Gráfico de Excel de Análise de Faturamento

Objetivo: Demonstrar passo-a-passo como montar um gráfico de análise de faturamento.

Como sabemos os gráficos são uma excelente ferramenta para a análise de dados.

No Excel esta ferramenta ganha ênfase em conjunto com as planilhas e permite realizar análises visuais rápidas, identificando pontos altos e baixos no gráfico por exemplo, sazonalidades e comparação com outros índices em um mesmo gráfico.

Neste exemplo de análise gráfica há a comparação de vários indicadores:

  1. Faturamento/10.000 = Neste índice estamos tratando do valor total vendido pelas lojas em um dia dividido por 10 mil, com o objetivo de permitir que os valores se enquadrem na faixa de valores dos outros índices que variam mais ou menos entre 0 e 250.
  2. Clientes/100 = Quantidade de clientes que efetuaram compras nas lojas dividido por 100, também com o objetivo de se enquadrar na faixa de valores da coluna Y.
  3. Fat x Cli = Faturamento total dividido pela quantidade de clientes que efetuaram compras.
  4. Margem = Margem de lucro média do dia.

Para comparar estes indicadores o primeiro passo é colocar todos eles em um mesmo intervalo de valores. Por isso os índices de Faturamento e Clientes foram divididos por 10.000 e 100 respectivamente, para que desta forma se enquadrassem no intervalo entre 0 e 250.

Criando o gráfico:

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Abraço

Marcos Rieper

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