Remover Espaços em Branco do Meio Power Query

Neste artigo aprenda como remover espaços em branco do meio com Power Query no Excel ou Power BI.

Remover Espaços em Branco no Meio Power Query

O Power Query não tem nativamente uma função para remover espaços em branco, como o ARRUMAR do Excel.

Por isso precisamos realizar alguns processos manualmente ou então criar uma função para remover espaços em branco seguindo o mesmo processo.

Veremos as duas formas.

Primeiro iremos então realizar os processos para remover espaços em branco.

Temos a lista abaixo que queremos remover os espaços em branco que estão no começo, final e no meio duplicados.

remover espaços power query 1

Clique sobre a tabela e em Dados->De Tabela/Intervalo.

remover espaços power query 2

Será aberto o Power Query conforme temos:

remover espaços power query 3

Na tela seguinte clique em Adicionar Coluna->Coluna Personalizada.

remover espaços power query 4

Coloque o código acima =Text.Split([Pessoas], ” “), esse código irá converter o texto em lista separando por espaços.

Como resultado temos a lista criada para cada uma das linhas como abaixo:

remover espaços power query 5

Clique em criar coluna personalizada e inclua uma nova coluna.

remover espaços power query 6

Nesta coluna coloque o seguinte código = List.Select([Personalizar], each _ <> “”), esse código aplica um filtro selecionando apenas os itens sem espaço como temos na próxima imagem.

remover espaços power query 7

Insira uma nova coluna e nela coloque o código = Text.Combine([Personalizar.1], ” “).

Este código combina os valores de uma lista convertendo eles em um texto único concatenado, como temos na função UNIRTEXTO no Excel.

remover espaços power query 8

Assim temos a coluna com o texto concatenado e sem os espaços em branco.

remover espaços power query 9

Criar Função Arrumar para Remover Espaços Duplicados no PowerQuery

Outra forma de fazer a remoção dos espaços em branco é usando uma função.

Para isso podemos criar uma função personalizada no Power Query.

Clique com o botão direito em consultas e clique em Nova Consulta->Outras Fontes->Consulta Nula.

remover espaços power query 10

Em seguida clique com o botão direito e selecione Editor Avançado.

Coloque o código abaixo que irá fazer a mesma coisa que fizemos anteriormente, mas em uma função:

= (texto as text)=>
let
Separar = Text.Split(texto, ” “),
Limpar = List.Select(Separar, each _ <> “”),
Unir = Text.Combine(Limpar, ” “)
in
Unir

remover espaços power query 11

Clique na função criada e altere o nome clicando sobre e pressionando F2 ou botão direito Renomear.

Mudamos para fArrumar e depois coloque um texto qualquer no parâmetro de texto para testarmos.

Clique em Invocar e veja o retorno do texto sem os espaços duuplicados.

Volte para a tabela que deseja remover os espaços em branco, clique em Adicionar Coluna->Invocar Função Personalizada e selecione a função fArrumar, selecione a coluna e clique em OK.

Assim temos o retorno do texto sem as duplicações dos espaços e sem espaços no começo e no final do texto.

remover espaços power query 12

Download Planilha Exemplo Remover Espaços em Branco Power Query

Clique no botão abaixo para realizar o  download do arquivo de exemplo:

Baixe a planilha

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress