Gráfico de indicadores Dashboard Excel

10
Gráfico de indicadores Dashboard Excel

Gráfico de indicadores Dashboard Excel

Objetivo: Demonstrar a criação de de um gráfico dashboard de indicadores que será salvo como modelo de gráfico Excel e poderá ser utilizado depois em qualquer outra planilha. Se não quiser criar pode também apenas baixar o modelo pronto e utilizá-lo, bem como a planilha exemplo.

Gráfico de barra dashboardNão é de hoje que falamos neste site sobre a importância de dashboards como uma realidade cada vez mais presente nas empresas.

Estes painéis de acompanhamento de performance tem por objetivo dar uma visão rápida e clara da situação atual de um determinado setor da empresa ou projeto e a partir destes indicadores já se ter um retrato atual.

Neste artigo iremos tratar da criação de um gráfico padrão de indicadores que como você pode notar na imagem demonstra a situação de uma determinada meta. No caso temos o exemplo de metas percentuais atingidas quanto á Receita, Margem, Despesas, Inadimplência, Turnover e Giro de estoque, mas poderiam ser quaisquer outros indicadores.

Desta forma vamos tratar da criação deste gráfico que será depois salvo na sua biblioteca de gráficos para que quando for utilizar novamente não seja necessário realizar toda a criação do gráfico dashboard.

1. Selecione o valor 55 na planilha em anexo e depois pressione ALT+F1 ou ainda vá em Inserir->Gráfico de colunas.

Gráfico de barra dashboard 1

2. Clique sobre a palavra receita abaixo do gráfico e clique Delete para apagá-lo, faça o mesmo para o nome Série 1 ao lado direito.

Gráfico de barra dashboard 2

3. Clique na barra do eixo Y ao lado esquerdo com os valores e depois clique em Formatar Eixo, altere os valores para fixo 0 e fixo 100 no mínimo e máximo respectivamente.

Gráfico de barra dashboard 3

4. Clique sobre a barra do gráfico e depois com o botão direito em Formatar Série de Dados, altere a largura do espaçamento para 0% conforme a imagem.

Gráfico de barra dashboard 4

5. Clique na opção de Preenchimento e selecione Padrão de preenchimento, e conforme a figura altere o padrão e a cor do Plano de fundo.

Gráfico de barra dashboard 5

6. Clique sobre a parte acima da barra do gráfico e clique em Formatar Área de Plotagem. Na opção Preenchimento altere o padrão de preenchimento e as cores de plano de fundo conforme a imagem.Gráfico de barra dashboard 6

7. Pressione Delete sobre o eixo Y e apague a barra de valores do lado esquerdo do gráfico dashboard Excel.

Gráfico de barra dashboard 7

8. Com a área de plotagem, área colorida do gráfico, selecionada arraste os cantinhos da mesma e arraste até que preencha totalmente o quadro.

Gráfico de barra dashboard 8

9. Redimensione o gráfico reduzindo a área lateral para que fique conforme o gráfico abaixo.

Gráfico de barra dashboard 9

10. Com o gráfico selecionado clique em Design Salvar como Modelo e coloque um nome no gráfico.Gráfico de barra dashboard 10 Gráfico de barra dashboard 11

11. Para utilizá-lo, basta quando for alterar o tipo de gráfico selecionar a pasta de modelos e selecionar o modelo criado.

Gráfico de barra dashboard 12

Nos arquivos para download você vai encontrar o gráfico criado, para não  dar erros para salvar o modelo, clique sobre um dos gráficos e conforme explicado salve como modelo de gráfico e você terá a criação de um gráfico que poderá ser utilizado em um dashboard.

Gráfico de barra dashboard

 

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Cara, só não consegui achar ainda a parte que você fala: “Clique na barra do eixo Y ao lado esquerdo com os valores…” Não achei essa “barra do eixo Y”…

  2. Bom dia Marcos Rieper, eu precisaria que quando o valor fosse negativo ele ficasse em cima da parte verdinha, por ex: tenho um saldo de 1.000 reais, e gastei 1.200, esses 200 que passaram seria um saldo de -200 certo, entao esses 200 teria como ficar acima na parte verde claro? mostrando o quando ultrapassamos a meta?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here