Excel Cálculo de Hora Adicional Noturna

Neste artigo você aprenderá como realizar o cálculo de hora adicional noturna no Excel prevista nas leis trabalhista como o horário entre 22:00 e 05:00 da manhã.

A hora adicional noturna, também conhecida como adicional noturno, é um conceito nas leis trabalhistas que se refere ao pagamento extra concedido aos trabalhadores que realizam suas atividades durante o período noturno. Esse período noturno, em geral, é definido pelas leis locais e varia de país para país, mas costuma abranger as horas trabalhadas entre o final da tarde e o início da manhã, geralmente das 22:00 às 05:00 ou em horários similares.

Este cálculo é complexo e por isso temos neste artigo uma planilha pronta para realizar este cálculo.

Configurações Adicional Noturno

No cálculo de adicional noturno temos algumas configurações importantes.

A primeira é que o horário do adicional noturno é entre as horas trabalhadas entre 22:00 h e 05:00 h da manhã.

Estes horário estão previstos na tabela auxiliar como Início e Fim, pode alterar por ali caso estes valores mudem um dia.

Com relação ao valor hora, preencha com o valor hora do funcionário, isso será necessário para que seja feito o cálculo do valor a ser pago a mais por trabalhar neste período.

hora adicional noturna  no Excel 1

No campo Hora Normal temos o valor padrão de 01:00 h que é o valor de uma hora trabalhada, porém, temos também a Hora Noturna aonde temos o valor da hora de trabalho previstas dentro deste intervalo, ou seja 00:52:30, trabalhando menos para receber mais.

No campo Diferença temos a diferença de valores entre a hora normal e a hora noturna, temo senão 12,50%.

E no campo Adicional Noturno temos o percentual de 20% que é o valor que será pago a mais pelas horas trabalhadas no período do adicional noturno.

Tabela de Cálculo de Adicional Noturno

Na tabela abaixo temos um exemplo do cálculo do adicional noturno.

Para isso temos os seguinte valores e cálculos:

  1. Item: Número sequencial do item.
  2. Hora Inicial: Hora em que iniciou o trabalho.
  3. Hora Final: Na hora final temos a o horário em que encerrou o turno.
  4. Horas: Total de horas trabalhadas.
  5. Horas Adicional Noturno: Aqui temos o cálculo de horas trabalhadas entre o período de 22:00 h e 05:00 h.
  6. Trabalhadas Noturnas Convertidas: Cálculo do valor total de horas trabalhadas multiplicado pelo Adicional noturno, no caso 20%.
  7. Valor: No campo de valor temos o total de horas trabalhadas noturnas convertidas multiplicado pelo valor total de hora trabalhada mais 20%.
  8. Valor Total: No valor total temos não só o valor do valor pago adicional como também o total do valor hora padrão mais esta diferença do adicional noturno.
hora adicional noturna  no Excel 2

Cálculo de Diferença de Horas Noturnas

Para calcular a diferença de horas noturnas usamos o seguinte cálculo:

=(D9-C9+(D9<C9))

hora adicional noturna  no Excel 3

Cálculo de Horas Adicionais Noturnas no Excel

Na diferença de horas adicionais noturnas temos o seguinte cálculo:

=SE(ÉTEXTO(C9);0;SE(E(C9>=D9;C9<=hora_inicial;C9<>0;D9<>0);MOD(hora_final-hora_inicial;1)-SE(D9<=hora_final;hora_final-D9)+SE(C9<=hora_final;hora_final-C9);SE(E(C9>=D9;C9>hora_inicial;C9<>0;D9<>0);MOD(hora_final-hora_inicial;1)-(C9-hora_inicial)+SE(D9>=hora_inicial;D9-hora_inicial)-SE(D90);0+SE(E(C9<=hora_final;D9<=hora_final);D9-C9)+SE(E(C9<=hora_final;D9>hora_final);hora_final-C9)+SE(D9>=hora_inicial;D9-C9-SE(C9<=hora_inicial;hora_inicial-C9));SE(E(C9<hora_inicial;D9<hora_inicial;D9<C9;ÉNÚM(C9);ÉNÚM(D9));MOD(D9-hora_inicial;1);0)))))

O cálculo como vimos é bastante complexo porque tem que ser calculado apenas a diferença entre o horário inicial e final previstos na tabela de configuração do Adicional Noturno.

hora adicional noturna  no Excel 4

Horas Trabalhadas Noturnas Convertidas

No campo de horas trabalhadas noturnas convertidas temos a soma do horário de adicional noturno com a diferença de 12,50% que é o valor que temos de diferença entre a hora normal e a hora de trabalho reduzida.

hora adicional noturna  no Excel 5

Valor Pago Para Hora Adicional Noturna no Excel

No campo de valor pago para o adicional noturno temos a multiplicação entre o valor de horas trabalhadas noturnas convertidas multiplicado pelo valor hora e pelo valor de adicional noturno.

Como temos abaixo então o valor já calculado com esta diferença

O cálculo usado foi:

=G9$L$7$L$11*24

hora adicional noturna  no Excel 6

Valor Total das Horas Trabalhadas + Hora Adicional Noturna no Excel

Por fim temos o campo de valor total com a soma do valor de hora noturna e do valor de horas normais trabalhados.

O cálculo realizado foi a seguinte fórmula:

=$G9$L$7(1+$L$11)*24

Temos então o resultado final da planilha de cálculo de hora adicional noturna Excel.

hora adicional noturna  no Excel 7

Download Planilha Cálculo de Hora Adicional Noturna Excel

Clique no botão abaixo para realizar o  download do Excel de exemplo:

Baixe a planilha

Planilha de Escala para Qualquer Escala CLT

Se você precisa de uma escala de trabalho automatizada, veja este

A planilha de escala automática não tem limite de funcionários e funciona para QUALQUER escala CLT, ou seja, se você tiver funcionários em regime abaixo ela irá funcionar devidamente.

