Quais os Tipos de Escala de Trabalho?

Por mais que a tecnologia avance, otimizando os recursos e facilitando o trabalho braçal, a verdade é que os recursos humanos continuam a ser o ativo mais importante de qualquer empresa. E para que a sua produtividade seja de acordo com o que o negócio exige e necessita, é fundamental que os trabalhadores tenham condições de trabalho, qualidade nos recursos utilizados e, claro, um ambiente profissional seguro.

Uma das ferramentas fundamentais para garantir esta satisfação e, consequentemente, produtividade profissional são as escalas de trabalho. Estas possibilitam que os trabalhadores efetuem as suas funções respectivas com as cargas horárias condizentes com as suas tarefas e profissões. Tudo isso sem colocar em perigo a sua integridade física ou mental, o que podem acontece com jornadas de trabalho demasiado longas ou que os coloquem expostos a situações insalubres.

Para a empresa é igualmente fundamental fazer uma escala de trabalho adequada, responsável e inteligente. Para isso, é também muito importante a adoção de fermentas capazes e eficientes. É o caso das planilhas de escala de trabalho, em que, mais uma vez, coloca a tecnologia ao dispor do homem para garantir uma otimização dos seus recursos e a maximização da sua produtividade. Tudo isto resultará numa redução de custos e, consequentemente, no aumento do seu lucro.

Os Tipos de Escala que Você Pode Utilizar

Existem seis tipos de escala de trabalho previstas por lei, que qualquer empresa pode adotar. Não existe propriamente uma escala correta ou melhor que outra, já que tudo depende dos objetivos da empresa e das suas reais necessidades. Assim, o mais importante é perceber no que consiste cada uma delas e qual a que vai mais ao encontro do que realmente necessita. Vamos então ver uma a uma, quais os tipos de escalas de trabalho que existem.

Veja abaixo os Tipos de Escala de Trabalho

1. Escala 5X1

A escala 5×1 é relativamente comum e consiste, como o próprio nome indica, em cinco dias de trabalho contínuos seguido de um dia de olha. Isto significa que não existe um dia fixo para descansar, já que este vai cariando de acordo com o planeado entre o trabalhador e o empregador. Contudo, existe limites ao número de horas diárias que o trabalhador pode fazer. São 7 horas e 2 minutos o valor máximo da jornada laboral diária no que diz respeito à escala 5×1.

Escala de trabalho 5x1

2. Escala 5×2

A escala 5×2 é a mais comum no mundo do trabalho moderno, especialmente na sociedade ocidental. Esta consiste em cinco duas de trabalho consecutivos na semana, seguidos de dois dias de descanso. Estes não necessitam de ser consecutivos, mas na maior parte das vezes é o que acontece, porque coincide com a semana. O empregado trabalha de segunda a sexta-feira e descansa sábado e domingo. Caso o trabalhador labore nesses dias de descanso, então a sua remuneração deve ser dobrada. Quanto à jornada diária de trabalho não pode ultrapassar as 8 horas e 48 minutos.

Escala de trabalho 5x2

3. Escala 6×1

A nossa terceira escala de trabalho, a 6×1, consiste em seu dias de trabalho consecutivos, seguidos de um dia de descanso. Normalmente, esse coincide com o domingo. No entanto, nesta escala é também muito comum que o dia de descanso alterne entre o sábado e o domingo. Isso é o que acontece sobretudo em lojas de comércio, especialmente nas grandes superfícies comerciais. Contudo, há que ter em atenção que o trabalhador tem que ter pelo menos uma folga ao domingo a cada sete semanas.

Escala de trabalho 6x1

4. Escala 12×36

Se nos três exemplos anteriores a escala de trabalho era contabilizada em dias, no caso da escala tipo 12×36 estes são contabilizados em horas. Ou seja, na escala 12×36 o empregado trabalha 12 horas consecutivas, descansando as 36 seguintes. Este é um recurso muito utilizado em fábricas e indústrias com funções que não podem ser pausadas ou interrompidas. Por isso, estes casos laborais específicos são negociados em conjunto, com acordos coletivos conseguidos entre a empresa e os sindicatos.

Escala de trabalho 12x36

5. Escala 18×36

A escala 18×36 é uma variação da anterior, que é igualmente contabilizada em horas. Só que aqui o empregado trabalha por 18 horas consecutivas, descansando as 36 horas seguintes. Tudo o resto funciona exatamente da mesma forma como na escala 18×36.

Escala de trabalho 18x36

6. Escala 24×48

Finalmente, a escala de trabalho 24×48 é a última opção possível que a empresa pode adotar. E, como o próprio nome indica, consiste em escalas de 24 horas de trabalho consecutivas, seguidas de 48 horas de descanso. É a escala de trabalho tradicionalmente atribuída aos membros em funções da polícia.

Escala de trabalho 24x48

Comprar Planilha que Atende os Tipos de Escala de Trabalho

Criamos uma solução incrível que resolve totalmente a sua escala de trabalho, não só com relação a montar automaticamente, como também permite que controle com um DASHBOARD as horas trabalhadas, turnos e faltas do pessoal.

Avalie este post

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress