Planilha FMEA Excel – Análise do Tipo e Efeito de Falha
Objetivo: Apresentar o FMEA, que é uma ferramenta que busca evitar falhas potenciais e apresentar propostas de melhorias.
Conforme o site guiametal “A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo”.
Desta forma esta ferramenta auxilia na análise de processos e falhas, aonde temos os seguintes campos para realizar a análise:
- Etapa / Função: Etapa a ser analisada do processo.
- Falha: Descrição da falha que ocorre no processo.
- Efeito: Efeito que a falha realiza no processo.
- Sev.: Severidade, efeito que causa no processo. Possui uma escala que varia de 1 a 10 conforme tabela determinada para a análise. No exemplo abaixo ele se refere a visão do cliente no processo.
- Causa: O motivo pelo qual ocorre a falha.
- Ocorr.: Quantidade de vezes em que ocorre o problema. Abaixo a tabela com a quantidade de vezes em que ocorre o problema, indo de 1 em 1 milhão até 1 em 2 vezes que ocorrem.
- Controles: Controles atuais do processo, por exemplo relatórios, sistemas, planilhas.
- Detec.: Facilidade de identificar as falhas.
- Risco: Índice criado pela multiplicação da Severidade, Ocorrência e Detecção. Quanto mais alto este número maior o problema que ele representa no processo.
- Ação: Ação corretiva.
- Respons. Prazo: Prazo e o responsável pela correção.
Em anexo a planilha do FMEA, para saber mais sobre este processo de detecção e correção de falhas, para mais informações recomendo o site: http://www.guiametal.com.br/uploads/pdf/o-que-e-fmea.pdf.
Baixe a planilhaAbraço
Marcos Rieper