  • 5×1
  • 6×1
  • 5×2
  • 12×36
  • 24×48
  • Muitas outras

Tela principal

Você poderá acessar todos os controles da escala por meio de botões no topo de qualquer tela.

E na tela principal poderá customizar conforme a sua necessidade, mudando o nome da planilha e também colocando a logo da sua empresa, que será automaticamente alterada na impressão da sua escala de trabalho.

Manual Planilha de escala de trabalho 12×36

A planilha de escala de trabalho 12×36 automática possui um manual completo de uso além de vários canais de atendimento, todos acessados de forma fácil à partir do ajuda da planilha.

Planilha de escala de trabalho 6x1 ajuda

Caso tenha dúvidas ainda pode consultar cada um dos vídeos ou ainda mandar um e-mail para o nosso suporte técnico especializado que irá lhe ajudar na criação da sua escala.

Configuração dos turnos e Feriados

A configuração permite a customização dos nomes dos turnos, definição dos horários e feriados.

E ainda, permite que você defina a quantidade mínima de funcionários por turno e também por dia da semana.

É permitido o cadastro de até 14 turnos.

Planilha de escala de trabalho 6x1 turnos e feriados

Os feriados serão utilizados pela escala para identificar os feriados diretamente na escala.

Controle das férias

A planilha é realmente bastante completa, permitindo que você defina também as férias dos funcionários, de modo de forma fácil, bastando colocar o funcionário e o dia da férias.

Neste dia a escala irá apontar que o mesmo está de férias diretamente na escala, facilitando muito assim o seu controle

Planilha de Escala de trabalho 6x1 férias

Resumo de horas trabalhadas na escala 12×36

O sistema possui também um relatório com o resumo de horas trabalhadas, dias de férias, dias de folgas ou feriado e dias trabalhados.

O relatório computa por funcionário o total de horas trabalhadas no mês, o esperado e a diferença, ficando fácil e visual esta análise, independente da quantidade de funcionários.

Dashboard escala de trabalho

Além do relatório o sistema possui também um dashboard com as informações da escala de trabalho.

Neste relatório você conseguirá ver:

  • Total de horas trabalhadas por turno e poderá analisar individualmente pelo botão do relatório
  • Quantidade de dias trabalhados, úteis e feriados, total de colaboradores por dia da semana em cada turno
  • Total de turnos trabalhados no mês
  • Top 10 funcionários maior ou menor quantidade de dias trabalhados
  • Gráfico para identificar faltas de pessoal, indicando a quantidade de funcionários em cada dia do mês.

Planilha de Escala de trabalho 6x1 dashboard

Planilha de escala para qualquer escala CLT

A planilha de escala automática não tem limite de funcionários e funciona para QUALQUER escala CLT, ou seja, se você tiver funcionários em regime abaixo ela irá funcionar devidamente.

  • 5×1
  • 6×1
  • 5×2
  • 12×36
  • 24×48
  • Muitas outras

Tela principal

Você poderá acessar todos os controles da escala por meio de botões no topo de qualquer tela.

E na tela principal poderá customizar conforme a sua necessidade, mudando o nome da planilha e também colocando a logo da sua empresa, que será automaticamente alterada na impressão da sua escala de trabalho.

Manual Planilha de escala de trabalho

A planilha de escala de trabalho automática possui um manual completo de uso além de vários canais de atendimento, todos acessados de forma fácil à partir do ajuda da planilha.

Planilha de escala de trabalho 6x1 ajuda

Caso tenha dúvidas ainda pode consultar cada um dos vídeos ou ainda mandar um e-mail para o nosso suporte técnico especializado que irá lhe ajudar na criação da sua escala.

Configuração dos turnos e Feriados

A configuração permite a customização dos nomes dos turnos, definição dos horários e feriados.

E ainda, permite que você defina a quantidade mínima de funcionários por turno e também por dia da semana.

É permitido o cadastro de até 14 turnos.

Planilha de escala de trabalho 6x1 turnos e feriados

Os feriados serão utilizados pela escala para identificar os feriados diretamente na escala.

Controle das férias

A planilha é realmente bastante completa, permitindo que você defina também as férias dos funcionários, de modo de forma fácil, bastando colocar o funcionário e o dia da férias.

Neste dia a escala irá apontar que o mesmo está de férias diretamente na escala, facilitando muito assim o seu controle

Planilha de Escala de trabalho 6x1 férias

Resumo de horas trabalhadas na escala

O sistema possui também um relatório com o resumo de horas trabalhadas, dias de férias, dias de folgas ou feriado e dias trabalhados.

O relatório computa por funcionário o total de horas trabalhadas no mês, o esperado e a diferença, ficando fácil e visual esta análise, independente da quantidade de funcionários.

Dashboard escala de trabalho

Além do relatório o sistema possui também um dashboard com as informações da escala de trabalho.

Neste relatório você conseguirá ver:

  • Total de horas trabalhadas por turno e poderá analisar individualmente pelo botão do relatório
  • Quantidade de dias trabalhados, úteis e feriados, total de colaboradores por dia da semana em cada turno
  • Total de turnos trabalhados no mês
  • Top 10 funcionários maior ou menor quantidade de dias trabalhados
  • Gráfico para identificar faltas de pessoal, indicando a quantidade de funcionários em cada dia do mês.

Planilha de Escala de trabalho 6x1 dashboard

Adquirir planilha de escala de trabalho

A planilha de escala de trabalho pode ser adquirida diretamente no link abaixo em nossa loja.

A liberação é imediata e você receberá por e-mail a planilha com a última versão e também duas chaves para uso em até dois computadores:

Avalie este post

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress