Segmentação de Dados Excel – Conceito, Vantagens e Uso

Como utilizar a segmentação de dados no Excel – Conceito, vantagens e uso passo-a-passo.

1. Conceito e Utilidades

Conhecidas também como slicers, as segmentações de dados são recursos interessantes que permitem filtrar e analisar informações de forma interativa em tabelas e tabelas dinâmicas. Elas são especialmente úteis para visualizar e explorar conjuntos de dados complexos de maneira mais intuitiva e eficiente.

As mesmas, diferentemente do autofiltro, são dispostas ao longo de áreas sobre células, permitindo formar painéis com itens clicáveis (selecionáveis). Em cada segmentação podemos selecionar um, alguns ou todos os itens.

A imagem seguinte exibe 6 segmentações de dados usadas para filtrar colunas dos dados de uma tabela.

Segmentação de Dados Excel - Conceito, Vantagens e Uso 1

Note que vinculadas a tabelas ou tabelas dinâmicas poderemos ter diversas segmentações de dados. Isso permite filtro simultâneo e cruzado, abrindo um leque de possibilidade de combinações e análises.

2. Vantagens

2.1. Interatividade

As segmentações de dados permitem filtrar rapidamente os dados em uma tabela ou tabela dinâmica simplesmente clicando em botões visuais. Esta é a notória diferente para o autofiltro.

Isso facilita a análise de diferentes partes dos dados sem a necessidade de editar manualmente os critérios de filtragem, sobremaneira pela facilidade de seleção múltipla em uma segmentação da dados. Um exemplo prático disto é o filtro de várias UFs do Brasil em uma segmentação que disponibiliza explicitamente os botões de absolutamente todas as UFs.

2.2. Simplicidade de criação e uso

As segmentações de dados são fáceis de adicionar: basta manter a seleção no objeto de origem a conectar à segmentação (tabela ou tabela dinâmica) e acionar o comando apropriado na guia contextual do objeto, optando em seguida pelos campos desejados a usar como filtros.

O uso chega a ser ainda mais descomplicado: basta clicar nos botões dos itens desejados, que podem ser diversos em uma mesma segmentação ou botões de outras segmentações, e teremos o efeito do filtro.

2.3. Personalização

O artigo do link Como Personalizar Segmentação de Dados no Excel demonstra como podemos personalizar uma segmentação de dados.

O leque de opções básicas disponíveis no Excel é muito limitado, conforme exibe a imagem seguinte.

Por vezes precisamos de segmentações que apresentem uma identidade visual diferenciada e mais condizente com a necessidade, podendo ser livremente alterada para refletir um padrão visual a caráter.

Quando falamos sobre design de planilhas, a customização das segmentações de dados é uma grande aliada por permitir que estes elementos se adequem ao layout da planilha construída.

Nos anima a possibilidade de criar e personalizar as nossas próprias segmentações de dados. Há duas formas para iniciar o procedimento: duplicar uma segmentação de dados já existente ou criar um estilo diretamente do zero, não baseado em segmentação de dados prévia.

2.4. Conexão com várias tabelas dinâmicas

Podemos ter uma segmentação de dados conectada a diversas tabelas dinâmicas dentro da mesma pasta de trabalho. Isto é possível em tabelas dinâmicas baseadas em uma mesma fonte de dados (intervalos, tabelas, consultas do Power Query ou modelo de dados do Power Pivot), permitindo filtrar múltiplas visualizações de dados simultaneamente.

Desta forma, por exemplo, podemos selecionar o mês de janeiro em uma segmentação de dados e filtrar este mês tanto numa tabela dinâmica de Vendas quanto numa tabela dinâmica de Admissões de colaboradores.

Avalie este post
Sair da versão mobile