Função Expandir Excel

Neste artigo aprenda como utilizar a função Expandir do Excel com exemplo prático e download gratuito da planilha.

Critérios da Função Expandir do Excel

Objetivo:

Expande ou preenche uma matriz para dimensões de linha e coluna especificadas.

Sintaxe da função Expandir do Excel:

=Expand(matriz; linhas; [colunas]; [pad_with])

Argumentos:

  • matriz: A matriz a ser expandida linhas: O número de linhas na matriz expandida. Se estiver ausentes as linhas não serão expandidas.
  • [colunas]: O número de colunas na matriz expandida. Se estiver ausentes, as colunas não serão expandidas.
  • [pad_with]: O valor com o qual preencher. O padrão é #N/D

Observações:

Se as linhas não forem fornecidas ou estiver vazias, o valor padrão será o número de linhas no argumento da matriz.

Se as colunas não forem fornecidas ou estiver vazias, o valor padrão será o número de colunas no argumento da matriz.

Erros:

Excel retorna um erro #VALOR quando o argumento linhas ou colunas for menor do que as linhas ou colunas no argumento matriz.
O Excel retornará #N/D em células preenchidas se pad_with não for fornecido.
O Excel retorna um #NUM quando a matriz é muito grande.

Exemplo da Expandir Excel:

No nosso exemplo desejamos criar uma combinação de duas listas aonde os itens da Lista 1 devem ser repetidos para todos os itens da Lista 2 na quantidade de itens que houver na lista.

Expandir Excel 1

Desta forma usamos a função seguinte:

=CLASSIFICAR(DIVIDIRTEXTO(UNIRTEXTO(“-“;VERDADEIRO;EXPANDIR(UNIRTEXTO(“-“;VERDADEIRO;tDepartamentos[Departamento]);
CONT.VALORES(tMeses[Mês]);;UNIRTEXTO(“-“;VERDADEIRO;tDepartamentos[Departamento])));;”-“))

Na função expandir acima aumentamos a quantidade da matriz de dados para a quantidade que há na lista 2, fazendo com que para que cada item ele gere um novo, e para os itens sem dados, passamos no [pad_with] o valor padrão à partir da tabela de departamento.

Expandir Excel 2

Na coluna mês utilizamos uma função muito semelhante:

=DIVIDIRTEXTO(UNIRTEXTO(“-“;VERDADEIRO;EXPANDIR(UNIRTEXTO(“-“;VERDADEIRO;tMeses[Mês]);
CONT.VALORES(tDepartamentos[Departamento]);;UNIRTEXTO(“-“;VERDADEIRO;tMeses[Mês])));;”-“)

A diferença é que a função EXPANDIR irá retornar os meses da lista meses à partir da tabela.

Com estas funções, conforme a quantidade aumenta de departamentos e meses os mesmos são adicionados na matriz automaticamente.

Expandir Excel 3

Download Planilha Função Expandir Excel

Clique no botão abaixo para realizar o  download do arquivo de exemplo:

Baixe a planilha

Avalie este post

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress