Mala Direta Utilizando uma Lista do Excel e um Documento do Word

29
Mala Direta Utilizando uma Lista do Excel e um Documento do Word

Objetivo: Demonstrar a criação de uma mala direta utilizando um documento do Word e uma lista de informações do Excel. Criado para ajudar ao leitor Lucas Bernardes da Silva.

A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de informações semelhantes a várias pessoas, porém de forma pessoal.

O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independente do número de destinarários ao qual a mesma será remetida.

  • Abaixo os procedimentos:Crie uma lista com as informações que irão no documento:

  • Crie um documento no Word que servirá como padrão para a mala direta, os campos grifados em amarelo, são os locais aonde colocaremos as informações da lista do Excel

  • No Word selecione a guia Correspondências e clique no botão Iniciar Mala Direta -> Cartas

  • Na guia Correspondências clique no botão Selecionar Destinatários -> Usar Lista Existente…

  • Selecione a lista de dados criada no Excel

  • Selecione a guia do arquivo do Excel selecionado

  • Selecione um local do documento e clique no botão na guia Correspondências -> Inserir Campo de Mesclagem e clique no campo necessário no documento

  • Abaixo o documento já com os campos incluídos.

  • Para visualizar como ficará o documento com os campos já inclusos clique na guia Correspondências -> Visualizar Resultados e na guia ao lado passe os documentos

  • Clique na guia Correspondências e no botão Concluir e Mesclar, clique no botão Imprimir Documentos ou Editar Documentos Individualmente. Na primeira opção você poderá imprimir diretamente todos os documentos, e na segunda opção o Word criará todos os documentos já mesclados que poderão ser editados individualmente.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

29 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!

    Marcos,

    Ótimo artigo, à pouco tempo usei esse recurso em um trabalho, realmente é incrível a velocidade que é enviado o e-mail. Eu tinha 360 e-mails para serem enviados, e foi super rápido, com certeza vai ajudar o leitor Lucas.

    Um abraço e parabéns pela boa vontade em ajudar o próximo!

  2. Meu Deus ! Caras vocês são incríveis !
    Um abraço e parabéns pela boa vontade em ajudar o próximo! ²
    Certamente, disso eu já sabia, mas esse certamente é um site que precisa ser divulgado ainda mais e que merece investidores !!!

    Grande abraço !

  3. Boa tarde…
    No caso do ‘arquivo exemplo’ disponibilizado para download:
    Há alguma forma de ‘imprimir direto’ os 54 resultados (páginas) diferentes que podem ser obtidos?

  4. Respondendo:
    Na guia Correspondência > ‘Concluir e Mesclar’ > ‘Imprimir documentos’ > ()Todos > OK

    Parabéns pelo post, nada menor que ‘ótimo’.

  5. parabens !!!! muito bom

    se caso eu precisar que ele puxe de outro dado, com por exemplo:

    ao inves de ele puxar os numero do lado esquerdo planilha eu quiser que ele puxe a1, a2!!! te jeito ???

  6. Marcos,

    Boa Noite !
    Sou nov no grupo e estou achando a publicações muito bom.
    Mas não consegui fazer a mala direta usado o excel.
    Você poderia me ajudar ?
    Acima segue o meus contatos .
    Obrigado.

  7. Consegui fazer porem as datas nao funciona ele puxa somente os numeros do excel, como se fosse geral, ja fiz a inclusão assim \@ “dd/MM/yy”, nao deu certo atualiza e campo etc … ta fd

    se caso eu precisar que ele puxe de outro dado, com por exemplo:
    ao inves de ele puxar os numero do lado esquerdo planilha eu quiser que ele puxe a1, a2!!! te jeito ???

    ALGUEM PODE ME AJUDAR ? OU ME MANDAR UMA ARQUIVO COM ESTA CONFIG?

  8. Amigo, a mala direta funcionou, mas tem um problema: ele usa sempre o mesmo remetente (mesma conta) para enviar os e-mails, mesmo que eu selecione outra conta como sendo a PADRÃO. Como resolver isso?

  9. Marcos, no meu Documento Principal (Word 2007) precisei usar 57 campos de mesclagem (no formato Carta), o que fiz sem problema nenhum. No entanto, ao tentar acrescentar o 58º, não consigo fazê-lo, pois, apesar de esse campo já estar inserido na Base de Dados (Excel 2007), não há forma de que ele apareça no Registro de Campos a serem inseridos. Quando tento inseri-lo no documento principal, o banner “Inserir Campo” não o mostra na relação, apesar de ele constar na Base de Dados. Isto é, o nome do campo não passa da Base de Dados para o Registro de Campos. Já tentei de tudo, até salvar o Documento Principal ou a Base de Dados com outro nome, mas nada deu resultado. Inclusive desconfiei de que pudesse estar no limite da quantidade de colunas, mas li que esse limite está longe, é de 256. Por favor, agradeço a orientação que puderem me dar, pois se não conseguir inserir esse dado (a data) o documento que preciso montar ficará inútil.

  10. Boa tarde Marcos! Primeiramente, quero parabeniza-lo e agradecê-lo pelo site. É ótimo e tem me ajudado muito no dia-a-dia. DÚVIDA: segui os processos conforme descritos e a princípio deu certo, porém, os campos que contém DATA e VALORES ficaram de forma desconfigurada. Por exemplo: na planilha excel a data está no formato dd/mm/aaaa, mas na carta fica como m/dd/aaaa. E os campos de valores não trazem o cifrão, somente os números. Como posso corrigir isto?
    Outra dúvida, tem como numa única carta selecionar campos de planilhas diferentes?
    Desde já, MUITO OBRIGADO!

    • Olá Diovane,

      Obrigado pelo seu contato.

      Sobre suas dúvidas, a formatação de moeda você pode digitar o R$ antes do valor diretamente, os campos de data eu acho que tem uma formatação no próprio word para isso, marque o item e depois veja a sua formatação.

      Sobre a utilização de várias planilhas, não é possível, á não ser que seja realizada conexão de dados, o que iria dar um pouco de trabalho e conhecimento em SQL, mas acho mais fácil colar os dados na planilha e depois realizar o processo.

      Abraço
      Marcos Rieper

        • Olá Thais,

          O Word não permite esta iteração direta, somente realizando consultas em SQL, mas aí já fica um pouco custoso.

          Você pode usar o PROCV na sua planilha e montar estes dados nela antes de aplicar a mala direta.

          Abraço
          Marcos Rieper

  11. Olá Marcos!
    Na minha mala direta está acontecendo um erro bizarro; tenho uma coluna com 450 caracteres e quando insiro o campo de mesclagem carrega o texto completo sem problemas. Já uma segunda coluna, com a mesma configuração, quando insiro no word o texto corta quando atinge 255 caracteres. Você sabe o que pode estar acontecendo?
    Um grande abraço
    Obrigada

  12. Olá!

    Já uso este método faz algum tempo, porém estou precisando fazer um relatório com todas as informações da mala direta (de todo o banco de dados cadastrado no Excel) – tem esta possibilidade? já procurei em todos os lugares e não achei nada!

    • Olá,

      Você está precisando colocar todas as informações de uma base em uma mala direta?

      Me explique algumas situações:

      1. Qual a base de dados?
      2. Como é este documento?
      3. Quantos campos são?
      4. Qual a dificuldade que está enfrentando?

      Abraço
      Marcos Rieper

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here