Objetivo: Apresentar um apanhado de planilhas Excel para uso em Contabilidade.
Este artigo tem um apanhado de outros que foram criados desde a criação do Guia do Excel e se destina principalmente para os profissionais de Contabilidade, mas claro não somente.
Criar Razonetes ou Conta T Automaticamente – VBA Excel
Neste artigo é apresentado um código VBA que realiza a criação automática de contas T, facilitando muito o trabalho de análise e estudo de contabilizações.
Desta forma através de um atalho determinado pelo usuário do Excel o sistema irá criar em qualquer parte do Excel uma conta T imediatamente.
Análise de Investimento Excel
Esta planilha criada durante o meu curso de pós-graduação em Controladoria e Gestão Tributária no SENAC/SC realiza a análise do retorno de investimento de uma forma bastante simples e prática, facilitando assim demonstrar aos clientes de Contabilidades o payback do seu investimento, taxa de lucratividade e o capital requerido.
Conciliação de Dados com Excel – Vídeo
Uma forma muito prática de realizar a conciliação de dados, uma tarefa básica da Contabilidade ou de departamentos que tem a tarefa de a entregar nos fechamentos.
Eu diria que é um dos artigos mais úteis que eu já criei, dado que para pequenos ou grandes volumes de dados e de forma bastante simples o Excel realiza a comparação de valores de forma quase automática, tendo em questão de segundos comparações de grandes volumes de dados que com o uso de PROCV iriam demorar horas ou travar o seu computador.
Conciliação Automática Excel – Conciliação Contábil Automática
Este artigo possui o download de uma planilha que realiza a conciliação automática de duas listas de valores. Utiliza a mesma técnica empregada no artigo citado acima no vídeo, porém sem tanta intervenção do usuário.
É importante ressaltar que nem sempre você pode ter esta planilha em mãos e que o conhecimento desta técnica é realmente importante para a realização de comparações de valores com o Excel.
Portante, baixe sim esta planilha, mas também aprenda a técnica que pode ser muito útil no seu trabalho.
Função para extrair números de células
Ás vezes os históricos dos lançamentos contábeis nos impedem de extrair deles informações como o número da nota fiscal ou de documentos que estão ali citados para realizar a conciliação ou alguma análise.
Neste artigo é demonstrado o uso do Excel e VBA para criar uma função que extrai estas informações de uma forma simples.
Controle Matricial de Despesas com Excel
Neste post é apresentada uma planilha que permite o controle matricial de despesas, envolvendo desta forma os orçamentos e também a realização, e ainda permitindo que sejam separadas as responsabilidades por cada pacote de despesas e analisados os seus resultados.
Análise de Balanço – Excel
Por fim temos esta planilha bastante completa que realiza toda a análise de balanço.
Esta planilha é realmente interessante e sugiro o seu download para comparação de balanços de clientes e entregar um algo a mais para estes.
Abraço
Marcos Rieper