Como Utilizar Índice e Corresp no Excel

Como utilizar as funções Índice e Corresp no Excel para realizar buscas no Excel por linha e coluna.

Sintaxe da Função Índice do Excel

A função Índice realiza o retorno de uma célula à partir de uma combinação de endereço de linha e coluna.

A sintaxe da função ÍNDICE é:

=ÍNDICE(matriz; núm_linha; [núm_coluna])

  • matriz: é a matriz com o conjunto de células aonde irão realizadas as buscas, deve ser uma área retangular para busca.
  • núm_linha: Aqui é colocado o número da linha da célula para a qual será retornado o valor.
  • [núm_coluna]: Não é um campo obrigatório, mas ele define qual a coluna à partir da qual serão retornados os dados.

Sintaxe da Função Corresp no Excel

A função Corresp tem por finalidade retornar o número de da linha ou coluna na qual temos o encontro de um determinado valor na horizontal ou vertical.

=CORRESP(valor_procurado; matriz_procurada; [tipo_correspondência])

  • valor_procurado: valor que deve ser pesquisado na coluna ou linha.
  • matriz_procurada: intervalo vertical ou horizontal no qual serão realizadas buscas de dados.
  • [tipo_correspondência]: define se a busca será exata ou aproximada, para uma busca exata digite 0 e para uma busca aproximada digite 1.

Exemplo de Aplicação da Fórmula Índice e Corresp no Excel

O uso das funções índice e corresp em conjunto é utilizado em uma fórmula para buscar dados à partir do nome do estado e da coluna que deseja.

No nosso exemplo temos a seguinte tabela para a qual será retornada a informação:

índice corresp excel

Para realizar esta busca temos a seguinte fórmula A fórmula utilizada é: =ÍNDICE($C$6:$H$13;CORRESP($J6;$B$6:$B$13;0);CORRESP($K$5;$C$5:$H$5;0))

índice corresp excel 2

Veja que a aplicação é feita à partir do endereço $C$6:$H$13 aonde serão realizadas as buscas.

A função corresp para busca por linha é CORRESP($J6;$B$6:$B$13;0), nela estão realizando buscas dos dados pela informação em J6 e na coluna Estado.

E para a busca por coluna utilizamos a seguinte função CORRESP($K$5;$C$5:$H$5;0), com isso temos a busca do K5 que é o campo de topo, no caso a informação é Faixa Etária Média, é buscado então nas colunas ao topo da área.

Com isso apenas arrastamos e temos o retorno conforme abaixo:

busca vertical e horizontal excel

No nosso exemplo criamos também em Dados->Validação de dados uma lista, aonde temos os campos que podemos realizar a busca.

E com isso, mudando na lista a coluna que deseja retornar temos a busca pelo corresp conforme vemos abaixo.

Download da Planilha Grátis Excel

Para realizar o download desta planilha de exemplo clique no botão abaixo.

Baixe a planilha

Avalie este post

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress