Conciliação Excel – Planilha de Conciliação

Neste artigo você aprenderá como fazer conciliação no Excel e também terá uma planilha de conciliação automática.

A conciliação de dados é o processo de verificar e reconciliar informações provenientes de diferentes fontes ou sistemas.

Essa prática tem o objetivo de identificar e resolver discrepâncias, garantindo a integridade e a consistência dos dados. A conciliação de dados é essencial para a tomada de decisões confiáveis e a obtenção de informações precisas.

Basicamente você precisa realizar uma comparação de dados entre as chaves que encontrará em uma tabela de origem e uma de destino.

Por exemplo, se quisermos identificar as diferenças entre os lançamentos contábeis e o financeiro, podemos fazer isso à partir do número da nota fiscal e do valor.

Veja como fazer.

Bases de Comparação

A primeira parte é criar uma lista ou tabela de dados com a chave e o valor de cada lado.

Digamos que tenhamos abaixo a lista de notas fiscais e os valores do Financeiro.

Com isso, faça o mesmo com as notas que deseja comparar que são de origem contábil, no nosso exemplo.

Lembrando que você deve substituir os dados pelos dados das chaves e valores que deseja comparar, não necessariamente notas fiscais ou entre o contábil e o financeiro.

Após isso coloque todos os dados das duas tabelas em um único lugar, a chave, valor e uma coluna ao lado com a origem dos dados.

Origem ou Financeiro, no nosso caso, cada lista terá que ter o nome da origem para podermos comparar na lista de conciliação.

Conciliar Dados no Excel

Após isso clique na guia Inserir->Tabela Dinâmica e selecione o intervalo de dados da base de conciliação.

Após isso clique na tabela dinâmica e arraste o nfe para a linha e na coluna selecione o campo de origem.

No valor selecione o campo de valor e arraste para o campo de valor.

Com isso teremos a tabela dinâmica abaixo:

Crie uma coluna ao lado da tabela dinâmica e digite Diferença.

Na coluna digite =coluna contábil-coluna financeiro.

Clique em Dados->Filtrar e filtre os dados da diferença.

Desmarque o campo de filtro – ou zero, aonde você terá então apenas os campos com diferenças.

Planilha de Conciliação Automática Excel

Outra forma de realizar a conciliação de dados no Excel é usando a nossa planilha de conciliação de automática Excel.

Para isso temos um menu com os menus simples de usar.

Clique no botão Lista A e preencha a chave, valor da origem e na coluna de origem preencha na coluna origem com o nome da lista de origem, preencha como Lista A.

Em seguida preencha a Lista B da mesma forma com a coluna de Origem também com o nome de destino.

Após isso basta clicar no botão Conciliar Listas para que tenha o resultado abaixo com a conciliação automática destes dados.

Download Conciliação Excel – Planilha de Conciliação

Realize o download da planilha de cálculo de idade no Excel neste botão abaixo. Basta se inscrever na nossa newsletter gratuita para o download automático.

Baixe a planilha

Avalie este post

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress