicas. Exceção á comercialização de artigos, aulas ou planilhas.

      Desta forma fique a vontade para utilizar qualquer planilha. Para baixá-las clique no botão Download ao final do artigo.

      Abraço

      Marcos Rieper

  90. marcio disse:

    Prezado Marcos, fiz uma planilha que relaciona nome de atletas com a documentaçao e tambem local dos jogos. Nao estou conseguindo relacionar o nome do time ao escudo. A planilha esta montanda faltando este detalhe para deixa-la como os times usam. Na verdade quero abolir o uso manual. Nao e para comercializar mas sim para uso proprio. Posso disponibilizar numa boa a planilha

  91. marcio disse:

    prezado, gostaria de uma ajuda para uma planilha, que vincula o nome a uma imagem

  92. ivan disse:

    Olá Marcos, gostaria de saber se o curso de Excel Avançado,cujo preço é de R$69,00, tem material de apoio ou são só as vídeo-aulas mesmo. Se não houver material, você indica algum livro como referência para o curso. Além disso, gostaria de saber o procedimento para acessar as aulas após o pagamento.
    Obrigado.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Ivan,

      O curso possui material de apoio com apostila, vídeos, planilhas e arquivos que acompanham todas as aulas, aonde o estudante acompanha de forma prática todas as aulas de forma didática.

      Muito obrigado pela sua compra.

      Abraço

      Marcos Rieper

  93. ivan disse:

    MARCOS, JÁ PROCUREI NO SITE A OPÇAO DE ACESSAR OS CURSOS ADQUIRIDOS, MAS NÃO A ENCONTRO!! COMO FAÇO PARA ACESSAR O CURSO APÓS A COMPRA??
    OBRIGADO,
    IVAN.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Ivan,

      Muito obrigado pelo seu contato. Após a compra você irá acessar o curso em http://www.guiadoexcel.com.br/moodle, este link e as instruções com o seu usuário e senha são enviados logo que é realizado o pagamento para o seu e-mail junto com outras informações.

      Desculpe a demora na resposta, estava viajando e sem internet e computador.

      Abraço

      Marcos Rieper

  94. Cledenilson Almeida disse:

    Boa Noite Marcos.
    Meu querido eu gostaria só de saber qual o próximo passo sendo que o valor do curso de VBA foi debitado de minha conta hoje pela manhã. Como devo proceder agora?

    Grato… Cledenilson Almeida.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Cledenilson,

      Muito obrigado pela sua compra. O sistema envia automaticamente o seu cadastro por e-mail, ás vezes pode ter caído na caixa de Spam na época, verifiquei o seu acesso nos logs do curso e vi que está assistindo.

      Qualquer dúvida pode contar com o nosso apoio durante o curso, pode me mandar por e-mail em marcos.rieper@gmail.com

      Abraço

      Marcos Rieper

  95. Porque eu fiquei com essa cara de mau???… rsrsrs

  96. Anderson Leal disse:

    Olá Marcos,

    Queria parabenizá-lo pelo site, é muito bom e já me ajudou em muita coisa. Gostaria da saber se pode me ajudar.

    Tenho uma arquivo do Excel que ao clicar para abri-lo, ele deixa a planilha invisível, e então é exibida uma tela de login, onde insere-se usuário e senha e se estiver correto, a planilha é deixada vísivel novamente.
    O problema é que se tiverem outras pastas do excel abertas, estas também ficarão invisíveis, sendo reexibidas somente ao efetuar o login. Gostaria que as outras pastas continuassem visíveis. Tô usando o seguinte código para exibir a tela antes das planilhas:

    Application.Visible = False
    UserForm1.Show

    O método application deixa invisíveis todas as pastas do excel, gostaria de aplicá-lo a uma pasta específica.

    Aguardo resposta.

    Até mais!

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Anderson,

      Para ocultar o documento Excel que estiver aberto utilize o seguinte código:

      Windows(“ApresentacaoDadosCamera.xlsm”).Visible = False

      Para reexibir:

      Windows(“ApresentacaoDadosCamera.xlsm”).Visible = False

      Para ocultar uma planilha utilize o seguinte código:

      Sheets(“Apresentação dos dados”).Visible = False

      Para reexibir uma planilha utilize o seguinte código:

      Sheets(“Apresentação dos dados”).Visible = True

      Abraço

      Marcos Rieper

  97. Jose Carlos disse:

    Bom dia Marcos,
    Já estou me aventurando no VBA, mas já encontrei umas barreiras, gostaria de saber como fazer para restringir dados duplicado num textbox, já vi alguns code na net, mas não sei como colocar na textbox. Fico agradecido se me ajudar.

    já estou entudando as aulas, muito boas.

