Objetivo: Demonstrar o uso de formatação condicional em tabelas dinâmicas diretamente nos seus campos, mantendo desta forma a mobilidade da tabela.
A aplicação de formatação condicional melhora muito a visibilidade dos dados, permitindo destacar os dados mais relevantes para a análise.
São muitas as opções de formatações possíveis, tanto na formatação, quanto na escolha dos dados a serem destacados, sendo que este último com a utilização de funções permite um sem número de regras de formatação. Veja mais em: http://guiadoexcel.com.br/formatacao-condicional-excel-2007-e-2010.
Neste artigo vamos ver como aplicar a formatação condicional em tabelas dinâmicas, permitindo que esta possa ser formatada e os seus campos arrastados para fora ou alterados sem que seja perdida a formatação ou que esta fique incorreta.
Para tanto selecione a tabela dinâmica e depois em Página Inicial -> Formatação Condicional -> Nova Regra.
Serão listadas 3 opções:
1. Células selecionadas, que irá formatar apenas as células formatadas
2. Todas as células mostrando valores “Soma de Valor”. Esta opção faz com que todas as células de campo deste valor sejam formatadas, inclusive os totais.
3. Todas as células mostrando valores “Soma de Valor” para “Vendedor” e “Mês”. Esta opção faz com que apenas os campos de valores, com excessão dos totais.
O resultado é que as formatações passam a ser móveis, que ao alterar as colunas criando novas visões da planilha estas formatações nunca são excluídas, evitando problemas de alterações de tamanho da tabela e alterações de campos.
[saiba_mais]Abraço
Marcos Rieper