Neste artigo você verá como fazer mala direta no Word à partir de uma lista Excel mesclando cartas, e-emails ou envelopes.
A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de informações semelhantes a várias pessoas, porém de forma pessoal.
O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independente do número de destinarários ao qual a mesma será remetida.
- Abaixo os procedimentos:Crie uma lista com as informações que irão no documento:
- Crie um documento no Word que servirá como padrão para a mala direta, os campos grifados em amarelo, são os locais aonde colocaremos as informações da lista do Excel
- No Word selecione a guia Correspondências e clique no botão Iniciar Mala Direta -> Cartas
- Na guia Correspondências clique no botão Selecionar Destinatários -> Usar Lista Existente…
- Selecione a lista de dados criada no Excel
- Selecione a guia do arquivo do Excel selecionado
- Selecione um local do documento e clique no botão na guia Correspondências -> Inserir Campo de Mesclagem e clique no campo necessário no documento
- Abaixo o documento já com os campos incluídos.
- Para visualizar como ficará o documento com os campos já inclusos clique na guia Correspondências -> Visualizar Resultados e na guia ao lado passe os documentos
- Clique na guia Correspondências e no botão Concluir e Mesclar, clique no botão Imprimir Documentos ou Editar Documentos Individualmente. Na primeira opção você poderá imprimir diretamente todos os documentos, e na segunda opção o Word criará todos os documentos já mesclados que poderão ser editados individualmente.
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Abraço
Marcos Rieper