Neste artigo veja detalhes da Planilha de Cargos e Salários Excel
O plano de cargos e salários é um controle e cadastro de definição de funções, remuneração e promoções e análise de custos de mão-de-obra.
Neste senti criamos uma solução para que as empresas consigam ter estas informações em um poderoso controle criado em Excel.
Como Funciona a Planilha de Cargos e Salários
A planilha de cargos e salários possui uma estrutura de cadastros, relatórios e dashboard acessados por um menu interativo.
O sistema possui os seguintes cadastros:
- Cargos: Cadastro de cargos com o salário de cada função, além de dados como área do cargo, grupo e faixa salarial.
- Áreas: Cadastro de áreas da empresa.
- Grupos: Grupos de cargos: analista, assistente…
- Faixas: Cadastro de faixas de salários para os cargos.
- Centro de Custo: Cadastro de centros de custos.
- Tipo de Contrato: Cadastro de tipos de contrato: CLT, estágio, prestador de serviço…
Controle de Funcionários
Nesta planilha são lançados os dados dos funcionários.
O controle possui os seguintes campos:
- Funcionário: Nome do funcionário.
- Admissão: Data em que o funcionário foi admitido.
- Área: Área inicial em que o funcionário está trabalhando.
- Centro de Custo: Centro de custo que o funcionário está alocado.
- Descrição CC: Descrição do centro de custos.
- Cargo Inicial: Cargo inicial do funcionário.
- Salário Inicial: Salário inicial do funcionário.
- Tipo de Contrato: Tipo de contrato à partir do cadastro de tipos de contrato.
- Promoção Esperada: A promoção que é esperada para o funcionário conforme planejamento.
- Cargo Atual: Cargo atual do funcionário à partir do cargo ou promoções, campo calculado.
- Salário Atual: Salário inicial ou conforme promoção, é um campo calculado.
Controle de Promoções
O controle de promoções tem o registro de todas as mudanças de cargo, área ou centro de custo dos funcionários.
- Funcionário: Selecione o funcionário na lista.
- Cargo Inicial: Cargo inicial é retornado à partir do cadastro de funcionários.
- Novo Cargo: Novo cargo à partir do cadastro de cargos.
- Área: Área da empresa.
- Centro de Custo: Código do centro de custos na lista do cadastro.
- Descrição CC: Descrição conforme o centro de custos.
- Data: Data da promoção.
- Tipo de Contrato: Tipo de contrato da promoção.
- Novo Salário: Novo salário com a promoção.
Relatórios do Plano de Cargos e Salários Excel
O sistema possui 5 relatórios para análise dos dados de plano de cargos e salários.
- Relatório de Cargos: Relatório com a quantidade de funcionários, salário de cada cargo e valor total.
- Relatório de Áreas: Quantidade, valor total, mínimo, média e máximo salário por área.
- Relatório de Tipos de Contrato: Quantidade, valor total, mínimo, média e máximo salário por tipo de contrato.
- Relatório de Centros de Custo: Quantidade, valor total, mínimo, média e máximo salário por centro de custos.
- Relatório de Funcionários: Relatório com todos os funcionários do .
Dashboard de Análise de Funcionário
A planilha possui também uma análise por funcionário em formato de dashboard.
A análise permite que ao selecionar o funcionário sejam identificadas rapidamente as seguintes informações:
- Salário Atual: Salário atual conforme o cadastro de funcionários e promoções.
- Cargo Atual: Cargo atual do funcionário conforme o cadastro de funcionários ou promoções.
- Última Promoção: Data da última promoção ou cargo inicial.
- Promoção Esperada: Cargo da promoção esperada.
- Histórico de cargos e salários: Histórico de cargos e salários do funcionário.
- Salários da Área: Menor valor da área, maior valor da área e quartis.
- Gráfico com a comparação salarial: Gráfico com a análise e comparação do salário com relação as faixas salariais.