Saia do Zero no Excel Curso Excel Básico 120 Minutos

Saia do zero no este curso de Excel Básico de 120 minutos do Excel, abaixo tudo o que aprenderá neste curso:

  • Como abrir e salvar arquivos
  • Estrutura
  • Atalhos
  • Formatação de células
  • Cálculos e operadores
  • Funções
  • Tabelas
  • Validação de dados
  • Formatação condicional
  • Gráficos
  • Preenchimento relâmpago
  • Tabela dinâmica

Atalhos do Excel no Curso Excel Básico

No curso de Excel Básico você aprenderá como usar os principais atalhos do Excel.

Curso de Excel Básico 1

Abaixo uma lista com os principais atalhos do Excel e no final da página temos também um botão com o download da planilha utilizada no curso do vídeo ao topo deste artigo e um ebook com 220 atalhos do Excel grátis.

Arquivo

DescriçãoAtalho
Criar uma nova pasta de trabalhoCtrl + N
Abrir pasta de trabalhoCtrl + O
Salvar pasta de trabalhoCtrl + S
Salvar comoF12
ImprimirCtrl + P
Visualizar impressãoCTR + F2
Fechar pasta de trabalho atualCtrl + F4
Encerrar ExcelAlt + F4

Faixa de opções

DescriçãoAtalho
Ocultar ou exibir faixa de opçõesCtrl + F1
Ativar teclas de acessoAlt
Mover para próxima faixaTab
Ativar ou abrir controle selecionadoEspaço
Confirmar controle trocadoEnter
Ajuda do Excel para item selecionadoF1

Arrastar e soltar

DescriçãoAtalho
Arrastar e recortarArrastar
Arrastar e copiarCtrl + Arrastar
Arrastar e inserirShift + Arrastar
Arrastar e inserir cópiaCtrl + Shift + Arrastar
Arrastar para planilhaAlt + Arrastar
Arrastar para duplicar planilhaCtrl + Arrastar

Ativar célula

DescriçãoAtalho
Selecionar célula ativa apenasShift + Backspace
Mudar a célula ativa de uma seleçãoCtrl + .
Ativar a célula abaixoEnter
Ativar a célula acimaShift + Enter
Ativar a célula á direitaTab
Ativar a célula á esquerdaShift + Tab

Geral

DescriçãoAtalho
Abrir ajudaF1
DesfazerCtrl + Z
RefazerCtrl + Y
Copiar células selecionadasCtrl + C
Repetir última açãoF4
Recortar células selecionadasCtrl + X
ColarCtrl + V
Mostrar colar especialCtrl + Alt + V
Mostrar procurar e substituirCtrl + L
Abrir substituir selecionadoCtrl + U
Procurar anterior automaticamenteCtrl + Shift + F4
Procurar próximoShift + F4
Criar um gráfico para dados selecionadosAlt + F1
Criar um gráfico em nova planilhaF11
Ligar e desligar autofiltroCtrl + Shift + L
Ativar FiltroAlt + ò
Inserir tabelaAlt + T + TA
Selecionar linha da tabelaShift + Espaço
Selecionar coluna da tabelaCtrl + Espaço
Selecionar tabelaCtrl + T

Seleção

DescriçãoAtalho
Selecionar linha inteiraShift + Espaço
Selecionar coluna inteiraCtrl + Espaço
Selecionar planilha inteiraCtrl + T
Adicionar intervalos juntos á seleçãoShift + Botão esquerdo do mouse
Adicionar intervalos separados da seleçãoCtrl + Botão esquerdo do mouse
Colocar em modo de adicionar seleções de célulasShift + F8
Cancelar modo de seleçãoEsc

Navegação

DescriçãoAtalho
Mover uma célula para á direitaSeta direita
Mover uma célula para á esquerdaSeta esquerda
Mover uma célula para cimaSeta cima
Mover uma célula para baixoSeta baixo
Mover uma tela para a direitaAlt + Page Down
Mover uma tela para á esquerdaAlt + Page Up
Mover uma tela para cimaPage Up
Mover uma tela para baixoPage Down
Mover para a primeira célula preenchida á direitaCtrl + Seta direita
Mover para a primeira célula preenchida á esquerdaCtrl + Seta esquerda
Mover para a primeira célula preenchida acimaCtrl + Seta cima
Mover para a primeira célula preenchida abaixoCtrl + Seta baixo
Mover para o início da linhaHome
Mover para o final da linhaCtrl + End
Mover para a primeira célula da planilhaCtrl + Home
Ligar o modo de término, acione a tecla de seta depoisEnd
Acrescentar uma célula á direita na seleçãoShift + Seta direita
Acrescentar uma célula á esquerda na seleçãoShift + Seta esquerda
Acrescentar uma célula abaixo na seleçãoShift + Seta baixo
Acrescentar uma célula acima na seleçãoShift + Seta cima
Acrescentar células até a última a direita á uma seleçãoCtrl + Shift + Seta direita
Acrescentar células até a última a esquerda á uma seleçãoCtrl + Shift + Seta esquerda
Acrescentar células até a última acima á uma seleçãoCtrl + Shift + Seta cima
Acrescentar células até a última abaixo á uma seleçãoCtrl + Shift + Seta baixo
Acrescentar células uma tela acima á seleçãoShift + Page Down
Acrescentar células uma tela abaixo á seleçãoShift + Page Up
Acrescentar células uma tela a direita á seleçãoAlt + Shift + Page Down
Acrescentar células uma tela a esquerda á seleçãoAlt + Shift + Page Up
Acrescentar células até a coluna inicial da linhaShift + Home
Acrescentar células até a primeira célula da planilhaCtrl + Shift + Home
Acrescentar células até a última célula da planilhaCtrl + Shift + End
Acrescentar células á seleção com mouse ou setasF8

Seleção Especial

DescriçãoAtalho
Mostrar a tela Ir ParaCtrl + G
Selecionar células com comentáriosCtrl + Shift + O
Selecionar região atualCtrl + T
Selecionar precedentes diretosCtrl + [
Selecionar  todos os precedentesCtrl + Shift + {
Selecionar dependentes diretosCtrl + ]
Selecionar todas as dependentesCtrl + Shift + }
Selecionar somente células visíveisAlt + ;

Editando uma célula

DescriçãoAtalho
Editar a célula ativaF2
Inserir ou editar comentárioShift + F2
Cancelar entrada de dadosEsc
Selecionar um caractere á direitaShift + Seta direita
Selecionar um caractere á esquerdaShift + Seta esquerda
Mover uma palavra á direitaCtrl + Seta direita
Mover um palavra á esquerdaCtrl + Seta esquerda
Selecionar uma palavra á direitaCtrl + Shift + Seta direita
Selecionar uma palavra á esquerdaCtrl + Shift + Seta esquerda
Selecionar até o início da célulaShift + Home
Selecionar até o final da célulaShift + End
Deletar até o final da linhaCtrl + Delete
Deletar o caractere á esquerda do cursorBackspace
Deletar o caractere á direita do cursorDelete
Nova linha na célulaAlt + Enter

Inserindo dados

DescriçãoAtalho
Confirmar a digitação e mover para baixoEnter
Confirmar a digitação e mover para cimaShift + Enter
Confirmar a digitação e mover para direitaTab
Confirmar a digitação e mover para esquerdaShift + Tab
Confirmar a digitação e manter-se na célulaCtrl + Enter
Inserir a mesma informação nas células selecionadasCtrl + Enter
Inserir data atualCtrl + ;
Inserir hora atualCtrl + Shift + :
Preencher as células abaixo com a célula acimaCtrl + D
Adicionar HyperlinkCtrl + K
Mostrara lista auto completarAlt + Seta baixo
Preenchimento relâmpagoCtrl + E

Formatação

DescriçãoAtalho
Opções de formatar célulasCtrl + 1
Opções de edição de fonteCtrl + Shift + F
NegritoCtrl + N
ItálicoCtrl + I
SublinhadoCtrl + U
TachadoCtrl + 5
Alinhar ao centroAlt + C + A + C
Alinhar á esquerdaAlt + C + A + L
Alinhar á direitaAlt + C + L + L
IdentarAlt + C + 6
Remover identaçãoAlt + C + 5
Aumentar a fonte em um pontoAlt + C + F + A
Reduzir a fonte em um pontoAlt + C + F + I

Formatação de números

DescriçãoAtalho
Aplicar formato geralCtrl + ~
Aplicar formato de moedaCtrl + $
Aplicar formato de porcentagemCtrl + %
Aplicar formato científicoCtrl + ^
Aplicar formato de dataCtrl + #
Aplicar formato de horaCtrl + @
Aplicar formato de númeroCtrl + !

Bordas

DescriçãoAtalho
Adicionar bordas externasCtrl + &
Remover bordasCtrl + Shift + _

Fórmulas

DescriçãoAtalho
Mudar entre referências e absolutas na referênciaF4
Abrir a caixa de inserção de funçõesShift + F3
Autosoma nas células selecionadasAlt + =
Exibir ou ocultar fórmulas da planilhaCtrl + `
Mostrar argumentos da função na célulaCtrl + Shift + A
Transformar fórmula em matricialCtrl + Shift + Enter
Calcular todas as planilhasF9
Calcular planilha ativaShift + F9
Forçar cálculo de toas as planilhasCtrl + Alt + F9
Avaliar parte de uma fórmulaF9
Expandir ou recolher a barra de fórmulaCtrl + Shift + U
Gerenciador de nomesCtrl + F3
Definir nomes á partir dos labelsCtrl + Shift + F3
Colar nome definido em uma fórmulaF3
Aceitar o auto completar da funçãoTab

Ações de planilha

DescriçãoAtalho
Mostrar a caixa de diálogo Inserir linhas ou colunasCtrl + +
Inserir linhasCtrl + +
Inserir colunasCtrl + +
Selecionar a linha atualShift + Espaço
Selecionar a coluna atualCtrl + Espaço
Deletar linhasCtrl + –
Deletar colunasCtrl + –
Deletar célulasCtrl + –
Deletar conteúdo das células selecionadasDelete
Ocultar colunasCtrl + 0
Ocultar linhasCtrl + 9
Desocultar colunasCtrl + Shift + 0
Desocultar linhasCtrl + Shift + 9
Agrupar linhas ou colunasAlt + Shift + Seta direita
Desagrupar linhas ou colunasAlt + Shift + Seta esquerda
Abrir caixa de diálogo de agruparAlt + Shift + Seta direita
Abrir caixa de diálogo de DesagruparAlt + Shift + Seta esquerda
Mostrar a estrutura do agrupamentoCtrl + 8

Tabelas dinâmicas

DescriçãoAtalho
Selecionar a tabela dinâmica todaCtrl + T
Marcar ou desmarcar um campo na configuraçãoEspaço
Agrupar itens da tabela dinâmicaAlt + Shift + Seta direita
Desagrupar itens da tabela dinâmicaAlt + Shift + Seta esquerda
Ocultar item da tabela dinâmicaCtrl + –
Criar gráfico de tabela dinâmica na mesma planilhaAlt + F1
Criar gráfico de tabela dinâmica em nova planilhaF11
Abrir tela de criação de tabela dinâmicaAlt + T + B

Caixas de diálogo

DescriçãoAtalho
Movimentar para o próximo controleTab
Movimentar para o controle anteriorShift + Tab
Movimentar para a próxima guiaCtrl + Tab
Movimentar para a guia anteriorCtrl + Shift + Tab
Aceitar e aplicarEnter
Marcar ou desmarcar checkboxEspaço
Cancelar e fechar a caixa de diálogoEsc

Pasta de trabalho

DescriçãoAtalho
Inserir nova planilhaShift + F11
Ir para a próxima planilhaCtrl + Page Down
Ir para a planilha anteriorCtrl + Page Up
Ir para o próximo painelF6
Ir para o painel anteriorShift + F6
Ir para a próxima pasta de trabalhoCtrl + Tab
Ir para a pasta de trabalho anteriorCtrl + Shift + Tab
Minimizar janela da pasta de trabalho atualCtrl + F9
Maximizar janela da pasta de trabalho atualCtrl + F10
Selecionar planilhas adjacentesShift + Botão esquerdo do mouse
Selecionar planilhas não adjacentesCtrl + Botão esquerdo do mouse
Travar scroll lockScroll Lock

Outros

DescriçãoAtalho
Abrir caixa de ortografiaF7
Abrir caixa de sinônimosShift + F7
Abrir caixa de execução de macrosAlt + F8
Abrir editor do VBAAlt + F11
Duplicar objetoCtrl + D
Ocultar ou mostrar objetosCtrl + 6
Mostrar menu da célulaShift + F10
Mostrar menu de controleAlt + Espaço

Como abrir e salvar arquivos no Excel – Curso Excel Básico

No vídeo ao topo do artigo você aprenderá como abrir e salvar arquivos no Excel também.

Para abrir um arquivo no Excel clique em Arquivo->Abrir e selecione o arquivo Excel que deseja abrir.

Para salvar um arquivo no Excel pressione CTRL+B ou vá em Arquivo->Salvar.

Na primeira vez que for salvar o arquivo ele solicitará o nome e o tipo do arquivo.

No tipo do arquivo os mais comuns utilizados são XLSX, que é o padrão, XLSM para gravar habilitado para macros e XLSB para gravar no formato binário, que fica mais leve.

Para salvar o arquivo o padrão mais indicado por padrão é o XLSX.

Estrutura do Excel

O Excel é conhecido pela sua estrutura de planilhas, aonde os dados estão dispostos sempre de maneira matricial, como em um jogo de batalha naval.

O Excel é composto pela seguinte estrutura padrão:

  • Pasta de trabalho: pasta de trabalho é o arquivo do Excel que é salvo no computador, ele possui um conjunto de planilhas.
  • Planilha: Ao abrir o arquivo temos as planilhas que fazem parte da estrutura da pasta de trabalho, são selecionadas na parte debaixo da pasta de trabalho.
  • Linhas: São as linhas que fazem parte da planilha, nela temos 1.048.576 linhas. São dispostas como números e ficam à esquerda.
  • Colunas: É um conjunto de células na vertical, no total temos 16.384 colunas em cada planilha. São dispostas em letras que vão de A ao XFD.
  • Células: A célula é a menor parte da planilha, é o intervalo definido pela linha e coluna em que estão.
  • Guias: São as opções de operações que podem ser realizadas no Excel. Estão dispostas ao topo da pasta de trabalho do Excel.

Formatação de Células – Curso Excel Básico

A formatação de células tem por finalidade criar formatações personalizadas para os dados. Os tipos de formatação são:

  1. Geral
  2. Número
  3. Moeda
  4. Contábil
  5. Data
  6. Hora
  7. Porcentagem
  8. Fração
  9. Científico
  10. Texto
  11. Especial
  12. Personalizado
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Esta formatação de células pode ser personalizada no com o botão direita sobre o intervalo de células e em Formatar Células ou pressionando ALT+F1 e clicando na guia Número, como acima.

As opções de formatação estarão à esquerda e poderá também a formatação personalizada.

Todas as opções podem ser vistas em detalhes no curso no começo deste artigo.

Cálculos e Operadores no Excel

Qualquer cálculo é realizado no Excel começando com = (igual) e em seguida digitando um valor ou selecionando uma célula.

Operadores matemáticos:

  • Adição (A+B): Para realizar somas use o operador + para somar duas células ou valores.
  • Subtração (A-B): Para subtrair dados selecione uma célula e digite – ou digite os valores.
  • Multiplicação (A*B): A multiplicação entre valores é feita pelo operador *.
  • Divisão (A/B): Divisão é feita com o operador /.
  • Exponenciação (A^B): Exponenciação é calculada com o operador ^, sendo o valor ao qual é elevado logo após ele, e para extrair a raiz, coloque um valor entre parênteses e coloque um valor dividido, por exemplo 4^(1/2) para termos a raiz quadrada.

Abaixo o exemplo com os cálculos e operadores.

Curso de Excel Básico 3

Funções do Excel

O Excel possui mais de 500 funções divididas nas seguintes categorias:

  • Matemática e trigonometria
  • EstatísticasPesquisa e referência
  • Texto
  • Lógica
  • Data e hora
  • Engenharia
  • Informação
  • Financeiras
  • Bancos de dados
  • CuboWeb

No vídeo ao topo do artigo você aprenderá como usar algumas das funções mais utilizadas do Excel.

Assim como as fórmulas matemáticas, as funções iniciam também com = (igual).

Para realizar uma soma por exemplo use a função =SOMA(A1:A100), e terá a soma dos dados constantes no intervalo de células entre A1 e A100.

O mesmo para outras funções, variando os parâmetros utilizados para cada função.

Tabelas do Excel – Curso Excel Básico

O Excel permite a criação de estruturas conhecidas como tabelas.

Uma tabela possui cabeçalhos, que é um nome que representa os dados que estão naquela coluna e abaixo dele temos os dados referente a esta informação.

Cada coluna deve ter um tipo específico de dado e de acordo com o cabeçalho.

Para transformar uma lista de dados em uma tabela, selecione a guia Inserir e clique em Tabela.

Abaixo temos um exemplo da estrutura de tabela no Excel.

Curso de Excel Básico 4

Também pode adicionar fórmulas nas colunas de modo que automaticamente as células serão atualizadas.

No final de cada coluna e na pode também adicionar cálculos, que irão ser aplicados nas colunas do Excel.

Formatação Condicional no Excel – Curso Excel Básico

A formatação condicional, como próprio nome diz, é um recurso responsável por formatar células conforme determinadas condições.

Abaixo temos os dados dispostos de maior e menor valor, por exemplo, os valores menores ou igual a 7 ficam em vermelho e os valores maiores ou iguais a 8 ficam verdes.

Curso de Excel Básico 5

Para adicionar formatação clique em Página Inicial->Formatação Condicional e selecione a opção. Neste exemplo temos a opção Formatar apenas células que contenham e o valor no final.

Para o valor verde colocamos em formatação condicional e mudamos para maior do que, como abaixo.

Validação de Dados – Curso Excel Básico

A validação de dados tem por finalidade evitar problemas de inserção de dados.

Clique em Dados->Validação de Dados.

Após isso será aberto a tela de validação de dados, com isso poderá clicar em Permitir e selecionar uma das opções, como inserir somente data, somente texto ou números.

Uma das opções é usar Lista, na lista você poderá selecionar o intervalo de dados que poderão ser utilizados na seleção.

Ficará conforme temos abaixo.

Assista também no vídeo do curso de Excel Básico ao topo deste artigo.

Como Criar Gráficos no Excel – Curso Excel Básico

No Excel você poderá também inserir gráficos de uma forma muito fácil.

No exemplo abaixo basta preencher uma tabela com duas colunas pelo menos, categoria e valores.

Selecionando a tabela e pressionando o atalho ALT+F1, será criado automático conforme vemos abaixo.

Clicando com o botão direito pode clicar em Alterar tipo de gráfico e aplicar outros tipos, como o de colunas abaixo:

Abaixo temos outro tipo de gráfico, de linhas, muito utilizado para séries temporais.

Abaixo um outro exemplo com o gráfico de rosca no Excel.

Curso de Excel Básico 7

Preenchimento Relâmpago Excel – Curso Excel Básico

O preenchimento relâmpago tem por finalidade extrair dados ou preencher dados automaticamente no Excel.

Na tabela abaixo, na coluna Tipo digite um texto que deseja extrair, que está na em contratos e pressione CTRL+E.

Depois disso pode fazer também na coluna de número e data da mesma forma, os dados serão extraídos automaticamente utilizando inteligência artificial.

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Tabela Dinâmica – Curso Excel Básico

A tabela dinâmica é utilizada para resumirmos dados no Excel de forma automática.

Para isso precisamos ter os dados à partir de tabelas ou listas de dados, sempre com cabeçalhos e tipos de dados abaixo deles que são ligados a ele.

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Após isso clique na guia Inserir->Tabela dinâmica e selecione os dados da tabela.

Será criada uma tabela, arraste então os campos para a tabela dinâmica, como temos abaixo:

Curso de Excel Básico 10

No curso de excel básico verá como inserir também segmentações de dados e com isso terá filtros visuais e fáceis na tabela dinâmica.

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Arrastando os campos você terá o resumo criado automaticamente conforme a sua necessidade, veja que temos as linhas com o vendedor, coluna de pagamento com o método de pagamento e o valor total.

Download da Planilha Saia do Zero no Excel Curso Excel Básico 120 Minutos

Para realizar o download desta planilha de exemplo clique no botão abaixo.

Baixe a planilha

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Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

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