Como conectar o Google Analytics no Excel
Nativamente o Excel não possui ainda uma forma de conectar ao Google Analytics de uma forma fácil, mas neste artigo você verá passo-a-passo como conectar o Excel com a sua conta do Google Analytics e como separar e tratar estes dados com o Power Query no Excel. Veja um exemplo do que você pode criar com esta conexão:
Para este exemplo iremos conectar o Google Analytics com o Excel utilizando para isso o Google Spreadsheets.
Criando a base de dados
- Faça o login na sua conta do Google que tem o Google Analytics.
- Acesse ao Google Spreadsheets: https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/
- Habilite os Add-ons
- Clique em Add-ons -> Google Analytics -> Create new report
- Digite o nome do relatório, selecione a conta do site, Propriedade e a View que irá consultar:
- No próximo campo selecione todas as métricas que deseja ter em seu relatório, no nosso caso usamos somente o campo Pageviews, Unique Pageviews, mas pode adicionar quantos precisar, da mesma forma como pode criar vários relatórios para retornar dados diferentes para o Excel.
- Em Dimensions, selecione as dimensões que deseja para os dados, no nosso exemplo colocamos Date, Hour and minute.
- Em Segments selecione se deseja filtrar algum segmento, como por exemplo, Tráfego direto, Tráfego referenciado, somente usuários desktop, somente usuários de celular, etc. No nosso caso não selecionamos nenhum segmento, iremos retornar todos os dados.
- Por fim clique em Create Report. Será gerada a tela abaixo. É nesta tela que são parametrizadas as informações e filtros de período que você quiser retornar, além do limite de linhas. Não esqueça de alterar este limite conforme a sua necessidade.De forma semelhante você também pode incluir segmentos, colocar novas métricas, excluir outras, incluir ou excluir dimensões.
- Clique novamente em Add-ons e selecione Google Analytics -> Run reports
- Após a conclusão do processo será gerado um relatório com os parâmetros definidos nesta planilhaFechando esta tela o nosso relatório já está completo e podemos passar então para exportação destes dados.
- Clique em File -> Publish to the web
- Selecione ao invés de Entire document, Relatório de Pageviews, ou seja a planilha com o relatório criado
- Selecione como tipo Comma-Separeted values (.csv) e marque na última caixa Automatic republish when changes are made, isso fará com que o relatório esteja sempre atualizado para ser utilizado no Excel após ser executado. Esta atualização pode demorar 3 minutos após rodar o relatório no Google Spreadsheets.
- Clique em Publish
- Pegue o link gerado na página.Com isso finalizamos a parte de gerar o relatório e podemos gerar os dados no Excel.
Consultar os dados do Google Analytics no Excel
Agora iremos retornar esta base de dados do Google Analytics no Excel. Para isso abra inicialmente qualquer versão do Excel que possua o Power Query, a 2016 já tem instalado nativamente este recurso e é a que iremos utilizar.
- Clique na guia Dados e no grupo Obter e Transformar selecione Nova Consulta -> De outras fontes -> Da web
- Cole o endereço do csv gerado no Google Analytics
- Na tela que segue selecione em Origem do arquivo o tipo 65001: Unicode (UTF-8) para ficar correta a linguagem. Não é necessário fazer outros ajustes nesta tela, em seguida clique em Editar.
- No Editor de consultas filtre na primeira coluna somente os dados de Date para baixo: O resultado será uma lista limpa, somente com os dados que nos interessam que são os dados da lista.
- Clique na guia Transformar e selecione Usar a primeira coluna como cabeçalho. Depois altere os dados das colunas selecionando cada uma e clicando na guia Transformar selecionando o tipo Date para a primeira coluna e inteiro para as duas últimas.
- Clique na primeira guia e na opção Fechar e Carregar ou Fechar e Carregar Para se quiser selecionar o local aonde a tabela será exibida.
- E por fim temos a nossa tabela dos dados consultados do Google Analytics no Excel.
Atualizar os dados e agendar execução
Voltando ao Google Clique em Add-ons e para atualizar clique em Google Analytics -> Run Report para executar imediatamente uma atualização dos dados.
E para agendar a execução clique em Add-ons, Google Analytics -> Schedule Reports
Desta forma basta selecionar que deseja habilitar a atualização automática do relatório e quando deve ser atualizado, tendo assim o seu relatório atualizado todos os dias quando você chegar para analisar os dados no Excel.
No vídeo todo esse passo-a-passo é feito detalhadamente, então se restou alguma dúvida, basta assistir o vídeo no topo da página.
Agora veja nossos artigos sobre Gráficos e tenha ideias do que você pode fazer com esta base de dados: https://www.guiadoexcel.com.br/grafico/
Abraço
Marcos Rieper
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