    obrigado.
    Jose

  98. Como busco mais duas característica neste comando . Hoje busca caçamba de acordo com a maquina(modelo). Obrigado

    Private Sub txtMaquina_Click()

    txtCacamba.Clear
    Modelo = txtMaquina

    linha = 2
    Do Until Sheets(“bco”).Cells(linha, 1) = “”
    If Sheets(“bco”).Cells(linha, 2) = Modelo Then

    txtCacamba.AddItem Sheets(“bco”).Cells(linha, 3)

    linha = linha + 1
    Else
    linha = linha + 1

    End If

    Loop

    End Sub

  99. Israel disse:

    Bom dia!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu site. É de grande valia saber que pessoas como você estão dispostas a compartilhar determinados conhecimentos.

    Sem delongas, gostaria de saber se pode me ajudar num código VBA de uma planilha que estou trabalhando. É uma planilha de cálculo de hora extra, possuindo um banco de dados com o nome dos funcionários e o espelho para cada um deles. Então criei um formulário para quando fosse necessário adicionar um novo funcionário à planilha com um código que ao inserir um novo funcionário ele adicione automaticamente um novo espelho (sheet) referente ao funcionário e o código deve copiar as informações do funcionário adicionado para o espelho, só que quando executa o código ele adiciona o funcionário e o espelho, mas ao invés dele adicionar somente o funcionário que eu quero ele continua criando novos espelhos.

    Segue o código abaixo.

    ‘Local onde os valores da Lista são atribuídos na Planilha BD_FUNCIONÁRIOS
    Const sFUNCIONÁRIO As String = “B4″
    Const sFUNÇÃO As String = “B5″
    Const sMATRÍCULA As String = “G4″
    Const sSALÁRIO As String = “G5″

    Dim lFirst As Long
    Dim wsBD_FUNCIONÁRIOS As Worksheet
    Dim lRow As Long

    Set wsBD_FUNCIONÁRIOS = ThisWorkbook.Sheets(“BD_FUNCIONÁRIOS”)

    With wsBD_FUNCIONÁRIOS
    lFirst = Range(“B4″).End(xlDown).End(xlDown).Row

    ‘A contagem se inicia em 4 porque a linha 1,2 e 3 é o cabeçalho
    For lRow = .Cells(.Rows.Count, “B”).End(xlUp).Row To lFirst
    ‘ Copia um dos Modelos para a pasta de trabalho
    ActiveWorkbook.Sheets(“AA”).Copy After:=Sheets(Sheets.Count)
    Set ws = Sheets(Sheets.Count)
    ‘Nomeia a nova planilha
    NOME = InputBox(“Informar nome da nova planilha”) ‘solicita o nome da nova planilha
    ActiveSheet.Name = NOME
    ‘Entra com os registros da tabela em Lista na nova Planilha
    ws.Range(sMATRÍCULA) = .Cells(lRow, “B”)
    ws.Range(sFUNCIONÁRIO) = .Cells(lRow, “C”)
    ws.Range(sSALÁRIO) = .Cells(lRow, “D”)
    ws.Range(sFUNÇÃO) = .Cells(lRow, “E”)
    Next lRow
    End With

    Grato pela Atenção!

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Israel,

      Obrigado pelo seu contato e elogios ao site, fico muito feliz.

      Com relação á sua dúvida, o código de inserção da planilha está dentro do loop FOR e por esta razão ele fica repetindo até a última linha da sua planilha.

      Abraço

      Marcos Rieper

  100. Ruberval disse:

    Boa tarde,
    estou com um problema com a fórmula MAIOR, quando tenho por exemplo dois numeros com o mesmo valor ele só me trás um ex.
    a- 50 bola
    b- 50 balão
    c- 35 lapis
    d- 30 luva

    se eu usar afórmula para os 3 primairos valores terem a seguinte resposta

    1- bola
    2- bola
    3- lapis
    a fórmula não me traria como o segundo maior numero balão també com 50.

    como resolver esse problema ?

  101. Anderson Leal disse:

    Estou usando o código: Application.Visible = False para deixar uma pasta invisível, mas o problema é que ele deixa todas as pastas abertas invisíveis, gostaria de deixar somente um arquivo invisível, enquanto os outros fiquem abertos normalmente. Isto é possível?

    Obrigado!

