Como calcular hora extra no Excel com vídeo-aula e download de planlha de cálculo de hora extra gratuita e pronta para usar.
Download Planilha Cálculo de Hora Extra Excel
No vídeo acima é demonstrado como criar a planilha de cálculo de hora extra, todos os seus cálculos e configurações e no botão abaixo pode fazer o download gratuito da planilha.
O que é Hora Extra?
A hora extra é o tempo que o funcionário trabalha além do horário estabelecido em contrato com a empresa e de acordo com as regras trabalhistas vigentes.
Quais as Regras Cálculo de Horas Extras?
As horas extras são calculadas com um acréscimo mínimo de 50% sobre o valor da hora normal do funcionário. Este valor pode variar para 100% para domingos e feriados e também conforme regras trabalhistas criadas em convenções trabalhistas.
No Brasil as horas mensais são calculadas em 176h e horas semanais 44h.
Exemplo Prático de Cálculo de Hora Extra
Temos um funcionário que recebe um salário nominal de R$ 2.640 que trabalhou por 10 horas extras em dias normais.
- Valor da hora normal: (2.640/176) = 15. Ou seja o valor da hora trabalhada é R$ 15,00.
- Valor da hora extra com 50% de acréscimo: (15 x 1,5) = 22,50. Ou seja o valor da hora extra trabalhada é R$ 22,50.
- Total de 10 horas trabalhadas: (22,5 x 10) = 225,00. Ou seja totaliza R$ 225,00.
E para cálculo do adicional noturno é um valor extra pago ao trabalhador que realiza atividades laborais no período considerado noturno para compensar desgaste físico.
O adicional noturno no Brasil é conforme a regra:
- Área urbana: das 22h às 05h.
- Área rural: das 21h às 05h.
O adicional noturno é de 20% extra sobre a hora trabalhada e além do percentual extra a hora noturna é reduzida, equivalendo a 52 minutos e 30 segundos. Ou seja, o funcionário recebe uma hora completa a cada 52 minutos e 30 segundos e mais os 20% de adicional noturno.
Exemplo prático de Cálculo de Adicional Noturno
Digamos que o salário do funcionário é de R$ 2.640, é um trabalhador urbano e fez 10 horas noturnas.
- Cálculo da hora normal: 2640/176 = 15. Ou seja R$ 15,00 a hora.
- Valor da hora com adicional noturno: 15 x 1,2 = 18. Ou seja o valor da hora noturna é R$ 18,00.
- Valor da hora extra noturna (50%): 18 x 1,5 = 27. Sendo então R$ 27,00 a hora.
- Total a pagar por 10 horas noturnas: 27 x 10 = 270. Desta forma temos R$ 270,00 no total a ser pago.
Configuração da Planilha de Cálculo de Hora Extra
Esta planilha é por funcionário, então as configurações são por funcionário.
A pasta de trabalho possui a seguinte configuração de horas e valor:
- Horário Normal: Quantidade de horas normais do funcionário.
- Dias Semanal: Valor percentual adicional para horas trabalhadas durante a semana.
- Sábado: Valor percentual adicional sobre o valor hora para sábado.
- Domingo: Valor percentual adicional sobre horas trabalhadas no domingo.
- R$/hora: Valor por hora, calculado dividindo o salário pelas horas totais padrão do funcionário no mês.
Esta tabela é usada como referência para os cálculos de horas extra da planilha.
Lançamento de Horas Trabalhadas e Hora Extra
A planilha de cálculo de horas extras em Excel possui os seguintes campos para o lançamento dos dados:
- Data: Data para o cálculo da hora extra. Usa a função: =SEQUÊNCIA(FIMMÊS(C4;0)-C4+1;;C4), aonde temos a sequência de datas criadas à partir da data inicial.
- Dia: Dia da semana, calculado sobre a data.
- Entrada: Horário de entrada do funcionário.
- Saída Intervalo: Horário de saída para o intervalo.
- Retorno Intervalo: Horário de retorno do intervalo.
- Saída: Horário de saída do intervalo.
Com base nos lançamentos realizados temos os seguintes cálculos:
- Total horas: Total de horas trabalhadas no dia.
- Horas extras: Calcula apenas as horas positivas, retornando a diferença entre as horas trabalhadas na configuração.
- Horas negativas: Apenas horas negativas, retorna a diferença de horas trabalhadas com base na configuração e com hora negativa.
- Sábado: Horas extras trabalhadas no sábado.
- Domingo: Horas extras trabalhadas no domingo.
Resumo de Horas Trabalhadas
Ao final temos o resumo de horas trabalhadas com base nos totais dos lançamentos.
Veja que temos então os totais de horas e também os cálculos de horas e valores.
O cálculo do campo Sub-Total faz a diferença entre Horas Extras e Horas Negativas:
=SE(P8-P9<0;”-“&TEXTO(P9-P8;”HH:MM:SS”);P8-P9)
E no cálculo de valor total em hora e valor temos o seguinte cálculo:
=SE(ÉNÚM(Q10);Q10NHora24;-DIREITA(Q10;NÚM.CARACT(Q10)-1)*NHora*24)
Veja que para cálculos negativos fizemos com – antes da formatação do texto que fizemos.
Pois cálculos com horas negativas dão erro no Excel.
Mas no vídeo ao topo do artigo é explicado todo o cálculo passo-a-passo.
Conclusão
A planilha de cálculo de hora extra permite que você tenha o lançamento de horas trabalhadas no Excel e tenha os cálculos automáticos de todas as horas extras trabalhadas e o valor a ser pago.
Além disso temos neste artigo como calcular a hora extra e como calcular o adicional noturno no Excel. Este cálculo é detalhado também no artigo.