Como criar um Histograma no Excel

Objetivo: Demonstrar a criação de um Histograma no Excel.

Histograma Excel

Conforme o site Portal Action:

“A distribuição de frequências é um agrupamento de dados em classes, de tal forma que contabilizamos o número de ocorrências em cada classe. O número de ocorrências de uma determinada classe recebe o nome de frequência absoluta. O objetivo é apresentar os dados de uma maneira mais concisa e que nos permita extrair informação sobre seu comportamento. A seguir, apresentamos algumas definições necessárias à construção da distribuição de frequências.”

Fonte: http://www.portalaction.com.br/estatistica-basica/16-histograma

De uma forma sintética é a análise de dados de forma agrupada, somando as ocorrências de determinado evento, por exemplo, quantidade de pessoas em uma determinada faixa etária (0 á 10 anos, 11 á 15 anos, …), e apresentar estes dados de forma gráfica para análise.

O Excel possui um conjunto de ferramentas estatísticas que nos ajuda nestas tarefas. Elas fazem parte do suplemento do Excel chamado Análise de dados, veremos como habilitá-lo e criar um exemplo de Histograma.


Habilitar o suplemento Análise de dados no Excel

1. Clique em Arquivo e no botão Opções:

Histograma 1

2. Na tela de Opções, selecione em Gerenciar a opção Suplementos do Excel e clique no botão Ir…

Histograma Excel 3

4. Será aberta a tela Suplementos, aonde são gerenciados os que estarão ou não habilitados. Marque a opção Ferramentas de Análise.

Histograma Excel 4

5. Pronto! As ferramentas de análise já estarão disponíveis no seu Excel e já poderemos criar o Histograma.

Histograma Excel

Definindo o problema e criando a amostra de dados e as classes

O Histograma, conforme já comentado no início do  artigo, é uma ferramenta estatística de análise de dados.

A primeira tarefa que temos ao criá-lo é definir o nosso problema.

Criemos um problema hipotético, aonde queremos agrupar as notas recebidas dos clientes á uma loja de departamentos de roupas.

A nossa amostra de dados é uma lista simples com um pouco mais de 1000 notas dadas dispostas da seguinte forma:

Histograma Excel 10

Como pode notar é uma lista simples de apenas uma coluna, aonde temos as notas.

A segunda etapa é criar as Classes, que são os agrupamentos que faremos destes dados.

No nosso exemplo escolhemos os seguintes agrupamentos:

Histograma Excel 11

Ou seja, notas 1, 2 á 3, 4 á 5, 6 á 7, 8 á 10. Estes serão os totalizadores, o Excel irá contar no Histograma quantas ocorrências ocorreram de cada um destes tipos e criar o gráfico.


Criando o  Histograma

Com a amostra de dados pronta e também as classes definidas, já podemos criar o nosso gráfico.

1. Clique na guia Dados e no botão Análise de Dados.

Histograma Excel 12

2. Na tela que segue selecione a opção Histograma e clique em OK.

Histograma Excel 13

3. Na tela que é aberta, são definidas as entradas de dados e as configurações para a criação da tabela de análise e do gráfico de Histograma.

4. Selecione em Intervalo de entrada, os dados aonde está sua amostra de dados e marque a opção Rótulos, indicando que o seu intervalo possui cabeçalho.

Histograma Excel 14

5. Selecione agora em Intervalo do bloco os dados do intervalo de classes.

Histograma Excel 15

6. Marque as opções Pareto (histograma classificado), Porcentagem cumulativa e Resultado do gráfico.

Histograma Excel 16

7. Clique em OK. O Excel irá criar uma tabela com os dados agrupados e também um gráfico de Histograma e Pareto, demonstrando a distribuição dos dados.

Histograma Excel 17

8. Entendendo os dados:

Classes: Agrupamento das notas.

Frequência: Quantidade de notas dados dentro daquele agrupamento

% Cumulativo: Demonstra percentualmente, a soma das notas recebidas.

Note que se repetem as mesmas colunas, porém em ordem crescente, estes são os dados utilizados na criação do Histograma e do gráfico de Pareto.

Assim conseguimos identificar que a maior quantidade de notas está no agrupamento de 8 á 10, o segundo agrupamento em 4 á 5 e assim por diante.

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Abraço

Marcos Rieper

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Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

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