Somar Horas em uma Planilha Excel

Neste artigo você aprenderá como somar horas no Excel de forma correta e simples. Download da planilha gratuito.

Somar horas 0

Problema de Soma de Horas Excel

A soma de horas no Excel por padrão funciona somando as horas como se fosse a passagem da data, por este motivo, quando somamos valores de horas que ultrapassam 23:59 h o Excel automaticamente passa a hora do dia seguinte, por exemplo 23:59 + 00:01 é igual á 00:00 por padrão.

Para resolver este problema é bastante simples, basta uma configuração.

Siga abaixo o nosso exemplo:

1. Crie a sua lista de valores com os horários de forma normal:

Somar horas 1

2. No final da lista digite na célula B23 digite =SOMA(B2:B22):

Somar horas 2

3. Clique com o botão direito selecionando a opção Formatar células e selecione na guia Número a opção Hora, e a opção 37:30:55.

Somar horas 3

4. A planilha já está somando agora somente as horas, veja o valor 189:31:41 ao final da planilha.

Somar horas 4

Download

Neste artigo você fará o download da planilha para somar horas no Excel de forma gratuita. Nela você tem uma lista e também a configuração pronta.

Baixe a planilha

Conclusão

A soma de horas no Excel é muito semelhante à cálculos com valores. No entanto, há um problema de formatação, pois na maioria dos casos a ideia é saber a quantidade de horas e não a data seguinte que pode ocasionar da soma com o horário.

Por essa razão este artigo vem de encontro com a solução de um problema grande, mas simples de resolver, bastando mudar a formatação da célula que recebe o cálculo de hora no Excel.

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel

plugins premium WordPress