Neste artigo você aprenderá como criar uma planliha de cálculo de hora extra Excel e poderá também baixar a planilha gratuitamente.
Estrutura da Planilha de Cálculo de Hora Extra
A planilha tem por finalidade termos os cálculos das horas extras totais baseado nas horas previstas e nas horas trabalhadas.
Esta planliha é para cálculo de horas trabalhadas de funcionários com contrato, não CLT, pois ela não calcula todos os requisitos que seriam necessários para o cálculo de CLT.
Nesta planlha temos então os seguintes campos:
- Data: Dia do mês, basta substituir a primeira data e arrastar.
- Dia: Dia da semana, de domingo à sábado.
- Horário início: Hora de início do trabalho.
- Intervalo início: Saída para o almoço ou intervalo.
- Intervalo final: Retorno do intervalo.
- Horário final: Hora final de trabalho no dia.
- Soma do dia: Total de horas trabalhadas.
- Horas previstas: Total de horas previstas para trabalho, é parametrizado e retorna o total de horas somente para os dias da semana de segunda à sexta.
- Horas extras: Total de horas extras, diferença entre a somam do dia e horas previstas.
Cálculo de Dia.da.semana
No campo de cálculo de dia da semana retornamos o dia da semana entre 1 e 7, são retornados os números e com a formatação mudamos para que apareça domingo, segunda-feira…
A fórmula utilizada foi: =SEERRO(PROCV(B8;tbFeriados[[Data]:[Nome]];2;0);DIA.DA.SEMANA(B8;1))
Nela temos o retorno do nome do feriado e senão é retornado o dia da semana.
Horário Trabalhado para Cálculo de Hora Extra no Excel
Na planliha de cálculo de horas extras digite os horários conforme temos abaixo.
O formato de lançamento é hh:mm.
No campo de soma do dia temos o total de horas trabalhadas.
O cálculo realizado é =G8-F8+E8-D8 aonde temos a diferença de horas final e inicial dos intervalos e inicial e final.
Cálculo de Horas Previstas Excel
Na planilha de cálculo de horas extras temos as horas previstas.
As horas previstas são configuradas como um parâmetro e com uma fórmula é retornado apenas para os dias entre 2 e 6.
O cálculo realizado é =SE(E(C8>1;C8<7);$M$7;0) conforme temos abaixo.
Soma de Horas Extras
Na coluna Horas Extras temos a diferença entre o total de horas trabalhadas no dia e o total de horas previstas.
Para isso utilizamos o seguinte cálculo: =(H8*24)-I8
Inicialmente o valor da célula H8 é convertido para decimal, para isso é multiplicado por 24.
Planilha Final de Hora Extra
Por fim a planilha de cálculo de hora extra tem o seguinte formato.
Nela temos então na última coluna o total de horas extras, inclusive negativas.
Estes valores de horas negativas estão no formato decimal, para permitir que sejam realizados cálculos com horas negativas.
Resumo Total de Horas Extras e Valor a Pagar
Por fim temos o resumo das horas extras.
Nela temos o salário base, horas previstas, valor hora, horas extras e valor total:
- Salário base: salário base das horas trabalhadas baseado no total de horas previstas.
- Horas previstas: aqui temos a soma das horas previstas, baseado nos dias da semana e horas.
- Valor hora: valor de hora com o cálculo da divisão do salário base pelas horas previstas, utilizando a fórmula: =M10/M11 (Salário base/Horas previstas)
- Horas extras: total de horas extras, a soma da coluna de horas extras.
- Valor total: no valor total temos a soma do salário e das horas extras utilizando a fórmula: =M10+(M12*M13) (Salário base+(Valor hora*Horas extras)).
Download da Planilha de Cálculo de Hora Extra Excel Gratuita
Para realizar o download desta planilha de exemplo clique no botão abaixo