CONT.SE Power Query e CONT.SES Power Query

Veja como fazer CONT.SE Power Query e CONT.SES (contagem condicional) no Power Query com download gratuito.

1. Cont.Se e Cont.Ses no Power Query?

O Power Query oferece opções de agrupamento (agregação) de dados caso seja necessário esse tipo de cálculo. Desta forma, podemos fazer contagem de valores e resumir os dados de acordo com 1 ou mais critérios, de modo bem semelhante ao que fazemos frequentemente com as funções de planilhas CONT.SE e CONT.SES.

Dado o exposto, este artigo objetiva apresentar os passos para calcular contagem no Power Query através do agrupamento de dados.

2. O Agrupamento Cont.se no Power Query

O recurso de Agrupar por é o objeto deste artigo. Ele é acessível de pelo menos 2 formas:

– Através do botão secundário no título de pelo menos uma coluna:

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– Através da guia Página Inicial no grupo Transformar:

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Dado o exposto, partiremos agora para demonstrações com os dados.

3. Realizando as Contagens no Power Query

Tomaremos como base os dados amostrados a seguir, devidamente já carregados no Power Query, para demonstrar os cálculos.

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3.1 Com 1 critério (condição)

Desejamos resumir os dados por Regional (1ª coluna dos dados), contando as ocorrências (registros/linhas) para cada uma delas.

Clicamos com o botão secundário no cabeçalho da coluna desejada e acessamos a opção Agrupar por.

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Na janela que será apresentada, definimos o nome da coluna a ser obtida com a contagem (nomeada como Qtde Vendas na imagem seguinte) e em Operação escolhemos Contar Linhas.

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Na imagem anterior a seta destaca a coluna que será resumida (aquela em que no início de todo o processo clicamos com o botão secundário em seu cabeçalho). Podemos trocar, escolhendo uma coluna diferente da selecionada.

Após confirmar em Ok a tabela de resumo será apresentada, exibindo a contagem por regional.

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O cálculo abordado neste tópico pode ser reproduzido tanto com CONT.SE quanto com CONT.SES, visto que possui apenas 1 critério.

3.2 Com 2 ou mais critérios (condições) no Power Query

A diferença em relação ao processo descrito no item anterior são os múltiplos critérios. Para o resumo de dados com múltiplos critérios basta selecionar as colunas desejadas e escolher uma delas para clicar com o botão secundário em seu cabeçalho e acessar a opção Agrupar por.

Desejamos desta vez obter a contagem por Categoria e Pagamento. Por isso, selecionamos ambas as colunas e acessamos a opção para agrupar.

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A janela de agrupamento será exibida.

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Note que a tratativa agora é apontada como avançada, estando as 2 colunas que selecionamos em destaque. Podemos editar à vontade quais e quantas colunas desejamos usar para resumir (explore o botão de Adicionar agrupamento), bem como a ordem em que elas serão apresentadas no resultado.

Da mesma forma que realizamos no exemplo anterior, definimos o nome da coluna a ser criada com as contagens e mantemos ou escolhemos a operação Contar Linhas.

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Ao confirmar as escolhas e definições, teremos o resultado, que resume e estratifica para cada Categoria e Pagamento as suas contagens.

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Com isso, são exibidas todas as combinações existentes e sem repetições entre categorias e pagamentos com as suas devidas contagens.

Pode ser conveniente melhorar a visualização com a classificação dos dados, exibindo, por exemplo, as Categorias em ordem alfabética, seguidas por cada uma das opções de Pagamento associadas.

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Note na imagem anterior que a Categoria Carnes é exibida de forma agrupada, permitindo facilmente visualizar cada uma das suas formas de pagamento sem maiores dificuldades. Isso ocorre para todas as demais Categorias.

O cálculo abordado neste tópico pode ser reproduzido com CONT.SES, não podendo ser implementado com CONT.SE, visto que possui mais de 1 critério.

Bônus – Simulando Tabela Dinâmica

O modo como os dados estão dispostos pode não ser o ideal e o desejado. Pode ser mais interessante para a visualização dos dados a disposição em matriz. Com isso, por exemplo, podemos ter para cada Categoria uma coluna com a contagem de cada Pagamento, algo bem similar ao layout básico que exploramos ao usar tabelas dinâmicas. A boa notícia é que a transformação desejada é simples de se executar.

Partindo do resultado anterior apresentado, selecionamos a coluna Pagamento.

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Esta seleção corresponde à base, que será usada para gerar novas colunas. Cada nova coluna será um valor existente na coluna selecionada, ou seja: cada diferente pagamento existente será o rótulo de uma nova coluna a ser criada. Com isso, teremos uma coluna nova para: Crédito, Pix, Débito e Dinheiro.

Após a seleção, acessamos a opção Coluna Dinâmica, na guia Transformar.

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Será apresentada uma simples janela em que devemos escolher a coluna de valores (Qtde Vendas, em nosso caso).

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Ao confirmar em Ok já teremos o resultado desejado.

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Jardiel Euflázio

Administrador, MOS e MOSE em MS Excel, Jardiel é também MCT e desenvolvedor de soluções baseadas na ferramenta. Apaixonado pelo Excel desde cedo, é criador de conteúdo em seu canal de vídeos aberto ao público no YouTube (Jardiel Euflázio - Excel Prime), no qual trata sobre o tema sempre disposto a colaborar com a comunidade.

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