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Anderson,

      Para ocultar o documento Excel que estiver aberto utilize o seguinte código:

      Windows(“ApresentacaoDadosCamera.xlsm”).Visible = False

      Para reexibir:

      Windows(“ApresentacaoDadosCamera.xlsm”).Visible = False

      Para ocultar uma planilha utilize o seguinte código:

      Sheets(“Apresentação dos dados”).Visible = False

      Para reexibir uma planilha utilize o seguinte código:

      Sheets(“Apresentação dos dados”).Visible = True

      Abraço

      Marcos Rieper

  102. Anderson Leal disse:

    Marcos,

    Funcionou direitinho, porém, há um problema: ao abrir o arquivo, não existindo outras pastas do Excel abertas, e ao clicar para cancelar, ele fecha a pasta mas o arquivo MinhasFunções permanece aberto. MinhasFunções é um suplemento. Tentei fechá-lo, mas não adianta. E agora? O que fazer?

    Obrigado.

  103. Rodolfo disse:

    Marcos,
    Venho garimpando a internet atrás de uma solução que implica em
    testar o código para quebra de pagina a fim de, ao encontrá-lo, fechar a página do relatório com uma borda. Ficaria muito bom em formatação condicional, já que a quebra é colocada em linhas variáveis pois uso linhas de tempo variáveis conforme o processo, e a quebra se dá nos meses de jun ou dez (o que estiver mais próximo).
    Agradeço toda a ajuda.

  104. Hugo Martins disse:

    Boa tarde. Trabalho com compras e tenho uma planilha onde insiro os orçamentos.
    Nas tres primeiras colunas eu insiro o item a ser cotado, Quantidade e unidade; a cada duas colunas eu insiro os valores unitarios e o total enviados pelos fornecedores. Isso se repete de duas em duas colunas para casa fornecedor. Na ultima columa eu utilizei a função MÍNINO para me dar menor cotação. Como eu faço para ter o menor valor diferente de zero se um valor de coluna estiner zerada?

  105. Guedes disse:

    Preciso de uma planilha para controle de reclamação de clientes, vcs têm?

  106. Rafael Brasil disse:

    Ola Marcos tudo bem?,
    estou tendo uma grande dificuldade, que acredito ser facil de responder.

    Tenho uma base com logins e senha, gostaria que quando o usuario digitasse seu login na Plan1 aparecesse todos os dados de data e hora, que estão gravados na Plan4
    Fiz alguns teste, e quando o login e digitado, nao aparece os dados em ordem, pois na Plan4 os dados do usuario digitado esta aleatorio.

    qual formula posso usar, ou metodo?

    no link abaixo, a planilha

    http://cjoint.com/?DAyv1XyjWia

    http://cjoint.com/14jv/DAyv1XyjWia_teste_-_copia.xlsm

    Muito Obrigado Pela Atenção

    Abraços

  107. Cristiano disse:

    Boa Noite Marcos, essa planilha que você fez é perfeita pra mim porém com algumas alterações. Primeiro parabens pelo trabalho, muito bom o site, sempre venho aqui. Agra é o seguinte eu baixei essa planilha e fz algumas modificaçõoes e agora quando clico em salvar a parte dos itens não vai para a planilha reservada para tal. Como posso lhe mostrar para que se possivel você me ajudar?? Obrigado Boa noite!!!

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Cristiano,

      Obrigado pelos elogios ao site, ficamos satisfeitos que a planilha tenha sido útil.

      Infelizmente no momento não estamos realizando trabalho de consultoria por uma questão de tempo, mas posso te indicar empresas que possam auxiliá-lo.

      Abraço

      Marcos Rieper

  108. Adriano disse:

    Marcos, bom dia

    O certificado é reconhecido pela Microsoft? Ou tem como fazer algum teste de proficiência junto aos mesmos para obter essa certificação?

    Grato,

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Adriano,

      O curso não é certificado Microsoft, para isso será necessário realizar uma certificação a parte em um Centro Microsoft.

      Mas o curso é bastante amplo e atende bem o mercado profissional, demonstrando as ações avançadas do Excel.

      Abraço

      Marcos Rieper

  109. Marcos Bust disse:

    boa tarde chara!

    cara, preciso aprender a fazer programação nas macros… qual curso vc indica?? Avançado ou VBA?

    abs

    Marcos Bust

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Marcos,

      Obrigado pelo seu interesse nos cursos do Guia do Excel.

      No caso de programação VBA o mais indicado é o nosso curso de VBA que ensina desde a lógica de programação até a programação VBA, garantindo assim que o aluno tenha um ótimo aprendizado e possa se desenvolver sempre mais, mesmo depois do curso.

      Os detalhes do curso você pode conseguir no site http://www.cursovba.com.br ou no meu e-mail para qualquer dúvida marcos.rieper@gmail.com.

      Abraço

      Marcos Rieper

  110. Cristiano disse:

    Boa noite Marcos gostaria se possível que você pudesse me ajudar com a minha planilha. Trabalho com uma planilha de orçamento e salvo os dados em outra e gostaria de pegar dados por ex: na plan 1 e copiar para plan 2, porém quando copiar ir para proxiima linha vazia. Qual a macro que devo usar?

