Neste artigo você aprenderá como fazer conciliação no Excel e também terá uma planilha de conciliação automática.
A conciliação de dados é o processo de verificar e reconciliar informações provenientes de diferentes fontes ou sistemas.
Essa prática tem o objetivo de identificar e resolver discrepâncias, garantindo a integridade e a consistência dos dados. A conciliação de dados é essencial para a tomada de decisões confiáveis e a obtenção de informações precisas.
Basicamente você precisa realizar uma comparação de dados entre as chaves que encontrará em uma tabela de origem e uma de destino.
Por exemplo, se quisermos identificar as diferenças entre os lançamentos contábeis e o financeiro, podemos fazer isso à partir do número da nota fiscal e do valor.
Veja como fazer.
Bases de Comparação
A primeira parte é criar uma lista ou tabela de dados com a chave e o valor de cada lado.
Digamos que tenhamos abaixo a lista de notas fiscais e os valores do Financeiro.
Com isso, faça o mesmo com as notas que deseja comparar que são de origem contábil, no nosso exemplo.
Lembrando que você deve substituir os dados pelos dados das chaves e valores que deseja comparar, não necessariamente notas fiscais ou entre o contábil e o financeiro.
Após isso coloque todos os dados das duas tabelas em um único lugar, a chave, valor e uma coluna ao lado com a origem dos dados.
Origem ou Financeiro, no nosso caso, cada lista terá que ter o nome da origem para podermos comparar na lista de conciliação.
Conciliar Dados no Excel
Após isso clique na guia Inserir->Tabela Dinâmica e selecione o intervalo de dados da base de conciliação.
Após isso clique na tabela dinâmica e arraste o nfe para a linha e na coluna selecione o campo de origem.
No valor selecione o campo de valor e arraste para o campo de valor.
Com isso teremos a tabela dinâmica abaixo:
Crie uma coluna ao lado da tabela dinâmica e digite Diferença.
Na coluna digite =coluna contábil-coluna financeiro.
Clique em Dados->Filtrar e filtre os dados da diferença.
Desmarque o campo de filtro – ou zero, aonde você terá então apenas os campos com diferenças.
Planilha de Conciliação Automática Excel
Outra forma de realizar a conciliação de dados no Excel é usando a nossa planilha de conciliação de automática Excel.
Para isso temos um menu com os menus simples de usar.
Clique no botão Lista A e preencha a chave, valor da origem e na coluna de origem preencha na coluna origem com o nome da lista de origem, preencha como Lista A.
Em seguida preencha a Lista B da mesma forma com a coluna de Origem também com o nome de destino.
Após isso basta clicar no botão Conciliar Listas para que tenha o resultado abaixo com a conciliação automática destes dados.
Download Conciliação Excel – Planilha de Conciliação
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