Números Romanos no Excel

Veja como inserir números romanos no Excel.

1. Introdução Números Romanos no Excel

Imagine que você precisa converter um número “normal”, ou seja, do sistema de numeração arábico, para um formato de número do sistema romano ou ainda o inverso: obter o correspondente a um número romano em formato convencional. A boa notícia é que o Excel permite obter estas representações usando fórmulas, ao empregarmos as funções ROMANO e ARÁBICO.

Estas funções antagônicas permitem com muita facilidade convertermos os numerais entre estes sistemas de numeração.

2. Como converter um número para o formato romano

Esta conversão poderá ser realizada com a função ROMANO.

2.1. Sintaxe da função ROMANO

Esta função possui 2 argumentos, conforme mostra a imagem a seguir.

Números Romanos no Excel

O primeiro argumento, [núm], é o valor a ser convertido. Conforme pode ser visualizado em sua sintaxe, o segundo argumento [forma] é opcional (isto é notável por conta da presença do nome do argumento entre colchetes). Ele é utilizado para mostrar o resultado de algumas maneiras diferentes caso desejemos e está explorado no item 2.3 deste artigo. Quando não especificado, assume valor 0.

2.2. Exemplos de aplicações da função ROMANO

A imagem a seguir ilustra alguns exemplos de aplicações desta função.

Números Romanos no Excel

2.3. Explorando as variações do segundo argumento: os vários formatos

Conforme dito anteriormente, o segundo argumento da função ROMANO poderá ser utilizado para obtermos variações nos resultados. Curiosamente, um mesmo número arábico poderá ter diversas representações diferentes ao ser convertido em romano.

Tomando o número 99, por exemplo, podemos ter os seguintes resultados:

XCIX: 100(C) -10(X) + 10(X) – 1(I)

VCIV: 100(C) – 5(V) + 4(IV)

IC: 100(C) – 1(I)

Nota-se que podemos ter resultados mais concisos e simplificados. Podemos obter estas variações usando o segundo argumento da função ROMANO, que pode assumir valores de 0 a 4.

Veja na imagem a seguir os vários formatos possíveis diferentes para expressar o número 1999 em romano.

Números Romanos no Excel

2.4. Particularidades da função ROMANO

Ao serem convertidos, os resultados se tornam textos e não poderão ser utilizados diretamente nos cálculos. Além desta, há ainda outras particularidades da função ROMANO.

  • Esta função consegue converter valores até 3999. Caso informemos um valor acima, teremos erro de valor no resultado (#VALOR!).
  • Este mesmo erro ocorre caso informemos números negativos.
  • Caso tentemos converter o número zero, o resultado retornado estará em branco.
  • Outra particularidade é referente a números decimais: a função ROMANO retorna o valor da parte inteira do número (obviamente observando o mencionado no parágrafo anterior), desprezando a parte restante.

A imagem a seguir ilustra estas particularidades.

Números Romanos no Excel

3. Fazendo o inverso: como converter números romanos em formato convencional (arábico)

Esta conversão dá-se através da função ARÁBICO, que, como o nome sugere, converte para o padrão arábico de numeração. Esta função tem sintaxe muito simples, requerendo apenas um argumento que é o texto que expressa o valor em romano.

Números Romanos no Excel

A imagem a seguir mostra o processo de conversão inversa em relação àquela ilustrada na imagem do item 2.2 deste artigo.

Números Romanos no Excel

Download da Planilha Números Romanos no Excel

Realize o download da planilha deste artigo no botão abaixo. Basta se inscrever na nossa newsletter gratuita para o download automático.

Baixe a planilha
Avalie este post

Jardiel Euflázio

Administrador, MOS e MOSE em MS Excel, Jardiel é também MCT e desenvolvedor de soluções baseadas na ferramenta. Apaixonado pelo Excel desde cedo, é criador de conteúdo em seu canal de vídeos aberto ao público no YouTube (Jardiel Euflázio - Excel Prime), no qual trata sobre o tema sempre disposto a colaborar com a comunidade.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress