Neste artigo você aprenderá como extrair a última palavra da célula no Excel passo-a-passo com download da planilha exemplo gratuito.
1. A separação de textos no Excel
O Excel oferece recursos distintos e com particularidades para a separação de textos das células. Podemos citar o preenchimento relâmpago, texto para colunas, fórmulas e Power Query, que auxiliam nesta atividade.
A depender do contexto podemos identificar facilmente qual recurso devemos empregar para obter a melhor produtividade. O Power Query, em especial. é recomendado por permitir atualizações instantâneas e performáticas, inclusive com volumes de dados expressivos.
Este artigo, no entanto, objetiva mostrar fórmulas para este fim, destacando a última palavra ou último elemento da célula, o que é delimitado, obviamente, pelo último espaço existente. Serão expostas abordagens com fórmulas, empregando funções recentes e clássicas no Excel.
2. Soluções
Para todos os casos aqui apresentados, usaremos os seguintes dados:
2.1 – Usando as funções ARRUMAR, DIREITA, SUBSTITUIR, REPT e NÚM.CARACT
Esta fórmula é muito engenhosa e consiste basicamente em trocar cada espaço por vários espaços, inflando o texto, cortando a sua extremidade direita e arrumando ao final.
Inicialmente contamos o número de caracteres do texto.
A fórmula inserida para o primeiro texto (e depois replicada) foi =NÚM.CARACT(B3). Dado o exposto, para o primeiro texto temos 14 caracteres. Esta contagem será usada para fazermos uma substituição: cada espaço existente originalmente no texto será trocado por mais espaços. O número de espaços desta troca é justamente esta contagem total de caracteres de nosso texto inicial. Sendo assim, para nosso primeiro texto, cada espaço existente será trocado por 14 espaços.
A continuação da fórmula que faz esta troca usa as funções REPT e SUBSTITUIR. A fórmula é =SUBSTITUIR(B3;” “;REPT(” “;NÚM.CARACT(B3))).
Nesta fórmula, a função REPT cria espaços consecutivos. A quantidade de espaços (informada no segundo argumento de REPT pela fórmula NÚM.CARACT(B3)) é a mesma do número de caracteres de nosso texto inicial. Daí, a função SUBSTITUIR troca cada espaço existente por estes espaços consecutivos gerados por REPT. Note na imagem anterior como os textos estão inflados, cheios de espaços onde havia sempre apenas um espaço originalmente.
O próximo passo é cortar o texto da direita para a esquerda, ou seja, do final para o começo. Nesta etapa usamos a função DIREITA, adequada para este fim. Porém, precisamos indicar a quantidade de caracteres desejada. Esta quantidade será o número de caracteres que já conhecemos: quantidade de caracteres de nosso texto original, provida por NÚM.CARACT(B3).
A fórmula que temos até o momento é =DIREITA(SUBSTITUIR(B3;” “;REPT(” “;NÚM.CARACT(B3)));NÚM.CARACT(B3)).
Quase temos o resultado desejado, exceto pelo fato de termos espaços indesejados ao início do texto (veja na imagem anterior). Por fim, precisamos apenas de remover os espaços excedentes, atividade tipicamente realizada com a função ARRUMAR.
A fórmula final inserida foi: =ARRUMAR(DIREITA(SUBSTITUIR(B3;” “;REPT(” “;NÚM.CARACT(B3)));NÚM.CARACT(B3))).
2.2 – Usando a função TEXTODEPOIS para Extrair Última Palavra Excel
Esta função é uma das mais recentes do Excel à época deste artigo. Tem como característica retornar um texto após um certo caractere delimitador.
De cara, visto que esta função por padrão irá reconhecer o primeiro espaço existente e retornar todo o conteúdo subsequente, precisamos especificar o último espaço dentre os vários espaços potencialmente existentes. Caso contrário, esta solução daria certo apenas em textos contendo apenas um espaço.
A imagem a seguir exibe a sintaxe da função:
O primeiro argumento (text) receberá o texto do qual precisamos extrair a sua última parte/palavra (B3 para o primeiro exemplo em nossos dados). O segundo argumento (delimiter) é o delimitador, que será o espaço (“ “). O terceiro argumento (instance_num) é optativo, mas fundamental. Será nele que definiremos o último espaço, indicando o número inteiro que é a contagem de espaços existentes. Essa contagem é retornada pela fórmula NÚM.CARACT(B3)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(B3;” “;””)).
A imagem a seguir ilustra a fórmula completa aplicada.
A fórmula final inserida foi: =TEXTODEPOIS(B3;” “;NÚM.CARACT(B3)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(B3;” “;””))). Assim, para o primeiro texto, a função retorna o texto existente após o segundo (e último) espaço (visto que há dois espaços), enquanto para o último texto a função retorna o texto existente após o primeiro espaço (visto que há apenas um espaço).
2.3 – Usando as funções TEXTODIVISÃO e ÍNDICE
Esta função também é uma das mais recentes do Excel à época deste artigo. Tem como característica dividir textos de acordo com delimitadores especificados.
Através desta função obtemos as várias partes do texto que originalmente são separadas pelo delimitador especificado. Assim, para um texto que possui 2 espaços, poderão ser obtidas as suas 3 partes, como o texto em B4 do nosso exemplo, em que serão retornados os textos “Felipe”, “Ribeiro” e “Martins”.
De posse das partes retornadas precisaremos apenas selecionar a última delas, o que pode ser facilitado pela função ÍNDICE.
A imagem a seguir mostra o começo de nossa fórmula, contendo apenas a aplicação da função DIVIDIRTEXTO.
Note o destaque para o texto em B4, cujas partes estão retornadas em C4, D4 e E4.
Estes resultados serão encapsulados na função ÍNDICE, compondo seu primeiro argumento. Por fim, no segundo argumento desta função devemos indicar que desejamos o último elemento. Para isso, podemos usar diversas funções que indiquem a contagem de elementos obtidos, como CONT.VALORES e COLS.
A imagem a seguir mostra a fórmula final.
A fórmula final inserida foi: =ÍNDICE(DIVIDIRTEXTO(B3;” “);COLS(DIVIDIRTEXTO(B3;” “))).
2.4 – Usando as funções TEXTODIVISÃO e PEGAR para Extrair Última Palavra Excel
A função PEGAR também é uma das mais recentes do Excel à época deste artigo. Tem como utilidade selecionar elementos de vetores. Podemos manter apenas os 2 primeiros, ou o último, por exemplo.
A fórmula proposta também utilizará a função DIVIDIRTEXTO. Porém, o espaço será informado como delimitador de linhas: DIVIDIRTEXTO(B3;;” “). Perceba que o argumento do delimitador de colunas é omitido e por isso temos ponto e vírgula duas vezes consecutivamente na função.
Por fim, este trecho de fórmula é inserido como primeiro argumento da função PEGAR, sendo o seu segundo argumento o valor -1, indicando que queremos pegar 1 elemento a partir do final do vetor.
A fórmula final inserida foi: =PEGAR(DIVIDIRTEXTO(B3;;” “);-1).
Download da Planilha Extrair Última Palavra Excel
Clique no botão abaixo para realizar o download do arquivo de exemplo: