Copiar estilos de tabelas no Excel com VBA

0

Copiar estilos de tabelas no Excel com VBA

Neste artigo demonstraremos um suplemento que criamos para copiar estilos de tabelas no Excel com VBA, ou seja, automaticamente.

Copiar estilos entre pastas de trabalhos no Excel é um trabalho um tanto quanto chato, o suplemento que apresentamos permite que sejam copiados automaticamente entre qualquer arquivo Excel que estiver aberto. Permitindo copiar qualquer estilo, não só de tabelas como também de tabelas dinâmicas, segmentadores e segmentadores de tempo.

Funcionamento

Uma vez ativo o suplemento no Excel bastará ter os arquivos de origem e destino da cópia dos estilos aberto para que você consiga copiá-los.

Então é selecionado o suplemento, selecionada a pasta de origem, os estilos a copiar, a pasta de destino e com um clique do botão os estilos são copiados.

Copiar estilos entre pastas do Excel 1

A cópia entre os estilos é automática, veja como estava os estilos de tabela antes na Pasta de trabalho 1:

Copiar estilos entre pastas do Excel 1

Com a cópia o estilo foi copiado automaticamente, os outros dois que aparecem no gif marcados são um estilo de slicer e um estilo de tabela dinâmica, ambos copiados também e que aparecerão quando houver a criação de um destes objetos na planilha.

Copiar estilos entre pastas do Excel 2

Habilitar o suplemento Guia do Excel

Por enquanto o suplemento do Guia do Excel está gratuito, inclusive com código fonte liberado para você estudar ele.

Para habilitar o suplemento siga os seguintes procedimentos:

  1. Digite seu nome e e-mail e clique no primeiro link para download. Não se preocupe o seu nome e e-mail são apenas para a nossa newsletter gratuita, enviaremos apenas novidades do site uma vez por semana, e você poderá cancelar quando quiser. 

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

  2. Descompacte o arquivo em qualquer pasta do seu computador, inclusive se quiser pode salvar na pasta de suplementos, cujo o caminho é algo como: C:\Users\[SEU USUÁRIO]\AppData\Roaming\Microsoft\AddIns\.
  3. Agora retorne ao Excel e clique em Arquivo, ou no botão Iniciar, conforme a sua versão do Excel
  4. Clique no botão Opções e na tela que segue clique em Suplementos
  5. No final desta tela ao lado de Gerenciar a opção Suplementos do Excel deve estar selecionada, então clique em Ir…
  6. Na tela que segue basta selecionar a opção de suplemento Guia do Excel para que seja criada uma nova guia no seu aplicativo, e esta guia sempre estará habilitada, permitindo que utilize esta função sempre que quiser.Copiar estilos entre pastas do Excel 3
  7. Esta é a primeira opção que estamos colocando na guia de suplementos do nosso site, mas temos outras que estão na ponta da agulha para serem inclusos, então aguardem para esta atualização do suplemento, avisaremos aqui no blog.

Abraço

Marcos Rieper

Marcos Rieper
Casado, 35 anos, analista de sistemas e administrador de empresas. Criou o Guia do Excel em 2010 com o objetivo de auxiliar as pessoas no uso da ferramenta indispensável em qualquer escritório do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here