  111. Boa tarde ! marcos
    Cara preciso muito da sua ajuda, vou direto ao assunto para não estender muito o comentario. estou precisando de um sistema para gerar etiquetas no próprio excel para impressora zebra , na descrição da etiqueta tem que ter ( numero da nota fiscal) (DN que e o código do produto ) (quantidade de volume) ( origem do produto com 3 letras )(destino 3 letras ) e quantidade de etiquetas que vai ser impressa de um 1 ate , ja temos o layout pronto e a planilha de consulta com todos os dades . vou ficar aguardando seu contato

  112. Olá amigo, Estou querendo criar uma consulta online pelo Excel tipo dos correios mas esse é pelo controle de saldo dos cartões digitais (vale-transporte) do site http://www.passefacil.com.br por exemplo: aqui onde eu trabalho tem vários cartões empresariais que estão com funcionários em vários locais diferentes, de todos esse funcionários nós queremos consultar a situação da carga de cada cartão vale-transporte, se já caiu, ou está pendente ou sem carga. segue o meu numero digital para consulta Nº 696332. fico no aguardo!

  113. douglas disse:

    bom dia Marcos, me interessei pelo curso de VBA, gostaria do seu contato de e-mail para maiores informações.
    Grato

  114. Greice disse:

    Boa tarde.
    Preciso de uma planilha para controle de vencimentos de tributos ,caso o vencimento caia em um fim de semana ou feriado retorne o dia útil anterior.

  115. benhur disse:

    marcos.

    o teu curso fornece certificado?

    vlw

  116. Fabiola disse:

    Marcos estou a ponto de eloquecer tenho excel 2010 e várias tabelas dinamicas no mesmo arquivo tenho tabela agrupada por mês e outras por ano quando tenho que fazer alguma modificação em uma das tabela todas as outra modificam simultaneamente e o que era só mês traz dados de ano e mês e vice versa.
    Você sabe como desvincular a alteração de layout entre as tabelas dinamicas.
    Obrigada

    • Marcos Rieper disse:

      Boa tarde Fabíola,

      Este problema ocorre quanto se copia a tabela dinâmica e a utiliza com dados diferentes, crie uma nova a partir do 0 para cada tabela dinâmica, assim elas ficarão desvinculadas.

      Abraço

      Marcos Rieper

  117. Wagner disse:

    Olá, Marcos.

    Estou construindo uma planilha para cálculo de prazos processuais (judiciais). Por isso, preciso de uma fórmula que comece a contar um determinado número de dias (15, por exemplo) a partir do primeiro dia útil seguinte ao da publicação de uma determinada nota de expediente. Esses 15 dias devem ser contados de forma ininterrrupta (já tentei utilizar a função DIATRABALHO, mas ela não funciona porque exclui os sábados e domingos da contagem), e o último dia do prazo deve ser um dia útil também.
    Dito de outra forma: os sábados, domingos e feriados postergam tanto o primeiro quanto o último dia do prazo a ser contado, mas, uma vez iniciada a contagem, não devem interferir no seu decurso.

    Agradeço, desde já, por qualquer auxílio.
    Wagner

  118. André disse:

    Bom dia, Marcos!!

    Baixei a planilha de controle de produção, muito boa!!

    Gostei que quando o valor está quase 100% fica com um check, quando está médio uma exclamação e ruim um X.

    Gostaria de saber como faço para inserir esses dados e predeterminar esses valores!!

    Estou usando o excel 2007 (sim, bem desatualizado… mas é o que a empresa me deu…)

    Obrigado!!!

  119. Adilson disse:

    Olá Marcos Rieper,

    Você faz planilha por encomenda. necessito muito de uma modificação de uma planilha para controle de estoque que possuo, na verdade falta ajustar alguns detalhes.

    Desde já agradeço a atenção e aguardo um contato.

  120. Olá Marcos, parabéns pelo teu site, muito bom!
    Gostaria de saber se tem como criar um formulário para atualizar os vínculos entre duas pastas de trabalho do excel.
    Ex: tenho três pastas, uma (nº1) para inserção de dados, uma (nº2)para tabelas com contagem dos dados e uma terceira (nº3)só para os gráficos; gostaria de atualizar a referência utilizada na fórmula sem ter que refazer todo o trabalho novamente.
    Obrigado…

  121. Debora disse:

    Bom dia, preciso de uma planilha que calcule adicional noturno. Você tem algum curso ou material que possa me ajudar a desenvolver? Obrigada

  122. Priscilla disse:

    Marcos, estou tentando usar a fórmula Procv na minha planilha de pagamento de fornecedores junto com o extrato do banco, porém algo está errado na fórmula e nunca consigo conciliar os dados.
    Você poderia me ajudar com minha planilha? Favor entrar em contato por e-mail para que eu lhe mande uma cópia.
    Muito grata.

