Funções de Banco de Dados no Excel

Objetivo: Demonstrar a utilização das funções BDContar, BDSoma, BDMáx e BDMín.

Funções de Banco de Dados no Excel

As funções de banco de dados são muito úteis para demonstrar sínteses de dados  como Contagem, Soma, Máximo e Mínimo.

Passo 1:

  • Copie uma planilha com os mesmos cabeçalhos da lista que quer usar como banco de dados.
  • Crie os campos para colocar a função BDSOMA.
  • Digite a função =BDSOMA(A4:F834;”Valor”;A1:F2) no campo criado.

Todas as funções contém praticamente a mesma estrutura, conforme abaixo:

  • BDSoma(Banco de Dados, Campo, Critérios), sendo:
  • Banco de dados = A planilha aonde estão os dados a serem sintetizados, esta planilha deve ter campo de cabeçalho.
  • Campo = Nome do campo que será somado, colocado entre parênteses
  • Critérios = Os critérios do filtro que devem possuir os mesmos cabeçalhos.
  • No campo de critérios você pode utilizar os operadores *, >, <, =, >=, <=.
  • Note que no campo Vendedor colocamos apenas a letra P, sendo que neste caso ele está filtrando apenas as palavras que começam com P, sendo que poderia ser utilizado com o coringa P* que funcionaria da mesma forma. Você pode utilizar este coringa também colocando *a*, que usaria no critério todas as palavras que possuissem a em qualquer parte da palavra, ou *a que selecionaria todas as que terminam com a.

No anexo você terá a utilização das funções BDCONTAR, BDSOMA, BDMÁX e BDMÍN.

Baixe a planilha
Avalie este post

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress