Dashboard Excel Gráfico com Meta

Objetivo: Demonstrar como criar um Dashboard Excel com gráfico e meta, barra de rolagem, botões de seleção e gráfico que altera as cores para acima e abaixo da meta.

A primeira etapa para criarmos o nosso dashboard é você criar uma base de dados conforme a sua necessidade.

No nosso exemplo utilizaremos um exemplo de faturamento por loja e ano. O objetivo do dashboard é demonstrar o faturamento de cada loja por ano.

Sendo assim, vamos criar primeiro a tabela e depois o gráfico, conforme seguimos.

Base dashboard Excel

=DESLOC(Plan2!A2;$A$1;0)

Esta função fará com que ao ser alterado o valor da célula $A$1 seja deslocado o resultado da célula em quantas colunas estiverem demonstradas nesta célula, exemplo: 1 uma linha para cima, 2 duas linhas para baixo e assim por diante.

Não é o caso do nosso exemplo, mas caso houvessem números negativos nesta célula a linha seria deslocada acima.

Parâmetros da função DESLOC:

ref: referência de células, no caso foi selecionada a célula Plan2!A2.

lins: passado como 0, deslocaria células para baixo ou para cima de um intervalo, exemplo caso a referência fosse A1 e o parâmetro lins fosse 1, deslocaria a referência para A2 ou seja uma linha para baixo.

cols: quantidade de colunas deslocada para a esquerda ou direita. Exemplo para a referência Plan2!A2 e caso o parâmetro cols fosse 1, deslocaria para Plan2!B2, ou seja, uma coluna para a direita.

[altura]: opcional. A altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo.

[largura]: opcional. A largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.

=DESLOC(Plan2!B2;Plan1!$A$1;Plan1!$C$1-1)

Note que nesta função também é alterada a coluna, não somente a linha como também é deslocada a coluna conforme os parâmetros vistos na função DESLOC.

Os campos que devem ser preenchidos na barra de rolagem Excel são:

  1. Valor atual: Ele irá ser alterado conforme for movimentada a barra, portanto não é necessário alterá-lo.
  2. Valor mínimo: Digite 0.
  3. Valor máximo: O valor máximo é a quantidade de registros da sua lista menos a posição em que inicia a sua planilha, no nosso caso como inicia na linha 5 e temos 58 linhas na base de dados temos 58-5 = 53.
  4. Alteração incremental: A alteração é sempre de 1 neste caso, para ele deslocar de linha em linha.
  5. Mudança de página: Para ao clicar na barra não no botão pular de 10 em 10.
  6. Vínculo da célula: É esta célula que é lida pela nossa fórmula criada anteriormente, portando você deve colocar a mesma da fórmula, no nosso exemplo é a $A$1.
  7. Sombreamento 3D: Efeito para ficar 3D a barra.

Agora que a barra já está configurada você já pode testar movimentando-a e verificando se os valores da tabela são alterados.

Após desenhados clique sobre cada um deles e clique em formatar Controle, mude a propriedade Valor para Selecionado e o vínculo de célula para a célula apontada na sua função. No nosso caso é a célula $C$1 e para alterar o valor que está escrito nos botões clique em Texto Alt. e altere o valor conforme a sua necessidade, no nosso caso são 2009, 2010, 2011 e 2012.

Agora vamos criar o gráfico:

Perceba que os dados são iguais porque é como se a meta da empresa fosse fixa para todos, porém também poderia ser alcançado o mesmo resultado se fosse inclusa a meta por loja na tabela que criamos anteriormente.

=SE(Plan1!D5>=Plan2!$G$2;Plan1!D5;””)

Esta função está apontando para a planilha 1 e verifica se o valor da célula D5 que é a primeira célula da tabela é maior ou igual ao valor da meta.

=SE(Plan1!D5<Plan2!$G$2;Plan1!D5;””)

Perceba que no nome da série foi selecionada a célula em que se encontra o nome Acima da meta e na coluna de valores da série os valores desta coluna.

Então é isso, muito obrigado por ter acompanhado mais este artigo, vocês são muito especiais para mim. O download deste exemplo está disponível no botão abaixo:

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Avalie este post
Sair da versão mobile