  123. Garcia disse:

    Estou interessado em adquirir o curso avançado. As aulas são somente via internet ou há como comprar também um DVD com as aulas para assistir no futuro? Obrigado!

    • Marcos Rieper disse:

      Boa tarde Garcia,

      Muito obrigado pelo seu contato, o curso é totalmente online e você pode acessar ele de qualquer lugar durante 6 meses 24 horas, todos os dias da semana, através de um login e senha enviado após a sua compra.

      Qualquer dúvida por favor fique a vontade para entrar em contato pelo e-mail marcos.rieper@gmail.com.

      Abraço

      Marcos Rieper

  124. Cleiton disse:

    Boa Noite!! Gostaria de seu contato, pois tenho uma planilha de fluxo de caixa e gostaria de contratar seus serviços para adequação da mesma a realidade da empresa que estou trabalhando. Certo de um breve contato, agradeço antecipadamente.

    Cleiton Cavalcanti

  125. Paulo ROberto disse:

    Gostaria de entrar em contato com vc via e-mail, isso seria possivel?

  126. vitor disse:

    Marcos,

    peço desculpas…. Como não li o aviso de que a senha seria enviada por email, passei batido. Já visualizei.

    grato

  127. Marcos, boa noite.

    Estou querendo montar uma planilha para controlar uma linha de produção, onde quero que o peão anote o peso em uma célula A1, e o Excel me forneça automaticamente na célula A2 a hora em que esta célula A1 foi modificada. Você conhece algum jeito?

    Parabéns pelo seu trabalho,
    Alexandre

  128. Riptor disse:

    Saudações, Marcos. Alerto que o mapeamento dos feeds do seu site está bloqueado, tendo parado de 25 de outubro de 2013. http://feeds.feedburner.com/GuiadoexcelcombrSeuMelhorSiteSobreExcel

  129. Alex disse:

    Marcos, Boa noite.

    Caso compre o curso de VBA como é transmitido o material?

    É através de videos que você disponibiliza apos o pagamento?

    Aguardo retorno.

    Att.

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Alex,

      Muito obrigado pelo seu contato.

      O curso é totalmente online com materiais como vídeos online, planilhas, apresentação em powerpoint, tudo disponível em um ambiente e-learning que você acessa online através do seu login e senha.

      Após a confirmação do pagamento o sistema envia um e-mail com os dados de acesso para o aluno e ficará disponível por 6 meses de acesso com o único pagamento realizado de R$ 99,00.

      Abraço

      Marcos Rieper

  130. Josiane disse:

    Olá Marcos,

    Estou a procura de um curso de Macros em VBA, tenho um grande desafio profissional na empresa em que trabalho, pois aqui todos trabalhamos com sistema SAP e muitos relatórios manuais para análise e levantamento de dados, tudo gira em torno de buscar dados dos relatórios do SAP exportados para Excel para desenvolver outros relatyórios e formulários que visam agilizar o trabalho de cada pessoa, em fim, sou contadora e usamos muitos processos de resultados de indicadores, bem como consolidação de dados para rotinas realizadas mensalmente, apenas atualizando os dados do mês naterior para o atual.
    Como pode ver, tenho muitas oportunidades de elaboração de Macros, já trabalho com algumas simples, mas preciso de algumas mais avançadas que façam por exemplo o seguinte:
    **Abrir arquivo excel do diretório C:\ ou outro indicado ao exportar do Excel e realizar as funções que eu preciso no modelo a ser apresentado;
    **Buscar dados a partir de referências em um intervalo de linhas e colunas, não só nos campos fixos que eu normalmente tenho quando gravo apenas uma macro simples;
    **Buscar dados do arquivo excel do diretório, independente do layout que ele apresenta, exemplo: colunas em branco, linhas em branco etc..
    Será que este seu curso online me atende??

    Att;

    Josiane

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Josiane,

      Muito obrigado pelo seu contato e interesse no curso de VBA Excel.

      O curso foi criado exatamente para os profissionais que precisam realizar estas tarefas em suas empresas, ensinando desde a lógica de programação até a programação em Excel VBA.

      Com certeza conseguirá realizar estas tarefas até a conclusão do curso, qualquer dúvida sobre o mesmo entre em contato sempre que necessário.

