Fluxo de Caixa Excel

12
Fluxo de Caixa Excel

Fluxo de Caixa Excel

Objetivo: Exemplificar a criação de uma planilha de fluxo de caixa com barra de rolagem.

A planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta que facilita o controle financeiro de quanto há no caixa e do quanto saiu e entrou em cada dia.

Neste exemplo de planilha foco na funcionalidade de movimentar entre os dias do mês para analisar, mas poderia ser feito também utilizando uma coluna para Orçado, outra para Realizado e ainda uma terceira para identificar aonde falharam os orçamentos.

Para adaptar a planilha para a realidade da sua empresa você pode:

1. Alterar os dados do tipo de movimentação na planilha “Parâmetros”, adequando as movimentações da sua empresa.

2. Alterar os mesmos dados na planilha “Fluxo de Caixa” alterando os campos da coluna A, lembrando de respeitar os grupos de Entrada e Saída e colocando cada movimento na sua respectiva lista.

3. Selecione entre a coluna C e A e reexiba a coluna B, ela é responsável por fazer o cálculo do saldo inicial. Copie a fórmula para os campos que você incluiu.

4. Oculte novamente a coluna B.

5. Copie a fórmula da célula C3 e copie para todos os campos em que foram incluídas linhas.

6. Limpe os dados da planilha “Dados” deixando apenas o cabeçalho.

 [saiba_mais]Trabalhando com a planilha

1. Na planilha “Dados” digite as informações referentes as movimentações ocorridas em cada dia. Esta é a base de dados para as informações do Fluxo de Caixa.

2. Na planilha “Fluxo de Caixa” você tem o somatório por dia e por operação dos lançamentos realizados na planilha “Dados”, sendo que abaixo de cada grupo há uma soma que é utilizada para formar o Fluxo Líquido, que se refere a movimentação de valores do caixa no dia.

3. No Saldo do Dia Anterior, há a informação do saldo do caixa até o dia atual.

4. Em Saldo do Dia é realizada a soma entre o Fluxo Líquido e o Saldo do Dia Anterior.

5. No canto superior direito há uma barra de rolagem aonde é possível movimentar entre os dias do fluxo de caixa. Ela funciona de forma semelhante a do artigo http://guiadoexcel.com.br/tabela-com-barra-de-rolagem-excel.

6. Abaixo da planilha há um gráfico demonstrando a movimentação de entrada e saída nas barras azul e vermelha respectivamente e no gráfico de linha o saldo.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Abraço

Marcos Rieper

Treinamentos semanais em Excel

logo_210_90
Receba toda semana artigos sobre Excel e VBA por e-mail!

Importante: Você receberá um e-mail para confirmação!

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá Marcos td bem??? Parabéns pelas planilhas.
    Adorei esta de Fluxo de caixa gostaria de saber o valor, se funciona em qualquer excel e se posso acrescentar colunas, como exemplo: Nº DOC.
    Aguado um breve retorno, estou com urgência.
    Obrigada Renata.

  2. Bom dia Marcos, preciso de uma ajuda. Estou criando uma planilha de centro de custos para a empresa e estou tendo dificuldades com formulas, você poderia me ajudar? Obrigada

  3. Oi Marcos, boa tarde, estou com dificuldades para montar uma planilha com os dias e mes so na coluna acima e quanto lançar algo na planilha ela ja sai a data automaticamente ou tenho que colocar a data, qual é a formula que uso. no caso seria igual a planilha de fluxo de caixa mas so irei usar as linha da data por favor me ajude não tenho nem noção de como fazer obrigada abraços

  4. Oi Marcos. Não estou conseguindo trocar a data de movimentação. Os lançamentos que eu faço, não estão computando na planilha de fluxo de caixa. Acho que é devido a data de movimentação. Obrigado.

    • Boa noite Paulo,

      Talvez você tenha digitado mais de 3000 valores na planilha, você pode configurar a barra de rolagem para aumentar o valor máximo de registros clicando com o botão direito sobre a mesma e alterando a propriedade.

      Abraço

      Marcos Rieper

Faça umcomentário