Planilha Canvas Excel – Modelo de negócios
Neste artigo você verá o que é Canvas e aprenderá com um exemplo simples de Modelo de negócios como preenchê-lo, poderá baixar um modelo de Planilha Canvas Excel criado pelo site, e também ver dicas preciosas como um curso online e gratuito sobre Canvas.
O que é Canvas:
“Um modelo de negócio descreve a lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor, seja ele econômico, social, ambiental ou qualquer outro tipo de valor. A sua construção é parte essencial para o desenvolvimento estratégico e operacional de qualquer organização.
O Canvas do Modelo de Negócio (em inglês, Business Model Canvas) é uma ferramenta que ajuda empreendedores e gestores a descrever, desenhar, desafiar, inventar e pivotar o modelo de negócio de sua organização. Co-criado por 470 profissionais de 45 países, o canvas permite sintetizar o modelo de negócio de forma visual e de fácil compreensão”. http://socialgoodbrasil.org.br/2014/business-model-generation
O Canvas é um documento que em uma única página criado para facilitar o processo de estudo do seu projeto de negócio, mas ela não exclui o plano de negócios que é um documento muito mais detalhado. O Canvas serve para um estudo mais do dia-a-dia e é menos formal, e facilita alterações, entendimento e a sua visualização de forma rápida.
Este modelo de projetos é formado por 9 blocos:
- Segmentos de Cliente
- Propostas de Valor
- Canais de Distribuição
- Relacionamentos com o Cliente
- Atividades Chave
- Recursos Chave
- Parcerias Chave
- Estrutura de Custo
- Fluxos de Receita
Para preencher o seu Canvas siga os passos a seguir:
- Tenha uma ideia de negócio. Esta ideia será o ponto de partida para o preenchimento do seu Canvas;
- Você pode tanto imprimir um modelo de Canvas para impressão como fazer um em uma folha de papel ou utilizar o modelo de Canvas em Excel que temos ao final deste artigo;
- Preencha os campos conforme abaixo. No nosso exemplo avaliaremos a criação de uma loja de ervas e temperos.
- Segmento de clientes: É o seu mercado, são todas as pessoas para as quais você irá gerar valor. Exemplo:
- Interessados em uma alimentação mais saudável;
- Cozinheiros profissionais em busca de temperos de qualidade e a granel;
- Chefes de família em busca de preços de temperos melhores que os de supermercados.
- Proposta de valor: Como o seu produto ou serviço resolve o problema de um segmento de clientes ou ameniza a sua situação. Quais os seus benefícios depois ou durante o uso do seu produto ou serviço. Exemplo:
- Tenha temperos frescos em sua casa;
- Compre na quantidade que você desejar;
- Economize comprando temperos e ervas até 80% mais barato;
- Estimule seu paladar e descubra novos sabores com ervas e temperos que só encontra em lojas do ramo;
- Encontre ervas para chás que te ajudarão com problemas de saúde e a ter uma vida mais saudável.
- Canais: Pelos canais os clientes descobrem que você existe, como se comunica e entrega valor ao mesmo. Exemplo:
- Loja física situada á rua Pedro Álvares Cabral, 1250 São Paulo/SP no conjunto de lojas do supermercado São João.
- Loja virtual em www.ervasetemperos.com.br com entrega em São Paulo.
- Relacionamento com os clientes: Como você consegue, mantém e consegue novos clientes. Exemplo:
- Aquisição:
- Clientes do supermercado São João e lojas próximas;
- Pelo site da loja;
- Manutenção:
- Bom atendimento na loja, o cliente é especial;
- Degustação de produtos feitos com os temperos;
- Promoções;
- Crescimento:
- Indicação dos clientes para a loja;
- Divulgação através do site;
- Adwords e SEO para o posicionamento do site.
- Aquisição:
- Recursos chave: Quais os recursos e infraestruturas necessárias para entregar valor ao seu cliente? Exemplo:
- Loja física;
- Site;
- Atividades chave: Quais as atividades seu negócio deve ter para um bom resultado? Exemplo:
- Grande variedade de ervas e temperos;
- Site sempre atualizado;
- Contratação e treinamento dos atendentes;
- Loja limpa e organizada.
- Parceiros chave:Que parcerias podem te ajudar a conseguir os recursos ou realizar as atividades chave? Quais parcerias podem te ajudar a reduzir custos e entregar o valor ao cliente? Exemplo:
- Fornecedores de ervas e temperos;
- Empresa de desenvolvimento de sites;
- Funcionários da loja.
- Estrutura de custo: Quais os custos que são mais importantes e ligados diretamente ao seu negócio? Quais as atividades e recursos chaves mais caros? Exemplo:
- Aluguel da loja;
- Folha de pagamento;
- Impostos e contabilidade;
- Produtos;
- Adwords;
- Manutenção do site.
- Fluxo de receita: Quais as suas fontes de receita. Como e com que frequência o seu cliente paga por elas? Exemplo:
- Os clientes do supermercado São João ao fazer suas compras passam pela loja;
- O horário de atendimento da loja física é de Domingo a domingo das 10:00 h ás 22:00 h.
- A sazonalidade da loja física pode variar de semanal, mensal ou esporádica;
- O pagamento será feito em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito na loja física;
- Na loja virtual a forma de pagamento pode ser cartões de débito ou crédito, transferência bancária ou boleto bancário;
- A sazonalidade da loja virtual não é estudada porque ela está 24 horas disponível ao cliente.
- Segmento de clientes: É o seu mercado, são todas as pessoas para as quais você irá gerar valor. Exemplo:
- Atualize sempre o seu Canvas e não deixe de mostrar para os seus amigos que possam te ajudar a ter ideias para elaborá-lo da melhor forma.
- Para você que se interessou neste artigo veja o curso de Canvas gratuito da FazIINOVA, ele é gratuito e criado pela Bel Pesce, o link: http://www.fazinova.com.br/cursos/1.
- Faça o download do nosso modelo de Canvas criado em Excel clicando no botão download abaixo:
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