      Abraço

      Marcos Rieper

  131. JB disse:

    Olá, gostaria de saber se é possível obter o valor da largura (width) de uma Label através de uma variável. No decorrer do código a label cresce e necessito que uma variável obtivesse a largura. Estou fazendo uma barra de progresso.

  132. Francisco disse:

    Marcos boa tarde,

    Estou querendo adquirir o seu curso de Excel Avançado, porém não tenho muito tempo livre, e gostaria de saber como funciona o seu material do curso.
    Se os vídeos aulas são apenas online ou tenho como salvar na mina maquina?
    Se tem apostilhas didáticas?
    Fico aguardando o seu retorno.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Francisco,

      Muito obrigado pelo seu contato.

      O curso é totalmente online, você acessa os vídeos a partir de um ambiente e-learning com aulas sequenciais e material didático para cada aula.

      Os vídeos ficam disponíveis neste ambiente durante 6 meses e não podem ser baixados, mas todos os materiais didáticos podem ser baixados, o que inclui planilhas e apostila de Excel Avançado.

      Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pelo e-mail marcos.rieper@gmail.com.

      Abraço

      Marcos Rieper

  133. Alex disse:

    Prezado Marco,
    Boa noite.

    Tem previsão para algum curso de excel INTERMEDIÁRIO, pois o meu conhecimento é pouco e gostaria de realizar o avançado para almejar um novo trabalho.

  134. Carlos Silva disse:

    Ola Marcos
    Baixei a planilha Cadastro de Clientes no Excel com VBA com busca CEP, gostei muito, precisava que tivesse mais campos como:e-mail
    telefone, celular, data aniversario, Obs, e que pudesse consultar
    o cadastro e aniversariante do mês.
    Como poderei conseguir esta planilha.
    Aguardo resposta
    Att Carlos

  135. Daniel Rocha disse:

    Caro Marcos, gostaria que me indicasse planilha(s) com alerta de vencimento de data. Grato

  136. Cris disse:

    Boa tarde Marcos, preciso saber se tem alguma forma de colocar aviso no excel, para começar avisar uns cinco dias antes do prazo de vencimento. Grata.

  137. Olá Marcos, Boa Tarde ! Estive olhando seu site e me interessei muito pelo conteúdo. Estou enfrentando alguns problemas na empresa em que trabalho com relação à Controle de Estoque. Baixei sua planilha para controle de estoque porém, não tenho familiaridade com Tabelas Dinâmicas ! Gostaria que Você me desse alguma dica de como posso controlar esse estoque sem a utilização de Tabelas Dinâmicas. Também, estava criando uma planilha para Controle de Produção, utilizando como base a função SE aninhada, porém o número limite de funções SE que o excel permite não será suficiente para a quantidade de produtos que Eu tenho na linha de produção da empresa. Havia pensado na função PROCV, porém teria que declarar os valores em uma planilha e não quero fazer isso. Se possível, me passe seu contato para que Eu possa te enviar a planilha e Você ver como é o layout e qual é a minha ideia na sua criação. Desde já agradeço, e parabenizo pelo ótimo site.

  138. Norton Falarz disse:

    Em primeiro lugar agradeço muito a disponibilização dos trabalhos que são muito bons e úteis! Gostaria de perguntar, na planilha de fluxo de caixa, é possível alguma recomendação para conseguir utilizar ela com coluna de Orçado e Realizado? Muito obrigado

  139. Régis disse:

    Já fiz teu curso, parabéns site, ótimas planilhas.
    qual é a linha de comando necessária para zerar as variáveis
    ex.: Dim lTeste as String

    Pois tenho um módulo que chama outros módulos que contem variaveis com nomes iguais, e algumas variaveis não funcionam

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Régis,

      Obrigado pelo retorno sobre o curso, fico feliz que tenha gostado.

      Sobre a sua dúvida, a declaração da variável está como privada neste caso ela não tem problema de conflito com variáveis com o mesmo nome em outros módulos.

      Sugiro que verifique novamente o nome das variáveis e se os valores estão sendo passados de forma correta ás mesmas.

      Caso queira me mandar o problema que está ocorrendo por e-mail para eu verificar melhor: marcos.rieper@gmail.com.

      Abraço

      Marcos Rieper

  140. Boa tarde Marcos,
    Estou matriculado no curso VBA Avançado. Não foi possível concluir
    o curso até a data limite marcada. Solicito dilação do prazo para
    dezembro 2014. Viagens a serviços impediram-me de concluir no tempo acordado.

  141. Nilson disse:

    Boa Noite!

    Marcos como vai tudo bem?estimo que sim, meu amigo gostaria de saber se você dar aula presencial e os valores ou forma de pagamento em fim .

    aguardo seu retorno me mande um e-mail que retorno.
    Abraços!
    Nilson.

