Veja como ficou o Excel 2016! Novos gráficos e funções!

4
Excel 2016

Veja como ficou o Excel 2016! Novos gráficos e funções!

O Excel 2016 trouxe algumas novidades, das quais destacamos:

  • Compartilhar o trabalho em uma mesma planilha, utilizando a gravação na nuvem.
  • Novos gráficos que podiam ser feitos nas versões anteriores com um pouco de trabalho, mas agora são criados automaticamente por processos nativos da aplicação.
  • A nova funcionalidade Planilha de previsão utiliza métodos estatísticos para realizar previsões de uma lista de dados. Na minha opinião uma grande melhoria dado a sua utilidade;
  • Foi criado também um atalho que facilita a vida. A funcionalidade chamada “O que deseja fazer…” é uma pesquisa de processos do Excel, permitindo que você localize de forma rápida e fácil o que precisar do Excel;
  • E por fim o Mapa 3D. O Excel já criava gráficos com mapas utilizando o Power Query, mas agora pode criar também com esta nova funcionalidade.

veja como ficou

A aparência do Excel 2016 não mudou muito, e comparando as guias das versões 2013 e 2016, houveram poucas diferenças, salvo a guia Inserir, que contém os novos gráficos.

Excel 2016 1

Novos gráficos

O Excel 2016 tem nos gráficos  uma das suas novidades, agora é possível criar automaticamente gráficos de histograma, box plot entre outros. Veja todos os novos gráficos.

Gráfico de hierarquia ou Treemap

Este era um dos gráficos mais complexos de serem criados nas versões anteriores do Excel, exigindo muito trabalho manual.

O objetivo deste artigo não é mostrar como criar cada um dos gráficos e mostrar suas customizações e particularidades, mas em próximos artigos pretendemos apresentá-los.

Excel 2016 2

O gráfico Treemap é bastante interessante, porque apresenta os dados categorizados, um gráfico dentro de outro.

No nosso exemplo temos as vendas por região e vendedor, então é fácil de visualizar que o melhor vendedor da região Norte é o João, em seguida o Joaquim e José. Além disso percebemos que a região Norte é a que mais tem vendas, seguida da região Oeste, Sul e por último a região Nordeste.

Gráfico Solar

Este gráfico também era complexo de ser criado em versões anteriores do Excel. Ele é outro gráfico de Hierarquia, pois apresenta subgráficos dentro da mesma estrutura.

Excel 2016 gráfico solar

No exemplo criado temos as vendas por semana, mês e trimestre, percebendo qual período houveram mais vendas.

Gráfico de combinação

O gráfico de combinação utiliza dois tipos de gráfico com eixos diferentes para representar unidades distintas.

Este gráfico era facilmente criado nas versões anteriores do Excel, mas agora é criado também automaticamente pelo Excel 2016.

Gráfico de combinação Excel 2016

No gráfico acima, temos a meta representada no eixo azul, o valor atingido na barra laranja e no gráfico de linha o percentual do valor sobre a meta.

Gráfico de cascata

Este gráfico é utilizado para apresentar a evolução dos dados ao longo do período, representando o crescimento e a queda do mesmo com cores diferentes.

Gráfico de cascata Excel 2016

Perceba no gráfico que o crescimento é indicado com a cor azul e o decréscimo com a cor laranja.

Histograma

O gráfico de histograma realiza um estudo estatístico da distribuição da frequência de dados em classes, de forma que são contabilizados o número de ocorrências de cada classe.

Histograma Excel 2016

Veja no artigo Como criar um Histograma no Excel detalhes para a criação de histogramas, como e quando utilizá-lo.

Diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto é utilizado para destacar os dados que mais contribuem para o total de uma lista de dados. Exemplo, quais os clientes que mais compram, quais os principais problemas de uma linha de produção.

Diagrama de pareto Excel 2016

Veja uma aplicação em Identificação de problemas – Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e 5W2H.

Box plot

O gráfico de Box plot é um gráfico utilizado para demonstrar a distribuição de dados por quartis e também seus valores mínimo e máximo. Este gráfico era muito complexo de ser criado no Excel em versões anteriores e agora é feito com um click.

Box plot Excel 2016

Veja detalhes sobre a utilização deste gráfico no artigo Como criar um Gráfico de Box-Plot Excel.

Planilha de previsão Excel 2016

Uma das principais melhorias do Excel 2016 foi a criação automática de previsões de dados.

Este procedimento não era impossível de ser criado nas versões anteriores, mas dado a sua utilidade e o trabalho para a criação da previsão de dados notamos esta como um bom avanço na ferramenta.

Planilha de previsão Excel 2016

Veja que na linha azul temos os resultados já existentes e á partir destes resultados, com base em cálculos estatísticos o Excel faz três previsões, Melhor resultado, Médio e Pior resultado.

Neste artigo não temos a intenção de apresentar detalhes do uso de cada uma das melhorias no Excel 2016, mas em novos artigos pretendemos explicar como utilizá-las e darmos exemplos de uso.

Gráficos de mapas 3D

A criação de gráficos de mapas no Excel não é novidade, pois pode ser criado também com o Power Pivot. Este gráfico é mais fácil de utilizar, porém, não é integrado com a planilha, toda vez que houverem mudanças de dados é necessário que seja refeito.

Eu vejo mais como um recurso de apresentações de dados em auditórios, pois dentro da planilha ele fica estático perdendo sua qualidade.

Gráfico 3D Excel 2016

Algo legal desta ferramenta é o botão Reproduzir Tour que permite representar o crescimento dos dados e a manipulação do gráfico.

Novas conexões de dados Excel 2016

O Excel 2016 também tem novas conexões de dados, e ainda possibilidade de realizar tarefas do Power Pivot diretamente incorporadas na nova versão.

Novas conexões Excel 2016

Note que temos agora conexões até do Facebook. Ainda não tive tempo de analisar as novas possibilidades de uso de conexões no Excel, mas fiquei entusiasmado com as possibilidades.

O que deseja fazer…

Por fim temos a melhoria, O que deseja fazer. Nela você pode pesquisar as funcionalidades do Excel, podendo acessá-las mais rapidamente.

Excel 2016 1

Neste campo basta digitar e o software irá te apresentar várias possibilidades, além de sugestões de procedimentos do Excel que talvez você não conheça.

Abraço

Marcos Rieper

Marcos Rieper
Casado, 35 anos, analista de sistemas e administrador de empresas. Criou o Guia do Excel em 2010 com o objetivo de auxiliar as pessoas no uso da ferramenta indispensável em qualquer escritório do mundo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Marcos, estou utilizando o 2016, estou utilizando o excel pra extrair informações diretamente de um banco de dados. Saberia me informar se é possível utilizar o valor de uma celular como parametro na consulta do excel.

    Por exemplo

    SELECT filial, unidade, numero, dtemissao, veiculo
    from manifesto
    where dtemissao::date between ‘2014-11-01’ and ‘2014-11-20’

    No lugar de colocar a data, referenciar uma célula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here