  142. Derimar disse:

    Olá, tenho um número 123/15 e preciso usar o 1° valor (123) e somar 1, formando o 124/15, depois pegar o 124 e somar 1… e assim por diante. Podes me ajudar?

    Desde já agradeço.

  143. Anderson Leal disse:

    Olá Marcos,

    Preciso de uma função que realize a soma de taxas de juros, da seguinte maneira: (1 + taxa1) * (1 + taxa2) * (1 + taxa3) …
    A fórmula soma a cada taxa o valor 1 e depois multiplica todos os valores encontrados. Gostaria de criar um função própria para isso. Obrigado.

    Anderson Leal

  144. Boa noite Marcos,
    estou fazendo o curso de Excel avançado.
    Este curso não tem uma apostila ?

    Att
    Giovanni

  145. Flavia disse:

    Oi Marcos!!! Preciso de ajuda, rs. Tenho uma planilha com total de vendas, tendo duas colunas: PRODUTOS [nome do produto vendido] e TELEFONE (telefone de quem comprou). Preciso separar cada produto numa planilha, contendo telefones atribuídos a ele. São cerca de 12 produtos, ou seja, tenho de criar as 12 planilhas [nome produto + telefones]. Qual melhor caminho para fazer isso? Desde já agradeço a orientação.

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Flávia,

      Neste caso a separação pode ser feita manualmente, dado que são poucos produtos, bastando primeiro classificar por ordem de produto e depois recortá-los.

      Caso seja uma operação recorrente pode fazer uso de VBA para automatizar a ação.

      Abraço

      Marcos Rieper

  146. Boa noite Marcos!!!

    Fiz a inscrição no curso de VBA avançando com o intuito de corrigir uma limitação da função PROCV que apesar de ser muito poderosa, ainda tem limitações como por exemplo: se tenho mais de um valor em uma única célula e preciso saber se esses valores existem em outras células de outras planilhas o PROCV somente os encontraria se todos estivessem na mesma ordem.Para exemplificar o meu problema temos o seguinte caso: na célula A1 da planilha 1 tenho os seguintes valores: 1 , 2 , 3 já na célula C4 da planilha 2 tenho os mesmos valores porém em ordem trocada 3 , 2 , 1 e na célula B2 da planilha 3 tenho apenas os valores 3,2. gostaria de saber se o VBA consegue me ajudar nesse tipo de problema. eu tenho as planilhas reais caso você possa me ajudar.
    certo de sua compreensão
    Desde já agradeço

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Eduardo,

      Muito obrigado por ter adquirido o curso de VBA, ele ensina a programar em VBA e a desenvolver seus próprios projetos e entender códigos de outros.

      No caso temos a solução pronta neste artigo: http://guiadoexcel.com.br/procv-varios, não sendo necessário utilizar VBA para esta tarefa.

      Abraço

      Marcos Rieper

      • Boa tarde Marcos!

        Talvez eu tenha me expressado mal quando disse que me inscrevi no curso por conta de um problema, na verdade eu tenho muito interesse em aprender e aprofundar muito no VBA e para isso estou assistindo todas as video aulas…

        Eu mandei a pergunta porque não sou muito experiente com programação em Excel nem VBA ainda, e preciso além do curso de um suporte seu que já tem uma vasta experiencia com projetos aplicados.

        de toda forma o exemplo que você me passou não serve para o meu caso, pois é mais complexo do que o que foi apresentado.

        talvez fosse melhor que eu te enviasse o problema com uma explicação para você ver o cenário real.

        de toda forma agradeço.

        se puder ajudar me informe seu e-mail que lhe passo o problema.

        Abraço

  147. Raphael disse:

    Boa tarde Marcos,
    acompanha seu site a bastante tempo, inclusive boa parte do conhecimento que tenho hoje, vem dos seus posts.
    Antecipadamente muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    Gostaria de uma ajuda para encerrar um controle que estou desenvolvendo em excel.
    Preciso saber como criar uma lista suspensa com a função de autocompletar, ou seja, na clicar na celular e digitar a(s) letra(s) da palarva, a lista suspensa já sugere algumas opções cadastradas.

    Encontrei uma solução pelo google, mas confesso que não entendi nada.

    Se puder me ajudar mais um vez, lhe agradeço muito.

    Abs
    Raphael
    Cotia/SP

  148. Prezado Marcos

    Bom dia

    Venho por meio deste, dizer que fiquei muito satisfeito com o que aprendi ao longo do curso avançando de excel, tomei conhecimento de varias situação que eu ainda não conseguia desenvolver!!

    Abraços
    Franck

  149. Pedro.Coelho disse:

    Gostaria de saber se o curso tem certificado para o aluno ao fim do curso

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Pedro,

      Muito obrigado pelo seu contato.

      Ao final do curso o aluno envia um e-mail avisando da conclusão, que é avaliada e é enviado o certificado com a grade e a quantidade de horas estudadas.

      Abraço

      Marcos Rieper

  150. rodrigo oliveira disse:

    olá. Considero que eu tenho algum conhecimento em excel. Não sei nada mesmo de VBA. Minha dúvida é se o curso de VBA exige um conhecimento mais aprofundado ou não. Nesse caso queria uma dica. Faço o VBA ou o excel avançado primeiro?
    Obrigado

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Rodrigo,

      Muito obrigado pelo seu contato.

      O curso de Excel Avançado é ótimo para quem tem conhecimento intermediário em Excel, e o de VBA também serve para quem tem conhecimento intermediário em Excel, na verdade os dois complementam o conhecimento em Excel, mas não são pré-requisitos um para o outro.

      Então pode fazer qualquer um dos dois primeiro, muito obrigado pelo seu contato, qualquer dúvida pode entrar em contato sempre que necessário.

      Abraço

      Marcos Rieper

  151. Bom dia, Marcos.

    Sou servidor da Agência Nacional de Energia Elétrica e tenho utilizado muitas dicas e modelos de planilhas para implementar em nossa rotina de monitoramento e controle. Trabalho com planejamento estratégico e suas dicas sobre indicador de velocímetro foram essenciais.

    Contudo, gostaria de tirar uma dúvida quanto à parametrização de um indicador que está me tirando o sono. Para ilustrar, vou inserindo os prints das páginas, ok?

    Vamos lá: Os indicadores em formato de velocímetro apontam para direita, de 0% a 100% com a interpretação de “quanto maior-melhor”. Mas para manter o formato padrão para todos os indicadores, como eu faria a mesma representação mas agora com a interpretação de “quanto menor-melhor”?

    Neste caso do OE – 1 – Ind. 1.1 – SFG, abaixo, supondo que a interpretação do indicador fosse “quanto menor-melhor” e a meta a ser atingida é a de reduzir para 10 a quantidade de reclamações e o real está em 12, por exemplo, como representar essa redução da esquerda para a direita?

    Obs: O ponteiro vermelho pontilhado é a meta e o ponteiro preto é o real

    As fórmulas para os ponteiros são as que vc ensinou
    Base =- COS(PI() * ABS(E4 / F4))
    Extremidade =SEN(PI() * ABS(E4 / F4))

    Obs: As fórmulas das colunas O e P são apenas para a circunferência, ok?

    Para finalizar, como poderia postar essa dúvida em seu site?

    Muito, mas muito obrigado mesmo se tiver tempo de responder essa mensagem.

    Att,

    Obs: Tentei inserir as telas aqui mas não consegui

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Vinícius,

      Obrigado pelo retorno sobre o nosso trabalho, ficamos muito felizes em saber.

      Sobre a sua dúvida, fiz aqui um teste da forma como você precisa, simplesmente mudei os valores para negativo, tanto da categoria, quanto do mostrador, com a diferença de que os números ficaram negativos.

      Tente alterar os valores da categoria e também da amplitude.

      Abraço

      Marcos Rieper

  152. Rafael Dias disse:

    Marcos, boa tarde.

    Você possui suas publicações (mais de 300)em Livro ou PDF? Caso tenha as lições e exemplos para venda estou interessado.

  153. Bernz disse:

    Boa Tarde Marcos, eu to com um problema simples mas n estou conseguindo resolver.. preciso elaborar uma planilha onde tenha 4 fonte de dados sendo duas delas nº de nota e duas delas cnpj’s, confronta-las para ver se tem alguma duplicada.. ja utilizei (se(éerros(corresp
    (procv
    entre outras e nenhuma conseguiu me ajudar.. eu primeiramente preciso juntar as informações do nº da nota + cnpj (utilizei o concatenar) pra depois descobrir se tem alguma duplicada com a segunda base de dados q fiz o mesmo.. mas não consigo.. tem alguma idéia para me ajudar?

  154. Thifani disse:

    Boa tarde,

    Construiu um gráfico dinâmico com dados mensais de faturamento / entregas / peso. Quando clico em dois meses para fazer um comparativo o gráfico faz a soma total dos dados, a coluna só aumenta, é possível que as colunas fiquem separadas?

  155. Douglas disse:

    boa noite marcos, gostaria que você me ajudasse, como eu poderia criar um gráfico de area expansivo, onde a medida que irei incluindo os dados o grafico vai sofrendo alterações.

    poderia me ajudar.

Deixe o seu comentário

 
%d blogueiros gostam disto: